Charles Guillaume ROCHETEAU
(1821-1871)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Leonor de BRITO

2. Maria Perpétua da Costa SALGADO

Charles Guillaume ROCHETEAU

  • Nascimento: 1821, Rouen, , Haute-Normandie, France
  • Companheiros (1): Leonor de BRITO
  • Casamento (2): Maria Perpétua da Costa SALGADO em 1861 em Nossa Senhora do Rosário, Ribeira Grande, Santo Antão, Cape Verde
  • Óbito: 30 Out 1871, Ponta do Sol, Santo Antão, Cabo Verde com 50 anos de idade 1

Símbolo   Charles também usou o nome Carlos Guilherme ROCHETEAU.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica: HISTÓRIA DOS ROCHETEAU EM CABO VERDE,,. Relato da trineta Lucy Bonucci:

Patriarca dos Rocheteau em Cabo Verde, era cidadão Francês, natural de Rouen (Normandia), onde nasceu em 1821. Vivia com a família no Havre, por serem armadores e marítimos.

Nas suas viagens terá passado por Cabo Verde onde resolveu fixar residência em 1850/51. Do Havre trouxe um Patacho da família carregado com materiais de construção, mobiliário que incluía até um piano, por certo o primeiro que veio para Cabo Verde, e na década de 40 ainda estava operacional no clube da Ribeira Grande. No regresso o Patacho seguiu sob o comando do seu irmão GUILLLAUME. De início construiu com o material que trouxe da França uma vivenda em São Vicente, no sítio hoje conhecido por "Fonte Francês", daí o nome pelo que o lugar passou a ser conhecido.

Posteriormente veio a abandonar S. Vicente para fixar residência em Santo Antão, onde construiu uma moradia na "Penha de França", repetindo-se uma alusão à sua terra natal, na Vila da Ribeira Grande hoje pertença dos herdeiros de Jacinto Estrela.

Casou em 1861 com Maria Perpétua da Costa Salgado e pelo anúncio inserto no B.O. de 14/10/1882, Maria Perpétua Rocheteau prova chamar-se de solteira Maria Perpétua da Costa Salgado pois tinha pelo casamento adoptado o apelido Rocheteau do marido, Charles Guilhome Rocheteau, súbdito francês, comerciante estabelecido na Rua de São Francisco da Vila da Ribeira, e na Ponta do Sol como armador do palhabotes ( Carlota e Carolina ), nome das filhas. Era Vice-Consul da Dinamarca em Cabo Verde, Boletim Oficial n° 87/781. Charles Rocheteau faleceu na Ponta do Sol a 30 de Outubro de 1871 com 50 anos de idade e 10 de residência em Santo Antão.

Da descendência de Charles Rocheteau reza a seguinte história:

Da sua passagem anterior pela ilha Brava, resultou a filha CHARLÓTTE.

Da mulher Maria Perpétua teve os seguintes filhos: RUFINO, JOAO, GUILHERME, CAROLINA E DELFINA.

** CHARLOTTE, a primeira filha de Charles Rocheteau, nascida na Ilha Brava, foi casada com Manuel Caetano Nunes Lessa e teve três filhos : João Lessa, Maria da Luz e Lucília. João Lessa casou com Raquel Serquim e teve um filho, Renato. Maria da Luz casou com Pietro Bonucci e teve quatro filhos : Gaetano, Aniccio , Pietro Arigo e Yolanda. Aniccio e Pietro Arigo faleceles estavam ainda crianças. Gaetano faleceu na cidade do Porto, em Portugal, sem deixar descendência. Yolanda casou com Teodoro Figueiredo Pias e tiveles estavam cinco filhos : Victor Pedro, Maria de Fátima , Lucília Maria, Paulo Jorge e João Carlos.

** RUFINO, faleceu solteiro sem descendência.

** JOÃO casou com Maria da Piedade Pires Ferreira e teve os seguintes filhos : Carlos Alberto, Adérito, Hermínia e Ana Maria.

** GUILHERME, teve os seguintes filhos : Armando , Alzira e Sebatiana.

** CAROLINA, morreu solteira sem descendência.

** DELFINA, casou com Pedro José Carlos teve os seguintes filhos : Raul, Virgílio, José, João, Maria de La Salette, Estela, Augusta e Luzia.

Carlos Alberto neto de Charles Rocheteau e filho de JOÁO, casou com a sua prima Lucília filha de CHARLOTTE. Tiveles estavam dois filhos : Alberto, que faleceu ainda criança e Argo André. Argo casou com Lucilia Lúcio, natural da cidade da Praia e tiveles estavam dois filhos : Carlos Alberto e Victor. Victor casou com Elba Rodrigues natural da Ribeira Grande, Santo Antão.

Adérito filho de JOÃO morreu solteiro sem descendência bem como a sua irmã Hermínia.

A outra irmã Ana Maria (Anita) casou com Rafael Pires do Paul e teve os seguintes filhos : Vladmiro Lenine, João Lovestone, Rolando Afranio e Silvia Azuraia.

Vladmiro casou com Lídia Gomes de São Vicente e tiveles estavam quatro filhos : Vladmiro Alípio, Dora e Liliana Cristina.
João, casou-se com Manuela Gomes e tiveles estavam um filho.
Rolando teve três filhos com Ermelinda Silva : Rafael Rolando, Jorge e Ana. Mais tarde casou-se com Martina Silva e teve uma filha Elça.Vivem na Holanda e são cidadãos holandeses.
Silvia , casou-se com Miguel Gomes , tem um filho Michael Gomes , vivem na U.S.A. e é cidadã Americana.

Armando filho de GUILHERME e neto de Charles Rocheteau casou em primeira núpcias com Julieta Brigham e tiveles estavam dois filhos : Alberto e Euridice. Euridice casou com José Manuel Gomes e tiveles estavam dois filhos : Edujardo e Armando.

Armando casou em segundas núpcias com a prima Estela filha de DELFINA e teve os seguintes filhos : Guilherme, Pedro, Maria Delfina, Armando e Manuel. Guilherme casou com Estrela Mendes. Pedro casou com Margarida Lima de São Vicente e teve duas filhas: Glória e Liana que casaram respectivamente com os irmãos Fernando e Paulo Ferreira. Maria Delfina casou com Vladmiro Ferreira, tio de Fernando e Paulo, vive na Argentina e teve dois filhos : Vladmiro e Estela. Manuel casou com Maria Conceição Vera Cruz da Praia , teve uma filha Maísa que casou com Arlindo do Rosário e tiveles estavam dois filhos.

Raul filho de DELFINA e neto de Charles Rocheteau emigrou para a América muito jovem e lá casou com uma prima (família Lessa da Brava), e viveu em Cape Code.

Virgílio, filho de DELFINA e neto de Charles, casou com Alice Serra, e teve um único filho, Armindo, que casou com Maria das Dores Cohen (Mariazinha/Zinha Cohen, filha de Djedje e Tereza Cohen, da Povoação), e teve cinco filhos : Maria da Graça, José António, Carla Maria, Paulo George e João Carlos. José António casou com Tatiana Fonseca de S. Vicente, vivem em Lisboa e têm dois filhos gêmeos: Sérgio e Hugo. Carla Maria, casou com Eduardo Ramos, vivem em Lisboa e tem dois filhos : Claudia Cristina e João Pedro. Paulo George, João Carlos e Maria da Graça são ainda solteiros.

José, filho de DELFINA e neto de Charles Rocheteau casou em S. Vicente com Joanina Oliveira, teve três filhos que residem em Lisboa : Raul que casou com Gabriela Morais, Adriano e Delfina.

Maria de La Salette filha de DELFINA morreu sem descendência bem como a sua irmã Luzia que casou com o escrivão Alexandre Esteves.

Augusta filha de DELFINA, emigrou para o Brasil onde casou e deixou uma filha.

João filho de DELFINA casou com Ruth natural da Brava e deixou dois filhos : Anselmo e João que vivem em Lisboa. Foto de Lucy Bonucci.


imagem

Charles teve uma relação com Leonor de BRITO. (Leonor de BRITO nasceu em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 2 3 e faleceu em †.)


imagem

Charles a seguir casou com Maria Perpétua da Costa SALGADO em 1861 em Nossa Senhora do Rosário, Ribeira Grande, Santo Antão, Cape Verde. (Maria Perpétua da Costa SALGADO faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 "Divulgados por FamilySearch," registo de óbito nº81; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L924-K4LS?cc=2246703&wc=SFV2-MNL%3A1396419303%2C1396421701%2C1396427502 : 23 October 2014), Santo Antão > Nossa Senhora do Rosário > Óbitos 1869-1879 > image 38 of 260; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

2 "Divulgados por FamilySearch," registo de casamento nº 4 da filha Carlota; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-892S-T1GT?cc=2246703&wc=SFVV-C6L%3A1396421203%2C1396421201%2C1396468088 : 15 August 2022), São Vicente > Nossa Senhora da Luz > Matrimônios 1874-1882 > image 20 of 59; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

3 "Divulgados por FamilySearch," registo de baptismo nº 8 da neta Lucília; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G92S-T93N-Z?cc=2246703&wc=SFVN-2NP%3A1396421203%2C1396421201%2C1396422002 : 23 October 2014), São Vicente > Nossa Senhora da Luz > Batismos 1890-1893 > image 234 of 921; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 25 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia