seta seta seta seta
João Bento de Abreu Rodrigues FERNANDES ®
(1860-1939)
Margarida GOMES ®
(1862-)
Nicolau José LOPES ®
(1867-1942)
Maria Emília LOPES DA SILVA
(1874-1949)
Armando Napoleão Rodrigues FERNANDES ®
(1889-1969)
Alice LOPES DA SILVA ®
(1904-1935)

Orlanda Amarilis Lopes Rodrigues FERNANDES ®
(1924-2014)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Manuel FERREIRA ®

Orlanda Amarilis Lopes Rodrigues FERNANDES ®

  • Nascimento: 8 Out 1924, Assomada, Santa Catarina, Santiago, Cabo Verde
  • Casamento (1): Manuel FERREIRA ®
  • Óbito: 1 Fev 2014, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 89 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Trabalhou como Escritora.

• Nota biográfica:,. Orlanda Amarílis Lopes Rodrigues Fernandes Ferreira nasceu em 1924, na Assomada, Santa Catarina, ilha de Santiago, é considerada "uma notável contista" da ficção cabo-verdiana, temas "marcantes" das suas obras, que envolve perspetivas na área de literatura feminina, retratos da vida da mulher cabo-verdiana e da diáspora.

A viver em Portugal desde meados dos anos 1950, após uma estada em Angola, Orlanda Amarílis pertenceu ao movimento literário "Certeza" (1944), revista que, depois da "Claridade", segundo a crítica, marcou um "momento significativo" na vida cultural cabo-verdiana.

Como ficcionista, Orlanda Amarílis colaborou em várias revistas, como "Colóquio/Letras", "África" e "Loreto 13", da Associação Portuguesa de Autores, e está representada em várias antologias.

A escritora publicou vários livros de contos -"Cais de Sodré Té Salamansa" (1974), "Ilhéu dos Pássaros" (1983) e "A Casa dos Mastros" (1989), que foram também traduzidos para outras línguas, como o russo, húngaro e holandês.

Orlanda Amarílis era casada com o escritor português Manuel Ferreira e era filha do investigador Armando Napoleão Fernandes, autor do primeiro Dicionário Crioulo Português, bem como sobrinha do novelista António Aurélio Gonçalves. A irmã, Ivone Ramos, também é escritora.

O seu trabalho como autoria e ficcionista de grande qualidade literária foi reconhecido por críticos portugueses como Jacinto Pedro Coelho, Duarte Faria, Fernando Assis Pacheco, Casimiro de Brito e Pires de Laranjeira, entre outros.

Pela importância da sua obra, Amarílis liderou a geração de mulheres, sobretudo a nível da ficção, que ajudou a modernizar a literatura cabo-verdiana, abrindo as portas a nomes como Maria Margarida Mascarenhas, Dina Salústio ou Fátima Bettencourt, entre outras.

O funeral da escritora realiza-se hoje em Lisboa e o seu corpo será cremado e, conforme o seu desejo, as cinzas serão colocadas no jazigo da família.



• Foto casal: 1963, em Lisboa, , Lisboa, Portugal. Nos Restauradores



• Condecoração: com a 1ª classe da Medalha do Vulcão, a 6 Jul 2010. Atribuído, pelo Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Verona Rodrigues Pires, em reconhecimento para com as mulheres e os homens de Cultura que têm vindo a contribuir para o prestígio e a projecção externa do país.

Ver ao lado o recorte do Decreto Presidencial nº 21/2010, onde o nome está realçado a amarelo na lista apresentada por ordem alfabética. Os nomes indicados com um ponto vermelho são de pessoas que também têm uma página neste site genealógico.



• Atividade literária: escritora, em 2018.
Leia mais (em língua francesa) aqui.
NB: A página indicada faz parte de um "site qui a été réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".


imagem

Orlanda casou com Manuel FERREIRA ®, filho de Desconhecido e Maria da Piedade. (Manuel FERREIRA ® nasceu a 18 Jul 1917 em Gândara dos Olivais, , Leiria, Portugal e faleceu a 17 Mar 1992 em Linda-a-Velha, , Lisboa, Portugal.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 6 Out 2024 com Legacy 9.0 de Millennia