Tomás Correia da VEIGA ®
(1886-1963)
Feliciana Barreto de CARVALHO ®
(1895-1977)

Aguinaldo de Carvalho VEIGA ®
(1916-1983)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Raquel Pires Rosa ORTET ®

Aguinaldo de Carvalho VEIGA ®

  • Nascimento: 14 Ago 1916, Santa Catarina, Santiago, Cape Verde 1
  • Casamento (1): Raquel Pires Rosa ORTET ®
  • Óbito: 8 Dez 1983, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 67 anos de idade
  • Sepult.: Lisboa, , Lisboa, Portugal
imagem

Símbolo  Notas sobre o óbito:

Causa do óbito: ataque cardíaco-diabetes

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica:,. Habilitações literárias
* Diplomado pela Escola Superior Colonial;
* Licenciatura em Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito de Lisboa.

Profissão
* Advogado.
Carreira profissional
* Aspirante do quadro administrativo de Cabo Verde; * Chefe dos Serviços de Estatística da Guiné;
* Delegado do Procurador da República nas Comarcas da Guiné, Cabinda e Huíla;
* Subdelegado do Procurador da República na Comarca de Mafra;
* Juiz de Direito da Comarca do Congo;
* Consultor Jurídico do Banco de Angola e da Caixa Económica e Postal de Angola;
* Advogado da Junta de Estradas e advogado administrativo junto do Governo Central;
* 1969 - Era Chefe do Contencioso do Banco de Angola.
Carreira político-administrativa
* Presidente da Câmara Municipal de Bissau (Guiné); * Secretário do Governador de Cabo Verde;
* Vogal do Conselho Económico e Social de Angola;
* Vogal do Conselho Legislativo de Angola;
* Vogal do Conselho de Governo de Angola;
* Vogal efectivo do Conselho Ultramarino;
* Procurador à Câmara Corporativa como representante dos trabalhadores da província de Angola.

Carreira parlamentar
Legislaturas Secções VIII IV - Comércio (5.ª Subsecção - Comércio ultramarino); V - Indústria (10.ª Subsecção - Indústria ultramarina). IX IV - Comércio (5.a Subsecção - Comércio ultramarino); V - Indústria (12.ª Subsecção - Indústria ultramarina). X III - Lavoura (7.ª Subsecção - Agricultura, silvicultura e pecuária ultramarinas).

Pareceres subscritos/relatados [Total: 2]
VIII Legislatura (1961-1965) [1]
* 21/VIII - Regime jurídico dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais.

IX Legislatura (1965-1969) [1]
* 10/IX - Projecto do III Plano de Fomento, para 1968-1973 - Províncias ultramarinas.

X Legislatura (1969-1973)
Não subscreveu ou relatou qualquer parecer

• Altura: 1,71 m, 1937. 2



• Assinatura / Rubrica: em documento assinado a 1937.

• Encontrava-se solteiro em 1937



• Foto jovem: 1937. 2



• Categoria / função laboral: aspirante provisório do quadro administrativo de Cabo Verde, em 1939. 1

• Formação: matriculara-se, em 1942, em Lisboa, , Lisboa, Portugal. Na então Escola Superior Colonial

Fonte: Relação nominal dos antigos estudantes cabo-verdianos matriculados na Escola Superior Colonial (1914-1970), (em 2012 era o Instituto Superior das Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa), que constitui o anexo 3 da TESE apresentada em 2012 por Crisanto Avelino Sanches de Barros, para obtenção do Título de Doutor em Ciências Políticas e Sociais.



• Associação ou club: Sócio da Casa dos Estudantes do Império, aprovada a sua admissão, em 1944, em Lisboa, , Lisboa, Portugal. 3 Entre outros dados patentes na ficha, constam:

ESTADO CIVIL: Solteiro

PROFISSÃO: Estudante - Escola Colonial e Direito



• Foi transferido ou mudou para Angola onde (ver foto) se encontrava em 1967. É o nº 25 na fotografia.



• Foto 3ª idade:


imagem

Aguinaldo casou com Raquel Pires Rosa ORTET ®, filha de Pedro Tavares ORTET ® e Laura dos Santos PIRES ®. (Raquel Pires Rosa ORTET ® nasceu a 16 Ago 1927 em Cabo Verde e faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031418; registo nº1235; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, Praia, RPSAC-Cx 408, peça 12, 1937-1942.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

2 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031418; registo nº 955, imagens 10 e 11; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 25 Mai 1937; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, Praia, RPSAC-Cx 408, peça 12, 1937-1942.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

3 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), pg. 1042 do registo de fichas; Tabela 1; Transcrição exata dos ficheiros existentes na Torre do Tombo

Tabela 1 - Lisboa, com 1086 fichas de associados da Sede;; A documentação que a seguir se publica consiste no levantamento dos ficheiros de associados da Casa de Estudantes do Império (CEI) que se encontram à guarda da Torre do Tombo; A CEI instituída a 3 de Julho de 1944, teve a sua sede em Lisboa, e delegações em Coimbrai e no Porto. A razão de ser de esta documentação se encontrar na Torre do Tombo tem a ver com o facto de a sede da Casa dos Estudantes do Império e a sua delegação de Coimbra terem sido encerradas, com a invasão das suas instalações pela PIDE em setembro de 1965. Os respetivos arquivos foram apreendidos pela polícia política e armazenados em Caxias.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 22 Jun 2024 com Legacy 9.0 de Millennia