seta seta
Francisco de Paula ROSA ®
(1836-1914)
Maria de Almeida LEITE
(cerca de 1833-1865)
Theodoro Segismundo da Silva e Sousa BERGSTRÖM
(1856-cerca de 1934)
Cândida Paula ROSA
(1863-1935)

Magnus Albrecht BERGSTRÖM ®
(1890-1960)

 

Relações da família

Magnus Albrecht BERGSTRÖM ®

  • Nascimento: 18 Out 1890, Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Óbito: 1960 com 70 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• O que se conta desta pessoa. "Escritor e professor, Magnus Albrech Bergstrom tinha ascendência sueca do lado paterno e portuguesa do lado materno. Tendo vindo ainda criança para Portugal, estudou em Faro, Lisboa e Coimbra, formando-se em Direito na Universidade desta última cidade.
Linguísta por influência do pai, musicólogo, são importantes as conferências que realizou sobre o ensino da música, sobretudo das holandesa, grega e espanhola , ficcionista, investigador da história portuguesa e crítico literário, foi durante algum tempo professor da Escola Veiga Beirão, dali passando a director da editorial da Empresa Nacional de Publicidade, proprietária do Diário de Notícias, cargo que exerceu até morrer. Colaborou no "Diário de Lisboa" como crítico literário e musical e foi um dos primeiros directores da "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira".
Foi co-autor, com Neves Reis, do mais famoso "Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa", editado em 1955 e que contou já com mais de quatro dezenas de edições. Para além de diversos ensaios, escreveu também três obras de ficção: os livros de contos "Coitas de Amor" (1937) e "Alcovas de Antano" (1942), e o romance "Tareja, Venusta Regina" (1944)."

[no site de Pedro Almeida Vieira]


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 28 Set 2022 com Legacy 9.0 de Millennia