seta
Alberto Macedo BARBOSA, ®
(1900-1966)
Mariama BALDÉ, ®
Carlos Alberto Macedo BARBOSA, ®
Lourdes TABORDA, ®

Irley Iracema Taborda BARBOSA, ®
(1980-)

 

Relações da família

Irley Iracema Taborda BARBOSA, ®

  • Nascimento: 14 Nov 1980, Bissau, Guiné-Bissau
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa). clique aqui

• Nota biográfica.
Irley Barbosa Rivera (1980) é uma artista plástica da Guiné-Bissau. Autodidata, desenvolve a pintura acrílica e colagem de tecidos africanos e outros objetos sobre tela.
No seu estilo figurativo e abstrato, artista enaltece a cultura africana através das suas telas. As suas obras apresentam traços do povo africano e sobretudo a beleza, os trajes, os adornos, a essência, a coragem, o poder e a força da mulher africana. As suas composições abstratas traduzem os percursos de vida e a harmonia na diversidade. Utilizando o pano africano, a artista para além do aspeto ecológico ligado a reutilização de um objeto, ela promove e eterniza o tecido africano que é hoje em dia o símbolo da união cultural dos povos da Africa subsariana, a maior identidade cultural africana no mundo.
Irley já conta com mais de 200 trabalhos realizados que se encontram em residências privadas e instituições nos quatro cantos do mundo. Os seus trabalhos estão referidos e ilustrados em inúmeras publicações, em sites e revistas. Ela prepara o lançamento do seu primeiro catálogo com a Editora guineense Corubal.
Membro da Bissauarte - Associação de Artistas Plásticos da Guiné-Bissau, da FriendlyTalents Associação de Artes e Literatura de Leiria e da Ong Polon - Arte & Cultura da Guiné-Bissau. Em Lisboa ela faz parte da Nimba Art Gallery e da Made In Guiné-Bissau, colabora em Abidjan com as lojas "Calebasse Création" e "Comptoir des Artisans". É Voluntária para a causa solidária da Fundação Atena '96 Npili School Project na Guiné-Bissau e da REDEMAE '96 Rede das Mulheres Africanas Empreendedoras '96 Projeto Expressa Africa no Brasil.
Formada em Jornalismo (RTGB/RTPAfrica - Bissau), licenciada em Ensino de História (Universidade do Minho-Portugal) e Mestrado em Gestão de Projeto (Université Centrale de Tunis), Irley trabalhou como professora de História na Escola Pe. Martins Capela - Braga, formadora no BDC - Bissau, apresentadora de TV na TGB, animadora ambiental e cultural da ONG Tiniguena-Bissau e conselheira do sector de Educação na SNV - Bissau.
Irley é também portuguesa, viveu na Guiné-Bissau, Senegal, Portugal e Tunísia e reside atualmente em Abidjan '96 Costa do Marfim onde trabalha e expõe de forma permanente no seu atelier Harmony art&déco.

Ver a totalidade desta biografia
aqui


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:






Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Jan 2020 com Legacy 9.0 de Millennia