Serafim A. LIMA
Alina da Costa MESQUITELA
(cerca de 1900-)

Augusto Guilherme Mesquitela LIMA, ®
(1929-2007)

 

Relações da família

Augusto Guilherme Mesquitela LIMA, ®

  • Nascimento: 10 Jan 1929, Mindelo, São Vicente, Cape Verde
  • Óbito: 14 Jan 2007, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 78 anos de idade
  • Sepult.: 15 Jan 2007, Lumiar, Lisboa, Portugal
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica. Augusto Mesquitela Lima (Mindelo, Cabo Verde, 10 de Janeiro de 1929 - Lisboa, Portugal, 14 de Janeiro de 2007). Foi um antropólogo e escritor cabo-verdiano. Teve mais de 30 trabalhos científicos e 25 livros publicados, entre os quais Uma Leitura Antropológica da Poética de Sérgio Frusoni. É o decano dos antropólogos cabo-verdianos, internacionalmente reconhecido como especialista em arte da África Central. Mesquitela Lima era neto de Bernardo Mesquitela, governador de Cabo Verde em 1913. Estudou no Liceu do Mindelo e iniciou a carreira de funcionário colonial, em 1949, como escriturário da Alfândega de Cabo Verde. Em 1952 foi para Angola como chefe de posto da Inspecção dos Serviços Administrativos e Negócios Indígenas. Prosseguiu os seus estudos em Lisboa em 1959 no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina. Formado em Estudos Políticos e Sociais do Ultramar, foi para o Instituto de Investigação Científica de Angola, onde dirigiu em Luanda o Museu de Angola. Fundou o Museu do Dundo, na província da Lunda Norte, leste de Angola, onde estudou vários grupos étnicos, com especial destaque para os kyaka. Regressou a Portugal após a Revolução de 25 de Abril de 1974. A partir de 1975 passou a leccionar na Universidade Nova de Lisboa, onde foi professor catedrático e jubilado como professor de Antropologia Cultural da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Em 1977 doutorou-se na Universidade de Paris X - Nanterre. Também em Paris trabalhou com grandes nomes da antropologia mundial como Claude Lévi-Strauss ou Roger Bastide. Em 1978 criou o Departamento de Antropologia na Universidade Nova de Lisboa, assim como o Instituto de Estudos Africanos. À data da sua morte o Professor Mesquitela Lima era director do Instituto Superior de Gestão.


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

6) Nem sempre todos os descendentes estariam listados nestas páginas; seriam eventualmente acrescentados ao longo do tempo

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:






Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 1 Jun 2020 com Legacy 9.0 de Millennia