José Pereira JARDIM ®
(1878-1966)
Mariana DELGADO
(1882-1970)

Isabel Delgado JARDIM ®
(1917-2019)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. João Baptista Ferreira LIMA

Isabel Delgado JARDIM ®

  • Nascimento: 27 Out 1917, Ribeira das Patas, Santo Antão, Cabo Verde
  • Casamento (1): João Baptista Ferreira LIMA cerca de 1952
  • Óbito: 28 Mar 2019, Porto Novo, Santo Antão, Cabo Verde com 101 anos de idade

Símbolo   Isabel também usou o nome Belinha.

imagem

Símbolo  Notas sobre o óbito:

Faleceu na localidade de Chã de Morte, Ribeira das Patas

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Trabalhou como professora do ensino primário.



• Foto - idade avançada:,.

• O que se conta desta pessoa: por Amadeu Cruz, aquando do falecimento da mesma, a 29 Mar 2019.
" Filha de um reputado professor da sua época, José Pereira Jardim, e da filha de um dos maiores proprietário de Santo Antão, Dona Mariana Delgado (filha de António Luis Delgado), Isabel Delgado Jardim estudou e concluiu o então 7º ano no Liceu de São Vicente, onde terá convivido também com o então estudante liceal Amílcar Lopes Cabral. Concluído o Liceu, Dona Isabel Jardim, como é mais conhecida, iniciou a sua carreia de professora, se não me engano, nas escolas do atual concelho do Paúl, nas Pombas e em Janela, tendo posteriormente sido colocada na sua localidade natal, Ribeira das Patas, em substituição do seu pai, onde permanece até cessar a carreira, em finais da década de 70, já após a independência nacional. Por isso, não chegou a ser minha professora na Escola 27B da Ribeira das Patas. Mas foi professora de todos os meus irmãos, que têm dela as melhores referências e recordações. Dona Isabel Jardim foi, então, professora de muitas gerações de jovens de Santo Antão e da Ribeira das Patas em particular, destacando-se como uma das principais referência da época enquanto docente. Além de ter sido professora, Dona Isabel Jardim foi chefe do Posto de Registo Civil e igualmente Responsável do Posto dos Correios sedeados na Ribeira das Patas. Foi uma vizinha que manteve as suas portas sempre abertas, recebendo todos os que a procuravam. Desde altos funcionários do então regime português a humildes cavadores de enxada. A todos dedicava a máxima atenção e mantinha conversas sempre adequadas e intelectualmente de nível superior. A casa da Dona Isabel Jardim foi também a casa que passou a acolher os novos governantes após a independência e, talvez por isso mas não só, construiu sólidas amizades com personalidades como Presidente Pedro Pires, o Armindo Maurício (que foi marido de uma das suas sobrinha), e muitas mais. Nos anos mais recentes também acolheu, muitas vezes na minha companhia, personalidades como o então primeiro-ministro Carlos Veiga ou o atual Presidente da Assembleia Nacional Jorge Santos. Ou seja, não se fixava nas tacanhas separações que muitas vezes contaminam o convívio entre as pessoas. Feito esta pequena resenha, deixo aqui o meu testemunho pessoal em homenagem à Dona Isabel Jardim, vizinha, professora, proprietária, funcionária e, sobretudo, pessoa de fino trato que sempre me dispensou a melhor atenção e que me mostrou caminhos. Abraço de consolo ao José Luis Lima Jardim, seu único filho vivo, aos seus netos (todos atualmente residentes na Cidade da Praia e empresários de referência, nomeadamente Gilson Lima e demais) ".



• Habilitação de herdeiros: pela Consevatória dos Registos e Cartório Notarial, a 15 Dez 2021, em Porto Novo, Santo Antão, Cabo Verde.


imagem

Isabel casou com João Baptista Ferreira LIMA, filho de Rodolfo Ferreira LIMA e Inácia da Conceição LIMA, cerca de 1952. (João Baptista Ferreira LIMA nasceu a 14 Mar 1900 em Santo Antão, Cabo Verde, faleceu a 8 Abr 1976 em Mindelo, (Nossa Srª da Luz) São Vicente, Cabo Verde e foi sepultado em 1976 em Mindelo, (Nossa Srª da Luz) São Vicente, Cabo Verde.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 9 Out 2025 com Legacy 9.0 de Millennia