Pedro Tavares SILVA ®
Maria do Livramento ANDRADE ®

Elisa Bebiana Silva ANDRADE ®
(1938-2021)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Carlos Pestana HEINEKEN ®

Elisa Bebiana Silva ANDRADE ®

  • Nascimento: 5 Dez 1938, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Carlos Pestana HEINEKEN ®
  • Óbito: 3 Set 2021, Praia, Santiago, Cabo Verde com 82 anos de idade 1
  • Sepult.: 6 Set 2021, Praia, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   Elisa também usou o nome Elisa Silva ANDRADE.

imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Nos seus documentos oficiais consta nascida a 5 de dezembro 1938

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui



• Atividade política. O Jornal Cabo Verdiano, A-NAÇÃO destaca que enquanto combatente da liberdade da pátria, membro da Casa dos Estudantes do Império, em Portugal, Elisa Andrade foi das primeiras mulheres cabo-verdianos a aderir à luta pela independência do seu país natal e de África.

Elisa Silva Andrade integrou, a lista dos estudantes africanos, de Angola, Moçambique e Cabo Verde, que em 1961 protagonizaram o que na época foi considerada a maior evasão de jovens quadros africanos, de Portugal para França, a fim de integrarem as fileiras dos movimentos nacionalistas.

Viveu durante muitos anos em Paris, onde durante toda a sua juventude passou vastas vezes, como parte integrante do movimento anticolonial nos anos sessenta e setenta, na qual participou ativamente em articulação tanto ao PAIGC como ao MPLA. Elisa Silva Andrade teve proximidade com o nacionalismo angolano, quando vivia na Argélia. Foi casada com um destacado guerrilheiro angolano da Frente Leste do MPLA, o médico Carlos Pestana Heineken "Katiana".

Em 2004, a Assembleia Nacional de Cabo Verde conferiu-lhe o estatuto de Combatente da Liberdade da Pátria



• Foto casal: jovens, aquando da chegada a Kinshasa, em 1961.



• Foto de família: 1963.



• Atividade artística: atriz de cinema. Segundo o site CLUB K:

É na Argélia, onde está exilada, a trabalhar nas estruturas do PAICV, que conhece a cineasta Sarah Maldaror e que a convida a tomar parte na curta metragem "Monangambée" (1968), adaptação do conto "O fato completo de Lucas Matesso", do escritor Luandino Vieira.

Dessa primeira experiência cinematográfica, ficara patente as qualidades de atriz de Elisa Andrade, aliás fortemente recomendada por Mário Pinto de Andrade, sociólogo e poeta, marido da cineasta Sarah Maldaror, um dos primeiros dirigentes do MPLA e um dos intelectuais muito próximos de Amílcar Cabral.

Assim, em 1972, Sara Maldaror convida Elisa Andrade a ser a atriz protagonista do filme "Sambizanga" (1972), esta também uma adaptação do livro "A Vida Verdadeira de Domingos Xavier", também de Luandino Vieira. Se Maldaror foi a primeira mulher negra a fazer cinema na África nos anos 60 e 70, Elisa Andrade, a fazer o papel de Maria, terá sido uma das mais marcantes presenças femininas na cinematografia negra e da diáspora africana nesses anos.

Filmada no Congo-Brazaville,"Sambizanga"
aborda a guerra colonial portuguesa, desde o início, em Angola, e teve como coargumentista Mário Pinto de Andrade. A crítica foi favorável, não faltando entretanto alguma controvérsia pelo paradoxal facto de Elisa Andrade ter sido demasiado bela para o papel de Maria, algo que mereceu a defesa tanto de Sarah Maldaror e de Mário Pinto de Andrade, como de Amílcar Cabral para quem a interpretação cinematográfica magistral era um dos aspetos relevantes para a causa, opinião também corroborada por Luandino Vieira, na altura das filmagens, ainda prisioneiro político no Campo de Concentração do Tarrafal, em Cabo Verde.



• Foto idade madura:



• Atividade diplomática: Conselheira internacional da PNUD, em 1990.



• Atividade de investigação/pesquisa:,. Estudiosa e investigadora nas áreas de História e Ciências Sociais, Elisa Andrade tem alguns livros emblemáticos sobre Cabo Verde, destacando-se a sua tese de doutoramente sobre "Cabo Verde, da Descoberta à Independência Nacional (1460 - 1975)". Éditions L`Harmattan, e dos textos como "Do Mito à História", "Declínio e Fim da Sociedade Escravista" ou da defesa da condiçãoo feminina em Cabo Verde e nos demais países africanos. Uma intelectual engajada às causas da liberdade.



• Foto casal.

• Condolências, agradecimentos:,. Faleceu sexta-feira 3 de novembro, aos 82 nos de idade, Elisa Silva Andrade, a pan-africanista cabo verdiana que assumia ter as suas bases nacionalistas pela "proteção essencial dos angolanos". Nascida na ilha de São Vicente, segundo a agência cabo-verdiana de notícias, Inforpress, faleceu vítima de doença prolongada. Encontrava-se internada no Hospital Agostinho Neto da cidade da Praia.



• Foi sepultada em Cemitério da Várzea.



• Sepultura/Campa.


imagem

Elisa casou com Carlos Pestana HEINEKEN ®. (Carlos Pestana HEINEKEN ® nasceu em 1927 em Angola e faleceu a 12 Abr 2022 em Paris, , , France.)


imagem

Fontes


1 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia