seta
John RENDALL Jr.
Luísa Rosa
Manuel Maria GOMES
Rosa Brito FERNANDES
Emanuel RENDALL
(1854-)
Luzia Rosa FERNANDES

Luís Fernandes RENDALL ®
(1898-1986)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Balbina Genoveva Brito LIMA ®

Luís Fernandes RENDALL ®

  • Nascimento: 28 Fev 1898, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 1
  • Baptizado: 20 Set
  • Casamento (1): Balbina Genoveva Brito LIMA ®
  • Óbito: 4 Dez 1986, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 88 anos de idade 1
  • Sepult.: 12 Dez 1986, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto de família: com a mulher, filhos e sogro, em 1945. [Identificação feita em 30.11.2018 por Filipe Brito no fb]

O senhor mais velho é António Santos Lima (Pa Tok) a senhora do lado é a filha Balbina Lima Rendall, e o senhor da direita é o marido dela, Luís Rendall. Os filhos são, em cima: Letícia Lima Rendall Tavares a mais velha, (Viúva, residente em S.Vicente) e do lado direito Doris Lima Rendall Evora (Viúva residente no Sal) e o rapaz da esquerda é Elísio Lima Rendall, faleceu ainda novo no estrangeiro mas deixou uns 6 ou 7 filhos que vivem na Boavista e em S.Vicente. A menina loirinha ao lado da mãe é Ofélia Rendall Evora (prima Lilina), a mais nova ao colo do avô é Ernestina Rendall Lima (viúva residente em Lisboa) e o rapaz da direita é Nelson Lima Rendall (John Rendall) também residente em Lisboa. Essa foto, calculo que seja da década de 40 do seculo. passado e Pá Tok já era viúvo da mulher Rosália



• Nota biográfica: Em memória de Luiz Rendall, Músico Cabo-verdiano - Por Aida Almeida Lopes da Luz,,.
Viveu entre 28 de fevereiro de 1898 e desencarnou em 4 de dezembro de 1986, aos 88 anos. Nasceu em São Vicente, onde desfrutou de sua infância e parte da sua vida como funcionário público.

Aos 7 anos de idade aprendeu os primeiros acordes básicos com o único tocador de violão então existente em São Vicente (diz-se), por sorte, seu vizinho, o qual ministrava as lições de forma muito original.

Luis Rendall é uma figura ímpar na cultura cabo-verdiana, na vertente da música, encontrando-se o seu nome no rol daqueles que Cabo Verde evoca com saudade, carinho e gratidão, pois efectivamente deu voz à alma crioula nas suas belíssimas mornas, na magia do seu violão e, principalmente, nos seus famosos solos.

Vivia na Boa Vista como funcionário público, mas tornava-se maior quando se encontrava com os grandes tocadores de violão de Sao Vicente de sua época, como, Lela Preciosa, Antonzinho, e o seu aluno Angelo Lima, era um presente ouvi-lo, foi magistral e inconfundível.

Luis Rendall, continua uma referência entre os grandes artistas de nosso país, porém uma referência obrigatória no contexto cabo-verdiano, para novas gerações.

Segundo o site Fotolog, Luis Rendall, era considerado "o pai do solo do violão cabo-verdiano".

Criador das mais belas composições da mùsica instrumental cabo-verdiana que, infelizmente, não foram salvaguardadas, ficando poucos para a posteridade. Existem apenas dois LP's "Cabo verde e seu compositor" e "Memorias de um violão", três singles de 45 rotações e cassetes gravadas pela Ràdio Nacional. Hà também trechos de um documentàrio sobre o mestre, produzido pela Radiotelevisão Portuguesa, guardados nos arquivos da Televisão de Cabo Verde.

Fora a mùsica, foi guarda-fiscal, continuo do liceu e faroleiro na Boavista. Chegou a tocar na Banda Municipal de São Vicente.

Participou na Exposição Colonial, em Setembro de 1934 na cidade do Porto. Segundo noticias dos jornais da época "O Século" e "Comércio do Porto", o dia de Cabo Verde na exposição foi marcado por uma tarde cultural em que Luis Rendall e seu grupo interpretaram temas de B.Leza e de Henrique Lopes Tavares.

Muito mais tarde voltaria a Portugal, numa inesquecida jornada, num conjunto em que faziam parte também Agostinho Fortes, Celso Estrela, Taninho Evora (violões) Djosinha, Titina, Mité Costa e Arlinda (cantores), tendo ali registado, pelo menos, um single de 45 rpm.



• Obra:,.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: selo comemorativo.

• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: fogo di mar - Homenagem a Luís Rendall - Perã.

clique aqui



• Foto - idade avançada:,.



• Foi sepultado em Cemitério Municipal do Mindelo em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa.


imagem

Luís casou com Balbina Genoveva Brito LIMA ®, filha de António Santos LIMA ® e Rosália Júlia BRITO. (Balbina Genoveva Brito LIMA ® faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia