Geobata MORAZZO
Catarina OLIVARI
Henrique Baptista MORAZZO ®
(1885-1967)
Ernestina NEVES

Luís de Jordão Neves MORAZZO ®
(1927-2018)

 

Relações da família

Luís de Jordão Neves MORAZZO ®

  • Nascimento: 26 Mar 1927, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
  • Óbito: 2018, Portugal com 91 anos de idade

Símbolo   Luís também usou o nome Jordão MORAZZO.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica: no Quem é Quem - Quadros Cabo-Verdianos da Diáspora e Participantes do I e II Congressos, em 2006,. Habilitações: Licenciado em Engenharia Electrotécnica
Empresa: CINEL - Centro de Formação Profissional da Ind. Electrónica
Função ou cargo:
Director
Currículo Profissional: Coronel de Engenharia da Força Aérea portuguesa, aposentado. Foi Comandante da Escola Militar de Electromecânica de Paço de Arcos e do Depósito de Material da F. A. Em Alverca, Inspector nas Ofinas Gerais de Mat. Da F. A.
Currículo não profissional: Director dos Cursos de Formação de Montador Radiotecnico na Escola Industrial Fonseca Benevides, entre 1957 e 1974. Conferências e Seminários em vários locais, Director das Selecções de Rádio de 1955 a 1974.
Trabalhos Publicados: Manual de Radar da Escola Militar de Electromecânica. Todos os artigos sobre Electrónica e Telecomunicações na Enciclopédia Luso- Brasileira Verbo, etc.
Instituições de que é membro: Ordem dos Engenheiros



• Foto - idade avançada: No 30º aniversário do CINEL, em 2015,. CINEL - Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação.

• Condecoração: pelo PR português, a 10 Jun 2019. A título póstumo, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou o coronel e engenheiro Luís Morazzo com a insígnia de Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique.

Luís Morazzo nasceu no Mindelo em 1927, foi pioneiro no caminho da formação, ensino e desenvolvimento das profissões ligadas à eletrónica e telecomunicações em Portugal, no início dos anos 50 do século passado, movimento ultra inovador naquela época e precursor do aparecimento da indústria eletrónica em Portugal.

Naquela época, é recordado numa nota da Presidência da República portuguesa, "as Forças Armadas, nomeadamente a Força Aérea, que pela razão de possuir equipamentos sempre dotados de novas tecnologias, originam a necessidade da criação de uma unidade de formação profissional", Luís Morazzo "desenvolve, fomenta, lidera, comanda e cujo método transfere para sociedade civil, contribuindo para o desenvolvimento económico do país, deixando um caminho aberto, que continua a percorrer-se hoje, com muito sucesso, mesmo depois da sua morte, em 2018"

Acerimónia de imposição das insígnias decorreu na Escola Portuguesa de Cabo Verde (EPCV), na cidade da Praia, durante as comemorações do Dia de Portugal

• O que se conta desta pessoa: através dos extratos a seguir apresentados. Estes extratos provêm de uma narrativa gentilmente partilhada por José Maria Conchinha em correio eletrónico de 07/08/2023.

Jordão Morazzo foi "provisoriamente" Grão Mestre da Ordem dos Templários do Distrito de Portalegre. Substituiu em seu nome o verdadeiro Grão Mestre; primeiro devido a este ter menos dos 30 anos exigidos e, depois a pedido deste até à normalização da situação familiar do "Guardião" eleito.

No dia 22/23 de Novembro de 1975 é feita uma reunião final com a presença de; José Conchinha, Dr. Mário Soares, Coronel Jordão Morazzo, Coronel Jaime Neves (casado com uma senhora de Castelo de Vide) Coronel Melo Antunes (pertencendo ao Grupo dos nove, e dois capitães dos comandos. Houve discussão: uns queriam "varrer" os comunistas do poder, outros preferiam uma revolução do tipo do 25 de Abril. A segunda ganhou a votação por maioria. Entretanto estava a decorrer uma reunião entre o Presidente Costa Gomes e Álvaro Cunhal; este garantiu que os comunistas não iriam intervir.


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 25 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia