seta
Tomé da Silva MONTEIRO
Leonarda Rocha CORREIA
António Pedro Pereira BARRETO
(Cerca de 1870-1945)
Maria das Dores ALFAMA
(-1945)
Cristiano da Silva MONTEIRO ®
(1883-1943)
Matilde Alfama BARRETO ®
(1903-)

Arnaldo Barreto MONTEIRO ®
(1940-2013)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Gilda Cândida VIEIRA DE ANDRADE ®

Arnaldo Barreto MONTEIRO ® 1

  • Nascimento: 20 Set 1940, Santo Amaro Abade, Tarrafal, Santiago, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Gilda Cândida VIEIRA DE ANDRADE ®
  • Óbito: 13 Ago 2013, Praia, Santiago, Cabo Verde com 72 anos de idade 2
  • Sepult.: Ago 2013, Praia, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   Arnaldo também usou o nome Barras.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto fardado:

• Cargo: Administrador da Imprensa Nacional, em Praia, Santiago, Cabo Verde



• Foto idade madura: o 1º na nossa direita da fotografia. No 1º casamento de Manuel Elísio Silva



• Atividade cívica e social: Subscrição a favor das vítimas de temporais em Lisboa, em Dez 1967.
O recorte ao lado é o da notícia referente às contribuições do pessoal da Imprensa Nacional, publicada em 28-12-1967 no nº 281 do semanário capitalino "O Arquipélago".
NB: As pessoas cujos nomes estão realçados no recorte, têm uma página própria neste site genealógico.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Louvor concedido pelo Governador da Povíncia, o Brigadeiro Lopes dos Santos, aquando da sua cessação de funções, em 1974. Anúncio publicado em 28-02-1974 no nº 603 do semanário capitalino "O Arquipélago". (cf recorte ao lado)



• Participação em evento / certame: Posse da Comissão Isntaladora do Instituto do Patrocinio e Assistência Judiciários, em 1978,. Pecorrendo a fotografia ao lado, da nossa esquerda para a direita, encontraremos:
· Arnaldo Barreto MONTEIRO a discursar na presença de
· José de Oliveira BENTO (advogado provisionàrio),
· Carlos Alberto Whanon de Carvalho VEIGA (Procurador Geral da República)
·David Hopffer Cordeiro ALMADA (Ministro da Justiça),
· António Manuel CALDEIRA MARQUES (Juiz Conselheiro),
· Eduardo Alberto Gomes RODRIGUES (Juiz de Direito) e
· Juiz Dionísio



• Foto de família: 1978.



• Foto de corporação: funcionários da Imprensa Nacional,, em Praia, Santiago, Cabo Verde. Arnaldo é o de óculos que se vê em 1º plano à nossa direita na fotografia, sentado e de mangas compridas.



• Atividade cívica e social: Locutor do Rádio Club de Cabo Verde.



• Trabalhou como advogado.

• Nota biográfica:,. "NOS KU NOS" - 16 Agosto 2013

Morreu Arnaldo Barreto, antigo Administrador da Imprensa Nacional

A Rua 5 de Julho, no Plateau, agora Rua Pedonal, perdeu esta semana um dos seus mais antigos e ilustres moradores. Vítima de insuficiência cardíaca faleceu na manhã da passada terça-feira, 13, aos 72 anos de idade o antigo administrador da Imprensa Nacional, Arnaldo Barreto Monteiro. "Barras" era um defensor da Cidade Praia e ficou conhecido como um homem sempre irreverente pelas coisas que questionava a favor da capital de Cabo Verde. Natural do Tarrafal, interior de Santiago, Arnaldo Barreto mudou-se com os pais para a capital do país nos anos 40, com apenas três anos de idade. Desde então, sempre morou na Rua 5 de Julho, no Plateau, e foi um dos primeiros a defender a ideia de que esta rua fosse transformada na actual Rua Pedonal.

Antes de assumir a administração da Imprensa Nacional, chegou a desempenhar várias funções de responsabilidade da sociedade cabo-verdiana. Deu sua voz ao programa "Tapete Voador", que entre os anos 60 à 80 passou na antiga Rádio Clube de Cabo Verde. Na ausência de quadros, foi também Juiz Substituto na Comarca da Praia.

Mesmo sem nunca ter manifestado, conta Arnaldo Barreto Monteiro Filho, a maior tristeza de Barras foi ter deixado a Imprensa Nacional da forma em que saiu. É que com a abertura política, depois do MpD ter assumido o poder em 1991, Arnaldo Barreto foi retirado da Imprensa Nacional e colocado num gabinete da Função Publica onde não fazia nada.

Inconformado com a situação, Barreto resolveu dedicar-se apenas à advocacia e era conhecido como um especialista em questões laborais. Arnaldo Barreto estudou Direito por correspondência, na Universidade de Havana, Cuba, na mesma altura em que desempenhava as funções de administrador da Imprensa Nacional.



• Condolências ou Agradecimento de condolências:,.



• Foi sepultado no Cemitério da Várzea em Praia, Santiago, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa: em Praia, Santiago, Cabo Verde.


imagem

Arnaldo casou com Gilda Cândida VIEIRA DE ANDRADE ®, filha de Marino VIEIRA DE ANDRADE ® e Linda BARBOSA AMADO ®. O casamento acabou em separados. (Gilda Cândida VIEIRA DE ANDRADE ® nasceu a 15 Jul 1944 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1.)


imagem

Fontes


1 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

2 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Jul 2024 com Legacy 9.0 de Millennia