Francisco José DUARTE
(-1851)
Matilde Rosa da SILVA
(1814-1856)

Roberto Duarte SILVA ®
(1837-1889)

 

Relações da família

Roberto Duarte SILVA ®

  • Nascimento: 25 Fev 1837, Ribeira Grande, Santo Antão, Cabo Verde
  • Baptizado: 27 Mar 1837, Ribeira Grande, Santo Antão, Cabo Verde
  • Óbito: 9 Fev 1889, Paris, , , France com 51 anos de idade
imagem

Símbolo  Notas sobre o baptismo:

Baptismo, 27 Mar, Nossa Senhora do Rosário, Santo Antão, Cabo Verde. Na igreja matriz, pelo vigário rev padre Ricardo João de Brito e foram seus padrinhos Joaquim José de Oliveira, por procuração de João Hipólito de Almeida e D. Francisca Ferreira Monteiro os dois últimos naturais da Ilha da Boa Vista.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Documento: transcrição do registo de nascimento.



• Nota biográfica:,. Roberto Duarte Silva (Ilha de Santo Antão, 1837 - Paris, 1889) foi um notável químico português, tendo-se distinguido no ramo da Química Orgânica. Duarte Silva começou a trabalhar aos 14 anos como aprendiz num boticário, tendo mais tarde partido para Lisboa, onde trabalhou na Farmácia Azevedo e estudou na Escola de Farmácia. Viveu durante alguns anos em Macau e Hong Kong, onde abriu farmácia própria. Em 1863 seguiu para França, para a cidade de Paris, onde completa uma licenciatura em Ciências Físicas. Em Paris trabalhou em laboratórios e leccionou em várias escolas, vindo a notabilizar-se como cientista, sobretudo no ramo da Química Orgânica. Duarte Silva foi professor do químico Charles Lepierre, o qual se instalou em Portugal, em 1888, por sua sugestão.



• Nota biográfica: tirada do site Brava News,,. Roberto Duarte Silva, químico cabo-verdiano, nascido em 1837 na Ribeira Grande, Santo Antão. Faleceu em Paris, em 1889.

Roberto Duarte Silva começou a trabalhar aos 14 anos como aprendiz num boticário, tendo mais tarde partido para Lisboa, onde trabalhou na Farmácia Azevedo e estudou na Escola de Farmácia. Viveu durante alguns anos em Macau e Hong Kong, onde abriu farmácia própria. Em 1863 seguiu para França, para a cidade de Paris, onde completa uma licenciatura em Ciências Físicas. Em Paris trabalhou em laboratórios e leccionou em várias escolas, vindo a notabilizar-se como cientista, sobretudo no ramo da Química Orgânica.

Roberto Duarte Silva foi professor do químico Charles Lepierre, o qual se instalou em Portugal, em 1888, por sua sugestão.

Mas a figura caboverdiana mais célébre no mundo científico parisiense teria sido Roberto Duarte Silva, sábio químico natural da Ribeira Grande '96 Santo Antão (25/2/1837'96 Paris, 9/2/1889). Segundo o historiador João Nobre de Oliveira este notável cientista caboverdiano < na capital Francesa frequentou aulas, obteve a licenciatura em Ciências Físicas e, trabalhando no laboratório de um dos seus professores, o sábio Wurtz, em 1867 publicou o seu primeiro trabalho como investigador e nunca mais parou até à morte… Nunca se esqueceu da sua terra natal, manteve sempre correspondência com os seus parentes e amigos a quem pedia que lhe enviassem materiais de Cabo Verde, pois fez questão de estudar estes materiais para descobrir se poderiam ter alguma aplicação industrial. Era a sua forma de ajudar a sua Terra. Faleceu em Paris em 1889 e encontra-se no Cemitério do Petit Parnasse, ao lado de grandes figuras célebres como Chateaubriand e onde possui uma estátua>. A casa onde nasceu na Ribeira Grande encontra-se num estado de delabramento total, quando poderia ser recuperada e transformada num Centro Cultural Roberto Duarte Silva. Estou certo de que a Coperação Francesa e a Mairie de Paris apoiariam uma iniciativa nesse sentido vinda do Município ou do Governo Caboverdiano.

Assim como outras figuras incontornáveis da nossa história (casos de Amílcar Cabral, Baltasar Lopes da Silva, Eugénio Tavares, entre outros) chegou a vez de Roberto Duarte Silva emprestar o seu rosto à uma das notas em circulação no nosso sistema monetário.O notável químico cabo-verdiano, que agora vai poder estar mais perto de nós (nos nossos bolsos, nas nossas carteiras, nas caixas dos supermercados, enfim em toda a parte) nasceu em Santo Antão nos idos anos de 1837. Aliás foi precisamente por isso que o BCV escolheu SINTA10 (a ilha e não o meu blog) para proceder ao lançamento oficial da nova nota, que ainda traz no reverso um trapiche, engenho típico da Ilha.O BCV foi, quanto a mim, bastante feliz na escolha desta personalidade. É que, pese embora os seus grandes contributos para o avanço da ciência, sobretudo no ramo da Química orgânica, Silva permanece um tanto quanto desconhecido entre nós, habitantes desta tirrinha.



• Sepultura/Campa: em Paris, , , France. Cemitério de Montparnasse


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia