seta
Manuel dos Reis Rodrigues MASCARENHAS ®
(1889-)
Saturnina Mendes VARELA
Manuel Gomes MONTEIRO
(1916-1958)
Ernestina Varela dos Reis MASCARENHAS ®
(1914-1994)

António Manuel Mascarenhas Gomes MONTEIRO ®
(1944-2016)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Antonina de Fátima Bettencourt PINTO ®
2. Maria Odette Brigham Neves PINHEIRO ®

António Manuel Mascarenhas Gomes MONTEIRO ®

  • Nascimento: 16 Fev 1944, Ribeira da Barca, , , Cape Verde
  • Casamento (1): Maria Antonina de Fátima Bettencourt PINTO ®
  • Casamento (2): Maria Odette Brigham Neves PINHEIRO ® a 27 Dez 2010 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
  • Óbito: 16 Set 2016, Praia, Santiago, Cabo Verde com 72 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Feito: um dos escribas da 1ª Constituição da República de Cabo Verde (aprovada a 5 de setembro), em 1980,.
Da nossa esq. para a dta., o 5º na foto.

1ª Constituição da República de Cabo Verde



• Cargo: Presidente da República, em 1991-2001, em Cabo Verde. Foi presidente de Cabo Verde entre 22 de março de 1991 e 22 de março de 2001. Foi o primeiro presidente eleito através de eleições multipartidárias.
Recebeu o Grande-Colar da Ordem da Liberdade de Portugal a 11 de Novembro de 1991 e o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal a 8 de Junho de 2000

• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Discurso de Mário Silva na cerimónia fúnebre oficial, a 18 Set 2016, em Praia, Santiago, Cabo Verde.


imagem

António casou com Maria Antonina de Fátima Bettencourt PINTO ®, filha de Celso Dias Tavares PINTO ® e Andreza Silva BETTENCOURT ®. (Maria Antonina de Fátima Bettencourt PINTO ® nasceu a 13 Jun 1944 em Cabo Verde, faleceu a 9 Set 2009 em Praia, Santiago, Cabo Verde e foi sepultada a 10 Set 2009 em Praia, Santiago, Cabo Verde.)


imagem

António a seguir casou com Maria Odette Brigham Neves PINHEIRO ®, filha de Armando PINHEIRO ® e Julieta Brigham NEVES ®, a 27 Dez 2010 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. (Maria Odette Brigham Neves PINHEIRO ® nasceu a 5 Set 1943 em Cabo Verde.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

Casamento da Dra. Odette

" A nossa querida Dra. Odette Pinheiro esteve ontem, 27, lindíssima e toda sorridente, no altar da igreja do nazareno do Mindelo, a receber o marido e companheiro que Deus lhe deu, até que a morte os separe. Ela quis uma cerimonia simples só para a família e amigos mais chegados, mas, a verdade é que uma multidão de anónimos que não pôde estar presente se regozijou com a felicidade da Doutora. O Dr. Mascarenhas, sobejamente conhecido pela sua serenidade, verticalidade e equilíbrio, tem uma rosa rara nas mãos. Com todo o carinho e amor do Dr. Mascarenhas e de todos nós, esta flor ficará sempre viçosa. A festa aconteceu no Foya Branca e, pelas informações que nos chegaram, foi linda de se ver. A Dra. sorria todo tempo. Ela está muito feliz, nós também estamos. Deus abençoe o nobel casal."

imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Jul 2024 com Legacy 9.0 de Millennia