seta
Henrique Carvalho de SENA ®
(1884-)
Maria Antónia LIMA ®
(1886-)
José Carvalho de SENA ®
(1920-1993)
Alice Beatriz FERNANDES ®
(1919-2011)

Eva Lorena Fernandes de SENA ®
(1958-2018)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Jorge Manuel Nobre de MELO ®

Eva Lorena Fernandes de SENA ® 1

  • Nascimento: 2 Mai 1958, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Jorge Manuel Nobre de MELO ®
  • Óbito: 1 Fev 2018, Lumiar, Lisboa, Portugal com 59 anos de idade 2
  • Sepult.: Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas sobre o funeral / cemitério:

O corpo de Eva Melo foi cremado em Portugal e as cinzas espalhadas no Ilhéu dos Pássaros (Djéu),

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa). clique aqui



• Foto criança.



• Foto jovem.

• Condolências, agradecimentos: publicado no Mindel Insite, 2 Fev 2018. Acabou a vivacidade de Eva Melo. Mulher de espírito jovem e extrovertida, Eva faleceu ontem em Portugal onde estava em tratamento médico. A notícia foi revelada no Facebook por Gerson Melo, filho da malograda e conhecido activista desportivo, que postou uma foto com a seguinte legenda: "O nosso anjo voou, mas continuará sempre aqui. Aqui onde os que educou e ensinou os valores da vida estão." Uma mensagem "poética" que termina com um agradecimento do ex-Director-Geral dos Desportos à mãe pelo papel na sua vida.

Várias pessoas manifestaram a sua dor e solidariedade pelo desaparecimento físico da ex-responsável do Programa Alimentar da ONU na cidade do Mindelo. Uma delas é a amiga do peito Lena Mões, que ém, Mões recorda a malograda como uma mulher sem complexos, generosa, proãe zelosa, que soube encarar a sua sorte com frontalidade quando soube que tinha um câncer no pulmão. "Ela viveu como quis, com intensidade, sem receio de nada. Relacionava-se com todos, sem quaisquer complexos. Era amada da Rua da Praia dos Botes à rua da sua casa. Não imagina quantos amigos que ela deixou na praia dos botes que me perguntam por ela. Diria que partiu sem saudades da vida", é desta forma que Lena Mões descreve essa mindelense, que emigrou aos 6 anos para Angola e foi forçada a regressar a Cabo Verde, em 1974, por causa da guerra.

Em S. Vicente, Eva destacou-se como responsável do programa PAM (Programa Alimentar Mundial) durante os seis anos que esteve à frente do serviço. Apesar da "seriedade" da função, continuou a ser ela própria: brincava com toda a gente e adorava as noites cabo-verdianas. Aliás, como diz o músico Palass Brito, era uma "chata-simpática", amiga de todo o mundo e que apreciava as noites de Mindelo. 2 Fevereiro, 2018 03/02/2018 Faleceu Eva Melo, acabou a vivacidade de uma mulher de espírito jovem | Mindel Insite https://mindelinsite.cv/faleceu-eva-melo-acabou-a-vivacidade-de-uma-mulher-de-espirito-jovem/ 2/2 Falecida em Portugal, onde estava sob cuidados médicos desde o passado mês de Junho, Eva Melo terá aceitado a sua "sina" com naturalidade. Segundo Lena Mões, ela estava a servir de "cobaia" para um novo tratamento. Ciente de que as coisas poderiam dar para o "certo" ou para o "torto", tinha a plena consciência de que sempre valeria a pena usar a sua situação clínica para ajudar a medicina.

Em princípio, o corpo de Eva Melo será cremado amanhã em Portugal e as cinzas espalhadas no Ilhéu dos Pássaros (Djéu), esse farol natural que marca o caminho marítimo entre as ilhas de S. Vicente e de Santo Antão.

Kim-Zé Brito


imagem

Eva casou com Jorge Manuel Nobre de MELO ®, filho de Carlos Lima de MELO ® e Camila Pinto NOBRE ®. (Jorge Manuel Nobre de MELO ® nasceu a 16 Mai 1954 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

2 Livro de notas para escrituras diversas. (Direção Geral dos Registos, Notarial e Identificação.), Folhas 33 vº do livro de notas para escrituras diversas número D/73 do Primeiro Cartório Notarial de São Vicente. Data cit.: 11 Jun 2022. Habilitação de Herdeiros por óbito de José Carvalho Sena, Alice Biatriz (sic) Fernandes de Sena, Eva Lorena Fernandes Sena de Melo, e Henrique Manuel Fernandes Sena. Extrato publicado nos Classificados da Edição nº776 do hebdomadário "A Nação" de 14 de julho de 2022 (pg. 18).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia