Abraham Julião BRIGHAM ®
(1864-1941)
Victória Maria da LUZ
Francisco Lino da SILVA
Constança BRIGHAM
(-1952)

José Ernesto Brigham da SILVA ®
(1921-1993)

 

Relações da família

José Ernesto Brigham da SILVA ®

  • Nascimento: 7 Nov 1921, Bolama, Guiné-Bissau
  • Óbito: 21 Abr 1993, Massachusetts, USA com 71 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Local onde nasceu: Bolama, Guiné-Bissau.

• Habilitações: Licenciatura em Engenharia civil pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa.

• Nota biográfica. Profissão
* Professor do ensino técnico-profissional;
* Engenheiro civil;
* Administrador de empresas.
Carreira profissional
* 1946-1953 - Professor do ensino técnico-profissional;
* 1946 '96 Técnico das Construções Técnicas, SARL, dirigindo a delegação em Cabo Verde;
* 1973 '96 Presidente do Conselho de Administração da MOAVE '96 Moagem de Cabo Verde, SARL.
Carreira político-administrativa
* 1961-1962 '96 Vogal da Câmara Municipal do Mindelo (S. Vicente);
* Procurador à Câmara Corporativa pelas entidades patronais, pela indústria ultramarina, em
representação das entidades patronais.
Carreira parlamentar
Legislaturas Secções
X V - Indústria (12.ª Subsecção - Indústria ultramarina).
XI V - Indústria (11.ª Subsecção '96 Indústria ultramarina).
Pareceres subscritos/relatados [Total: 1]
X Legislatura (1969-1973) [1]
* 56/X '96 Projecto do IV Plano de Fomento para 1974-1979 (Continente e Ilhas) '96 ANEXO VI '96 Indústria.
XI Legislatura (1973-1974)
Não subscreveu ou relatou qualquer parecer.



• Foto cerimónia/evento: Inauguração do cais acostável de S. Vicente 1961, 9 Jul 1961, Mindelo, São Vicente, Cape Verde. 1 Da nossa direita para a esquerda, Brigham da Silva é o 2º de fato escuro, na fila de trás.

Notícia no então "Diário Popular" português:

São Vicente de Cabo Verde (do nosso correspondente) - Esta cidade viveu jubilosamente o dia da inauguração das obras acostáveis do seu Porto Grande que constituíam um velho anseio, hoje consumado numa realidade palpável sob a direcção de engenheiros portugueses.
O acto inaugural revestiu-se de singular elevação, com a presença do governador, tenente-coronel Silvino Silvério Marques, que presidiu, ladeado na tribuna, pelo bispo da diocese, que lançou a bênção ao cais, comandante militar e juiz da comarca.
O funcionalismo e a população acorreram ao acto, ovacionando o eloquente discurso do governador e dos oradores que o antecederam.
Ergueram-se vivas ao Presidente do Conselho e ao antigo ministro Sarmento Rodrigues, que mandou firmar o contrato para a execução da grandiosa obra.
O navio de guerra "Lima", festivamente embandeirado em arco, acostou ao cais número quatro, e o navio-motor da Sociedade Geral, "Manuel Alfredo", ao cais número oito, realizando-se a bordo deste último um lauto banquete em que participaram numerosos convidados.



• Atividade lúdica: Rádio-amador, 1964, São Filipe, Fogo, Cabo Verde. Indicativo: CR4BA



• Cargo: Procurador por Cabo Verde na Câmara Coorporativa de Portugal, Out 1969. nota publicada em 20-11-1969, no nº 380 do semanário capitalino "O Arquipélago". (cf recorte ao lado)


imagem

Fontes


1 Imagem, Fotografia publicada no facebook de Jorge Martins constante da sua coleção privada.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 5 Dez 2022 com Legacy 9.0 de Millennia