José Roberto da SILVA
(1800-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Joanna de São João d' AFONSECA

José Roberto da SILVA 1

  • Nascimento: 2 Fev 1800, Lisboa, , Lisboa, Portugal 2
  • Baptizado: 6 Abr 1800, Lisboa, , Lisboa, Portugal
  • Casamento (1): Joanna de São João d' AFONSECA a 26 Mar 1827 em São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde
  • Óbito: Cabo Verde 2
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Baptismo. "Em o dia seis de Abril de mil oito centos baptizei e puz os Santos Oleos na Igreja de Nossa Senhora da Vitoria onde ao prezente se acha a Parochia de São Nicolau de Lisboa, a Joze, que nasceu a dois de Fevereiro próximo passado, filho de João Antonio Freire e de Genoveva Rita da Purificação, moradores na Rua Bella da Rainha, d'esta Freguezia, recebidos na de São Joze, d'esta cidade. Foi Padrinho Joze Roberto Luiz Campos, morador na Rua Nova da Princeza, onde também são moradores os ditos pais do baptizado, e recebidos n'esta Freguezia. Do que fiz este assento e assignei." O Prior Encomend. Francisco Joze de Andrade"

• Nota biográfica. 2 José Roberto da Silva, Cavaleiro da Legião da França, nomeado Vice-consul dos Estados Unidos da América na Ilha Brava, Cabo Verde, em 17 Nov 1849.( in Annuario Portuguez, historico, biographico e diplomatico, por Antonio Valdez, 1855 ).

Teve o exclusivo da pesca da baleia (Portaria ao Procurador Geral da Coroa. Para que informe sobre pedir Jose Roberto da Silva um exclusivo para a pesca da balea nas costas e mar das Ilhas do Fogo e Brava. e Ilheos do Rombo do Archipelago de Cabo Verde. Abril de 1846)

"Em 1 de fevereiro de 1850 apresentou a casa comercial Nozolini, de Bissau, representada pela firma Nozolini Junior & C.ª á Junta da Fazenda, uma proposta para lhes ser adjudicados os rendimentos d'aquelle districto, a qual sendo discutida em Junta e aceita pelos proponentes, se lavrou o seguinte contrato.
1ª (...)
17ª Que para o exacto cumprimento d'este contrato elles contratantes renunciam as obrigações que contrahiram pelo anterior contrato, e bem assim a todos os casos furtuitos, solitos e insolitos, cogitado e não cogitado, salvo os de invasão, para o que obrigam sua pessoa e bens havidos e por haver, por seu bastante procurador José Roberto da Silva, e para maior segurança dá por seu fiador ao referido seu procurador José Roberto da Silva, proprietario e negociante estabelecido n'esta ilha. No que a Junta conveio unanimemente, lavrando-se em seguida o presente auto que eu Alexandre José Pinto Tavares, escrivão Deputado interino, fiz exarar e susbcreve para ser autenticamente assignado pelos membros da Junta por quem representa os arrematantes, bem como por seu fiador e testemunhas. =J. A. de Fontes Pereira de Mello, Manuel F. Louzada d'Araujo d'Azevedo, Alexandre José Pinto Tavares, José Roberto da Silva: e como testemunhas José Arnaldo Ferreira e Felix José da Costa."

(...) "Em Portaria régia de 30 de julho ordenou-se a terminação do contrato acima mencionado, dando-se d'isso conta ao Governador Geral de Cabo Verde, que por Portaria da Junta da Fazenda de 11 de outubro mandou que a commissão fiscal de Bissau intimasse a Antonio Joaquim Ferreira, representante da casa comercia Nozolini Junior & C.ª, aquella resolução régia. Este contrato terminou em 2 de junho de 1851" Subsidios para a História de Cabo Verde e Guiné - Christiano José de Senna Barcellos, Vol. III, págs. 395-400.


José Roberto da Silva e sua esposa D. Joanna de São João e Silva foram padrinhos de batismo de Aureliano, nascido a 4 Ago 1849 e batizado em 19 Maio 1850, filho legitimo de Francisco Rodrigues Aleixo e Juliana das Armas. Nesse registo José Roberto da Silva é referido como sendo Tenente Coronel,Administrador do concelho (da Brava).


PRETENSÃO de José Roberto da Silva, tenente coronel do batalhão de 2ª linha da ilha Brava em Cabo Verde em ser reformado como coronel. Apresentada em 11 Setembro de 1856

• patente militar: Tenente-Coronel, 17 Ago 1844, Ilha Brava, Cabo Verde. 3 Batalhão de Infantaria da ilha Brava



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Légion d'Honneur, 24 Jan 1848, Paris, , , France.

• Cargo: Presidente da Camara Municipal da Brava, 1850. 4


imagem

José casou com Joanna de São João d' AFONSECA, filha de Francisco António d' AFONSECA e Catarina Pires CORREIA, a 26 Mar 1827 em São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde. (Joanna de São João d' AFONSECA nasceu em 1803 em Ilha Brava, Cabo Verde, faleceu a 29 Mai 1883 em São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde e foi sepultada a 29 Mai 1883 em São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

2 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013.

3 Portugal, "Lista Geral dos Oficiais e Empregados da Marinha e Ultramar - Novembro 1850," pg.114.

4 Portugal, "Lista Geral dos Oficiais e Empregados da Marinha e Ultramar - Novembro 1850," pg. 100.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 29 Out 2020 com Legacy 9.0 de Millennia