seta seta seta seta
Henrique Rodrigues PIRES ®
(Cerca de 1880-1940)
Ana José RODRIGUES ®
(1866-1957)
Caetano José Lopes de PINA
(1872-1925)
Maria de Santa BARBOSA AMADO ®
(1867-1963)
Luís Rodrigues PIRES ®
(1904-1994)
Maria Fidalga LOPES ®
(1911-2002)

Pedro Verona Rodrigues PIRES ®
(1934-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Adélcia Maria da Luz Lima BARRETO ®

Pedro Verona Rodrigues PIRES ®

  • Nascimento: 29 Abr 1934, São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Casamento (1): Adélcia Maria da Luz Lima BARRETO ®
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica:,. Biografia do Comandante Pedro Pires

(extraída da página da Embaixada de CV em Lisboa)

PEDRO DE VERONA RODRIGUES PIRES, nasceu na ilha do Fogo a 29 de Abril de 1934 e é casado com Adélcia Barreto Pires e pai de duas filhas, Sara e Indira Pires.


Fez os estudos primários e uma parte dos estudos secundários nas cidades de S. Filipe e da Praia, tendo concluído estes últimos no Liceu Gil Eanes, em S. Vicente.


Em 1956 seguiu para Portugal para frequentar a Faculdade de Ciências de Lisboa. Foi entretanto chamado a prestar serviço militar obrigatório, tendo servido como oficial miliciano na Força Aérea Portuguesa.


Em Junho de 1961, decide, juntamente com um numeroso grupo de jovens africanos, abandonar clandestinamente Portugal para se juntar ao PAIGC.


Depois do seu encontro com Amílcar Cabral, no Ghana, Pedro Pires dirige-se a Guiné Conakry, onde se encontrava o Secretariado Geral do PAIGC, e posteriormente integra a representação do PAIGC junto do Secretariado Permanente da Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas, em Marrocos.


De 1962 a 1965 trabalha, no Senegal e em França, na mobilização de patriotas cabo-verdianos para a luta armada, assegurando, ao mesmo tempo, a ligação com as estruturas clandestinas do PAIGC em Cabo Verde.


De 1965 a 1968, lidera o primeiro núcleo de combatentes cabo-verdianos que recebem formação militar em Cuba e depois na ex-URSS, tendo como objectivo o desenvolvimento da luta armada em Cabo Verde.


De 1968 a 1974, integrado nas estruturas político-militares do PAIGC, na frente da Guiné-Bissau, exerce elevadas responsabilidades, nos planos político e militar, como membro do Comité Executivo da Luta e do Concelho de Guerra e Comandante de Região Militar.


No II Congresso do PAIGC, em 1973, é escolhido também para presidir a Comissão Nacional para Cabo Verde.


Com a proclamação da independência da Guiné-Bissau, em Setembro de 1973, integra o Governo guineense como Comissário-Adjunto para as FARP.


Após o golpe de Estado de 25 de Abril de 1974, em Portugal, Pedro Pires chefia a delegação do PAIGC que negoceia, com o Governo português, o reconhecimento da independência da Guiné-Bissau, culminando com a assinatura do Acordo de Argel, em Agosto do mesmo ano.


Em Outubro de 1974, regressa a Cabo Verde para dirigir a organização nacional do PAIGC, cuja influência política conhece, na altura, um impetuoso avanço a favor da independência nacional.


Em Dezembro de 1974, à frente de uma delegação do PAIGC, Pedro Pires assina o Acordo para a Independência de Cabo Verde, tendo, posteriormente, negociado com o Governo português o processo de transição politica que conduz à Independência Nacional, no dia 5 de Julho de 1975.


Em Junho de 1975, e eleito deputado e escolhido para chefiar o Primeiro Governo de Cabo Verde independente.


Durante três mandatos sucessivos, os Governos chefiados por Pedro Pires levaram a cabo uma politica ponderada e pragmática, visando a edificação de um Estado organizado, eficaz e credível e, igualmente, útil no plano internacional.


Em 1981, Pedro Pires impulsiona o movimento político que conduz à separação da componente cabo-verdiana do PAIGC originando a fundação do PAICV. Foi, então, eleito Secretário Geral-Adjunto do PAICV.


No IV Congresso do PAICV, em Fevereiro de 1990, antevendo a necessidade de mudanças profundas no sistema político nacional, empenha-se na abertura do país ao pluralismo político. É eleito à liderança do seu partido.


Perde as primeiras eleições pluralistas realizadas em Cabo Verde, em Janeiro de 1991, tendo sido eleito deputado pelo círculo eleitoral da Praia. No mesmo ano, é reconfirmado, pelo V Congresso, no cargo de SG do PAICV.


Em 1993, é substituído no cargo de Secretário-Geral do PAICV.


Em Setembro de 1997, volta a liderar o PAICV, função que desempenha até meados de 2000.


Após conduzir o seu partido à vitória nas eleições autárquicas de 2000, Pedro Pires decide afastar-se da vida partidária activa.


Em Setembro de 2000, anuncia a sua candidatura à Presidência da República, acabando por ser eleito para esse cargo, a 25 de Fevereiro de 2001, na segunda volta das eleições presidenciais, tendo sido reeleito, na primeira volta, a 12 de Fevereiro de 2006. É o terceiro Presidente da República de Cabo Verde.


Em Março de 2007 recebeu o Diploma de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará/República Federativa do Brasil.


É detentor das seguintes condecorações:

• De Cabo Verde, Ordem Amílcar Cabral;

• Da Guiné-Bissau, Medalha Amílcar Cabral;

• Do Senegal, Ordem Nacional do Leão;

• De Portugal, Ordem Infante D. Henrique;

• Do Reino de Espanha, Colar da Ordem das Ilhas Canárias;

• Da República da Gâmbia, Rank of Grand Commander of the National Order of the Republic of The Gambia.

• Nota biográfica: consultar o site do Instituto Pedro Pires,,. clique aqui



• Foto jovem.



• Foto idade madura:



• Atividade política: deputado da 1ª Assembleia Nacional de Cabo Verde eleito, a 30 Jun 1975. Esta Assembleia proclamou a Independência de Cabo Verde a 5 de julho de 1975.

O nome deste deputado consta da lista ao lado, onde os nomes estão por ordem alfabética.
NB: todas as pessoas cujos nomes estão assinalados com um • vermelho, têm igualmente uma página própria nesta árvore genealógica.



• Atividade política: responsabilidades à frente de órgãos de soberania logo após a independência, depois de 5 Jul 1975, em Cabo Verde.
Da nossa esq. - dta.:
· Aristides Pereira - Presidente da República · Abílio Duarte - Presidente da Assembleia Nacional Popular
· Pedro Pires - Primeiro Ministro



• Foto amizade: entre dez amigos e familiares, na propriedade de Mangui, cerca de 1982, em Cabo Verde.
Da nossa esq-dta: · Carlos B. Amado · Jorge Andrade · Tchontcha · Jorge Pires· Edmundo Barbosa· Miguel Lima · António Neves· Pedro Pires· Adriano Freire e · Herculano Pires.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Honoris Causa, a 15 Dez 2023. Cidade da Praia, 13 Dez (Inforpress) '96 O antigo Presidente da República, Pedro Pires, recebe sexta-feira, 15, o título de Doutoramento Honoris Causa do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), numa cerimónia em que se atribui o mesmo título à cientista portuguesa Manuela Veloso.

O acto, de acordo com informações disponibilizadas no site do ISCTE está enquadrado nas celebrações do seu 51º aniversário, onde os 50 anos do 25 de Abril e a importância da instauração do regime democrático para a Ciência em Portugal e para os processos de desenvolvimento dos países africanos lusófonos estarão no centro.

Pedro Pires, conforme destaca o Instituto, "teve um papel fulcral na transição para o multipartidarismo", sendo, hoje, o líder do Instituto Pedro Pires para a Liderança, na cidade da Praia, cuja missão é promover a boa governação e a consciência política em Cabo Verde e África.

O acto será testemunhado pelo actual presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, que estará em Portugal de quinta-feira a sábado para uma visita de trabalho.

Nascido em 1934, na ilha do Fogo, Pedro Verona Rodrigues estudou na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo interrompido os seus estudos para prestar serviço militar obrigatório. Frequentou a Casa dos Estudantes do Império.

No seguimento da Declaração de Independência de Cabo Verde, em 5 de julho de 1975, foi nomeado primeiro-Ministro do primeiro governo da República de Cabo Verde, cargo que exerceu até 1991.

Em 2001, Pedro Pires foi eleito Presidente da República de Cabo Verde, tendo sido reeleito para um segundo mandato em 2006, cargo que exerceu até Setembro de 2011.

Foi agraciado com o grau da Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, em 1986, e com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal, em 2002.

É detentor da Ordem Amílcar Cabral de Cabo Verde, e de outras distinções da Guiné-Bissau, Senegal, Gâmbia e Espanha e recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará, Brasil, em 2006.

Em 2010 recebeu título Doutor Honoris Causa do Instituto Superior das Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e no ano de 2016, pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Em 2011, recebeu o mais relevante prémio de boa governação do continente africano, o Prémio Mo Ibrahim.

Para o ISCTE, pelo seu percurso, o Comandante Pedro Verona Rodrigues Pires é uma personalidade de grande mérito, sendo uma referência das lutas de libertação e da promoção da democracia em Cabo Verde e no continente africano.

MJB/JMV

Inforpress/fim


imagem

Pedro casou com Adélcia Maria da Luz Lima BARRETO ®, filha de Domingos Alfama Pereira BARRETO ® e Madalena Loupinho da Rocha LIMA ®. (Adélcia Maria da Luz Lima BARRETO ® nasceu a 8 Set 1947 em Calheta de São Miguel, Santiago, Cabo Verde 1.)


imagem

Fontes


1 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia