seta seta
Fortunato LEVY
(1815-)
Victória LEVY
(1824-1889)
Paulo José Monteiro dos MOSQUITOS
(-Antes de 1877)
Josefa Rodrigues de CARVALHO
(1818-1877)
Bento LEVY ®
(1851-1930)
Paula da Conceição MONTEIRO ®
(1852-Cerca de 1927)

Fortunato Monteiro LEVY ®
(1884-1969)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Júlia de Medeiros Gomes BARBOSA ®

2. ?? VIEIRA DE ANDRADE

Fortunato Monteiro LEVY ® 2

  • Nascimento: 21 Abr 1884, Praia, Santiago, Cabo Verde 2
  • Baptizado: 1 Ago 1888, São Lourenço dos Órgãos, Santiago, Cabo Verde 3
  • Casamento (1): Maria Júlia de Medeiros Gomes BARBOSA ® a 19 Fev 1914 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
  • Companheiros (2): ?? VIEIRA DE ANDRADE
  • Óbito: 31 Dez 1969, Praia, Santiago, Cabo Verde com 85 anos de idade 4
  • Sepult.: Jan 1970, Praia, Santiago, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

4h da manhã

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• O que se conta desta pessoa: O 1º capitão da história do Benfica. Mais à frente poderemos abordar de forma mais detalhada a personalidade de Fortunato Levy. De momento vale a pena referir que foi ainda o primeiro ciclista do Sport Lisboa, tendo-se estreado no dia 11 de Junho de 1906 numa prova de 1000 m na Palhavã, tendo sido segundo. Ainda no mesmo dia foi terceiro noutra prova, trazendo assim os dois primeiros troféus da história do Clube.
O ciclismo, secção de velocipedismo, foi assim a segunda modalidade da história do clube, seis meses antes do atletismo e a modalidade séria praticada de forma ininterrupta até 1991, embora após 1978 apenas nos escalões de formação e entre 42 e 46 apenas amadores. Desta forma somos, de entre todos os clubes do Mundo, o que mais anos tem de prática de modalidade, pois teremos ainda que somar as épocas de 99 e 2000 e a mais recente passagem pela modalidade.

A 5 de Abril de 1907, celebrar-se-ia o jantar de despedida de Levy, que rumaria a Cabo Verde, e Mora, que ia para a Argentina.
Foi o primeiro capitão em jogos oficiais, mas falta contabilizar os particulares... Lá iremos.



• Foto jovem.



• Haveres, bens e propriedades: Proprietário rural, 1910. Segundo o articulado da notícia publicada no nº 11 do periódico capitalino "O Independente" de 12.6.1912. ( cf. recorte ao lado )



• Cargo: Administrador do Concelho da Praia, Fev 1913. Nomeado em Fevereiro de 2013, como se pode ver na notícia do trssemanário "O Independente" nº 30 de 27.02.1913 (recorte ao lado)



• Foto de família. Segundo Nena Levy: "foto do casal e os 4 filhos pequenos. O que está de pé é irmão do meu avô chamado Álvaro Monteiro Levy"



• Associação ou club: Associação Comercial e Agrícola, 3 Nov 1918, Praia, Santiago, Cabo Verde. Eleito secretário da Assembleia geral

Cf. nota publicada em 17.11.1918 no nº 22 do periódico "O Caboverdeano".



• Assinatura / Rubrica, 1929.



• Foto meia idade, 1929. 5

• Sinais particulares, 1929. 5 Uma verruga preta no lado esquerdo do pescoço



• Associação ou club: Associação Comercial de Sotavento, 1944, Praia, Santiago, Cabo Verde. Vogal efectivo

• Artigo na Imprensa / Notícia. O glorioso futebolista do Benfica e histórias de gente conhecida da Praia

Um dos primeiros grandes jogadores do Benfica era crioulo? Nááá! Incrível, mas é verdade! Quem me enviou os dados desta foi o meu prezado amigo Artur Mendes, classificado por um outro nosso amigo como ! Artur é um português (ou crioulo?) que viveu longos anos aqui neste nosso Cabo Verde, mas agora vive em Portugal… Exactamente o contrário de Fortunato, um crioulo que o pai enviou para estudar em Lisboa e que se tornou numa grande estrela do futebol! Dias há, na munde!
Reza a história que quando em 28 de Fevereiro de 1904, foi fundado o Clube Benfica, Fortunato Levy (o nosso crioulo) não sendo um dos 24 fundadores, foi dos primeiros a aderir ao novo clube! Na época, contava quase 20 anos idade e já estava em Lisboa, pelo menos desde 1902, para concluir a formação escolar, vivendo em casa de familiares e estudando na Escola Académica, no Rossio. É mais ou menos desta forma que começa esta história fabulosa que liga o SLB a Cabo Verde e que consta do blogue, de António Melo - um benfiquista empedernido, claro - que tem como objectivo divulgar, defender o seu clube e contar a sua Gloriosa História. Encontrar esse no ciberespaço depois desta introdução é facílimo, depois claro se de ter as palavras-chave para acionar o Dr. Google! Mas mesmo assim, e com a vossa permissão vou contar resumidamente a . Os curiosos que quiserem saber dos pormenores de jogos de há mais de 100 anos e ver documentação da época em profusão, como prova, encontrarão no final deste artigo o endereço completo do blog.
Como todo o jovem na flor de idade, Fortunato Levy dedicava-se com empenho ao desporto e actividade física, com destaque para o futebol, comparecia com regularidade aos treinos, enfim, era dedicado. Ainda durante a época de 1903/04, entre 28 de Fevereiro e 3 de Julho participou em dez, dos vinte e quatro jogos que se realizaram. Na época 1906/07 Fortunato Levy foi eleito para capitanear a 1.ª categoria! Um jovem de 22 anos, negro, a capitanear o Sport Lisboa causou espanto em Lisboa! Com a época de jogos a começar tarde, estreou-se como capitão, em 22 de Janeiro de 1907, num jogo para o campeonato regional, organizado pela "Liga de Futebol Association". Para além de futebol, coube-lhe em 3 de Junho de 1906, representar pela primeira vez o clube num outro desporto, o velocipedismo ou ciclismo na terminologia actual.
Esta, uma pequeníssima parte dos sucessos deste futebolista (crioulo) que teve o seu nome escrito em muitos jornais, envolvido nas peripécias ligadas aos acontecimentos decorrentes de jogos, disputas e campeonatos! O final da época de 1906/07 coincidiu com o término dos seus estudos em Lisboa. Em 5 de Abril de 1907 o Benfica ofereceu-lhe um jantar como homenagem de apreço pelas qualidades evidenciadas durante as quatro épocas - três em competição - enquanto esteve no Clube. Voltou então para Cabo Verde, onde viveu como um ilustre desconhecido, a nível desportivo pois ninguém sabia ou imaginava o sucesso que tinha feito em Portugal! Faleceu aos 81 anos aqui na sua Cidade da Praia onde nasceu em 21 de Abril de 1884.
Quem, é este ilustre esquecido pela história? Fortunato Monteiro Levy era o mais novo dos três filhos de um senhor, chamado Bento Levy (nascido em 11 Novembro de 1851 em Lagos, Portugal, pais originários de Marrocos). Quando emigrava de Lisboa para o Brasil, o navio em que seguia sofreu uma avaria. Teve de ser reparado aqui na cidade da Praia. Com a demora e mil um, outros problemas, fez contactos, resolveu estabelecer-se aqui, abriu uma loja e casou-se com Paula da Conceição Monteiro (que nasceu em São Nicolau Tolentino, São Domingos) uma descendente de gente do Fogo.
Mas, voltemos ao Fortunato Levy. Quando regressou à Praia, depois dos estudos em Lisboa, também constituiu família, foi figura de destaque na sociedade, exerceu a actividade de gerente comercial na empresa do pai, a Quando aqui na Praia, em cavaqueira amena, à porta da casa, o Fortunato dizia aos amigos e rapaziada: Era a risada geral, até o dia, em que os mais velhos, souberam que era verdade. Agora, Fortunato era um homem desengonçado pela idade, de bengala e enrugado pela passagem dos anos… Depois do regresso de Portugal, continuara nas lides desportivas, mas como dirigente… e o insólito aconteceu: Agora não "era" de um clube filial do Benfica, o Clube Desportivo Travadores, mas pertencia um clube rival, o Vitória Futebol Clube, filial do Vitória setubalense! Note-se, o Clube Travadores foi fundado em 15 de Outubro de 1928 e em 1949 pediu a filiação no Sport Lisboa e Benfica! O seu filho Orlando Levy chegou a presidir a este clube que se equipa à Benfica! Mas…o pai Fortunato Levy preferia o Vitória Futebol Clube, do qual foi um dos fundadores em 1 de Junho de 1931! Nota: Bento Levy, figura conhecida da Praia, que foi deputado no tempo colonial, era sobrinho de Nhô Fortunato Levy que aqui descrevemos.
Em jeito de comentário e análise, esta história ilustra a miscigenação que aqui correu com inúmeros povos, bem como as ligações com a Metrópole daquele tempo. Com a Independência Nacional, Cabo Verde passou a ter o relacionamento de Estado a Estado com a sua antiga potência colonial, através da diplomacia, cooperação, vistos de entrada etc. como é da praxe! O que engendrou/criou, uma distância… entre os dois Estados soberanos, entre muita gente e entre muitas histórias comuns! Depois, faleceu muita gente (é a lei da vida) ficaram muitas histórias, desconhecidas das novas gerações. Dessas histórias, algumas trazem muita mágoa, outras nem por isso… E muita gente não quer encarar o passado, porque simplesmente ficou a crença que devemos esquecer a tal <https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/12/adeus-2016-sem-esquecer-fortunato-levy.html>
Praia, 1 de Setembro de 2020
Carlos F. Gonçalves
Com a colaboração de Artur Mendes, texto com base num trabalho de António Melo; dados confirmados no site genealogia www.barrosbrito.com



• Condolências, agradecimentos, 1 Jan 1970. publicado em 01.01.1970, no nº 386 do semanário capitalino "O Arquipélago". (cf recorte ao lado)



• Condolências, agradecimentos: agradecimento, 22 Jan 1970. publicado em 22-01-1970, no nº 389 do semanário capitalino "O Arquipélago". (cf recorte ao lado)


imagem

Fortunato casou com Maria Júlia de Medeiros Gomes BARBOSA ®, filha de António Gomes BARBOSA e Ana Roiz BARBOSA, a 19 Fev 1914 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.4 (Maria Júlia de Medeiros Gomes BARBOSA ® nasceu a 14 Nov 1887 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 4 6, baptizado a 24 Abr 1890 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde,6 faleceu a 7 Fev 1966 em Praia, Santiago, Cabo Verde 4 e foi sepultada em Fev 1966 em Praia, Santiago, Cabo Verde.)


imagem

Fortunato teve uma relação com ?? VIEIRA DE ANDRADE. (?? VIEIRA DE ANDRADE faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

2 "Divulgados por FamilySearch," registo nº222; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L927-J3HW?cc=2246703&wc=SFVK-PTG%3A1396419903%2C1396423101%2C1396442049 : 23 January 2019), Santiago > São Lourenço dos Órgãos > Batismos 1886-1888 > image 181 of 203; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

3 "Divulgados por FamilySearch," registo nº222; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L927-J3HW?cc=2246703&wc=SFVK-PTG%3A1396419903%2C1396423101%2C1396442049 : 23 January 2019), Santiago > São Lourenço dos Órgãos > Batismos 1886-1888 > image 181/182 of 203; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

4 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013.

5 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031405; registo nº 124, imagens 58 e 59; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 3 Jul 1929; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, Praia, RPSAC-Cx 407, peça 04, 1929 Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

6 "Divulgados por FamilySearch," registo Nº9(1890), Nossa Senhora da Conceição - Batismos 1883-1892; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-9927-FXL3?cc=2246703&wc=SFVV-MNP%3A1396421303%2C1396427201%2C1396442958 : 23 October 2014), Fogo > Nossa Senhora da Conceição > Batismos 1883-1892 > image 119 of 225; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia