seta seta seta seta
Augusto César PINTO ®
(1877-1952)
Winifred Verónica ST' AUBYN ®
(1878-1965)
André FERMINO ®
(1859-1913)
Carlota de Pina BARBOSA
Angelo St' Aubyn PINTO
Cármen FERMINO ®

Maria Filomena St'. Aubyn PINTO ®

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Tomás Ferreira Lima BENRÓS ®

Maria Filomena St'. Aubyn PINTO ® 1

  • Nascimento: Mindelo, (Nossa Srª da Luz) São Vicente, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Tomás Ferreira Lima BENRÓS ®
  • Óbito: †

Símbolo   Maria também usou o nome Meek.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

Fonte da fotografia principal: consultar a referência nº 1

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica: transcrita do site oficial da filha Gardénia,,. 1
· A Meek criou rodeada de música e teatro. Opção nada casual, já que nasceu a beber nessa fonte: a mãe natural da vila de Nova Sintra, destacou-se no seu tempo a actuar em saraus e sessões culturais na ilha como intérprete de mornas, e apresentava ao público as novas criações do compositor Eugénio Tavares ensinadas em primeira mão pelo próprio. Meek, por sua vez, desde cedo revelou voz e talento que despertaram a atenção de um dos frades capuchinhos em missão na ilha, que mais tarde lhe ensinou noções de canto lírico em italiano.
· Aos 13 anos de idade aprendeu a cantar várias mornas compostas pelo o célebre João José Nunes, conhecido por Nhô Joninho. Aos 15 anos de idade teve lições de canto com a professora D. Maria da Glória que sabia ler música e tinha treino de ópera clássica . Encantada com a bela voz da aluna, convida-a para representar num teatro ao ar livre, organizado e produzido pelo frade capuchinho, padre Conrado, onde desempenhou o papel de anjo e cantou "Ave Maria." A recepção foi grandiosa e muito falada. E assim continuou Meek representando e cantando em muitos mais eventos.
· Durante uma visita a Mindelo, aos 17 anos de idade chegou a cantar em emissões radiofónicas, e muito naturalmente as mornas de mestre Eugénio e do ilustre Rodrigo Peres que fizeles estavam parte do seu reportório. Ela cantou ao vivo na emissora radiofónica de Pedro Afonso, acompanhada por dois guitarristas. Rapidamente ela se tornou popular no arquipélago considerada a voz de ouro da época. Quando completou 19 anos, foi convidada pelo o administrador do concelho Ribeira Brava, ilha de S. Nicolau para cantar numa prestigiosa gala em honra do governador do país, Rousadas.
· A sua lindíssima voz e beleza serena, rapidamente conquistaram o coração de Tomas Ferreira Lima Benrós, filho do administrador do concelho Ribeira Brava, ilha de S. Nicolau, Emílio Benrós e Rosa Ferreira Lima Leite Benrós (sobrinha do ilustre poeta Januário Leite). Mais tarde Tomás e Meek casaram-se e foram viver na cidade da Praia, capital do país. Ai nasceles estavam 4 filhos: Ricardo Jorge, Filomena, Dulcidia e Hermengarda Andrea Benrós. Apesar da vida ter mudado a Dona Meek, ela nunca deixou de cantar. Sem se aperceber, conseguiu gravar nos corações dos filhos a mais pura melodia das mornas bravenses, passando a arte de cantar a sua filha mais nova, a "kodé" Gardénia, que hoje é considerada uma das artistas mais versáteis e talentosas de Cabo-Verde.
· Meek para além de ser cantora e atriz, ela também é compositora. Em 1986 ela escreveu uma valsa em português "Rainha no atlântico" que foi interpretada pela filha Gardénia no seu disco de estreia, gravado em Lisboa com a produção de Paulino Vieira, acompanhada de outros tantos excelentes músicos cabo-verdianos nomeadamente Toi Vieira e Péricles Duarte. Editado pela PolyGram, este trabalho faz de Meek uma pioneira no que se refere em lançar sua canção numa grande editora, pois a maioria dos registos discográficos de música cabo-verdiana da época - foram edições de autor ou de editoras sem dimensão internacional.
· Voltando à fonte, em 1994 grava nos Estados Unidos com o MB productions, "Beijo de sodade." Esta é uma obra única na história da música cabo-verdiana, onde mãe e filha cantam juntas pela a primeira vez em gravação discográfica. Com o decorrer do tempo, mãe e filha uniram as vozes numa só alma cabo-verdiana.



• Foto jovem. 1



• Foto idade madura: 1



• Foto casal. 2


imagem

Maria casou com Tomás Ferreira Lima BENRÓS ®, filho de Emílio Fermino BENRÓS ® e Rosa Ferreira Lima LEITE. (Tomás Ferreira Lima BENRÓS ® nasceu a 29 Dez 1928 em Santo Antão, Cabo Verde e faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 Site na Internet / Rede social (Facebook ou similar), > informação e/ou fotografia tornada pública por esta pessoa (ou por parente próximo) em site na Internet ou numa rede social. Extraída para esta página, na data que se indica a seguir. Data cit.: 25 Abr 2025. NB: a fotografia extraída da fonte poderá eventualmente ter sido recortada, realçada, retocada e colorida (se a branco e preto ou em tons de sépia) fazendo uso de programas que utilizam inteligência artificial.

2 Testemunho de parente próximo (ou do próprio), consubstanciado por informações e/ou fotos, gentilmente disponibilizadas por (Gardénia BENRÓS) através de meio eletrónico, na data de citação seguinte. Data cit.: 14 Abr 2025. NB: no caso de haver uma fotografia partilhada por esta via, ela poderá, eventualmente, ter sido recortada, realçada, retocada e colorida (se a branco e preto ou em tons de sépia) fazendo uso de programas que utilizam inteligência artificial.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 30 Abr 2025 com Legacy 9.0 de Millennia