seta seta seta
Emílio Fermino BENRÓS ®
(1897-)
Rosa Ferreira Lima LEITE
Angelo St' Aubyn PINTO
Cármen FERMINO ®
Tomás Ferreira Lima BENRÓS ®
(1928-)
Maria Filomena St'. Aubyn PINTO ®

Gardénia BENRÓS ®

 

Relações da família

Gardénia BENRÓS ® 1

  • Nascimento: Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde 1
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Fonte da fotografia principal: consultar a referência nº 1

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Local do nascimento: Praia - Cabo Verde

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Parentesco. 1 quinta prima (pelo lado paterno) em 12º, de Jorge Manuel Santos Sousa BRITO, o administrador deste site.



• Atividade artística: AN INTERNATIONALLY ACCLAIMED ARTIST. 1 clique aqui e aprecie a página própria desta renomada artista.
Se desejar ver entrevistas e vídeos de GARDÉNIA, convidámo-lo a sguir o seguinte link Gardenia Benros Official



• Atividade artística: Cantora, compositora. 1 veja aqui um de seus resumos biográficos onde pode apreciar dois clips de suas canções.

• Nota biográfica: apresentada no seu site oficial,,. 1
·
Nascida na cidade da Praia, ilha de Santiago, é, contudo, na tradição da morna da ilha Brava que Gardénia vai buscar inspiração e temas para a sua primeira gravação, em que interpreta composições do célebre poeta trovador Eugénio Tavares, dinamizando o mercado português à música cabo-verdiana. Opção nada casual, já que nasceu a beber nessa fonte: a avó, natural da vila de Nova Sintra, destacou-se no seu tempo a actuar em saraus e sessões culturais na ilha como intérprete de mornas, e apresentava ao público as novas criações do compositor Eugénio Tavares ensinadas em primeira mão pelo próprio. A mãe, por sua vez, desde cedo revelou voz e talento que despertaram a atenção de um dos frades capuchinhos em missão na ilha, que lhe ensinou noções de canto lírico. Mais tarde, chegou a cantar em emissões radiofónicas, e muito naturalmente as mornas do mestre Eugénio como parte do seu repertório.
· Com esses antecedentes, nada mais natural que a jovem cantora se inclinasse para a tradição da música cabo-verdiana no seu disco de estreia, gravado em Lisboa com a produção de Paulino Vieira, acompanhada de outros tantos excelentes músicos cabo-verdianos nomeadamente Toi Vieira e Péricles Duarte, um grande saxofonista do seu tempo. Editado pela PolyGram, este trabalho faz de Gardénia uma pioneira no que se refere a trabalhar com grandes editoras, pois a maioria dos registos discográficos de música cabo-verdiana da época - foram edições de autores ou de editoras sem dimensão internacional.

· A música da Gardénia ganhou novas perspectivas! Deixando assim as suas marcas, Gardénia interrompe a carreira sendo que "Concluir um curso universitário na área musical foi algo que me educou de forma a poder lidar com qualquer músico do mundo. "Não me importei em interromper a minha carreira para me instruir," diz a artista.
· Optando pelas áreas de voz e espetáculo, foi a primeira mulher cabo-verdiana que se formou pela Berklee College of Music, Boston, na qual não deixou de lado os aspectos ligados ao negocio musical. Uma das composições originais da artista Mi é Caboverdiana També, foi escolhida para fechar o primeiro documentário feito pela Carol Castiel, presidente do Cape Verde Jewish Heritage. Em 2011 Gardénia é convidada para gravar em italiano a morna Mar Eterno completando assim a compilação Capo Verde terra di amore com o objetivo de angariar fundos para ajudar as crianças cabo-verdianas desprivilegiadas.
· Na sucessão de trabalhos que gravou até hoje, cerca que de 16 CDs, a tradição cabo-verdiana aparece como herança determinante na sua formação como artista, compositora, e actriz. No filme que escreveu e representou "Serenata de Amor" em 2012, consegue captar a tradição da ilha da Brava no tempo das serenatas. "Este pequeno filme que foi possível com o apoio do Emerson College, Claire Andrade Watkins e Ben Ambush em Boston, é somente uma amostra do que está para desenrolar. Para além da música, o teatro é outra grande paixão minha", diz a artista.

• Clip vídeo: SERENATA DE AMOR, 2012. A veia teatral de Gardénia, se evidencia claramente neste filme, cujo título é de sua autoria, bem como o do conceito da história contada.

• O que se conta desta pessoa. 1
·
Ela também foi modelo e ex-Miss Cabo Verde EUA. Em 1984, ganhou a competição Talent of America (Talento da América) em Nova York, como a melhor vocalista e a mais fotogênica. Realizou apresentações em toda a América do Norte e na Europa, com gravações distribuídas pela Polygram Records.
· Capturando o espírito da saudade cabo-verdiana, ela canta em crioulo e gravou muitas canções de sucesso, entre as quais "Pescador", "Bidjica" e "Mal D´Amor". Também interpreta em língua portuguesa, espanhola, italiana, francesa e inglesa. De notar que são raros os intérpretes capazes de cantar em 6 línguas diferentes. Podemos apreciar este extraordinário dote poliglota no clip seguinte:


• Notas: A sua origem, também judaica (BENRÓS), é patenteada pela própria no clip a seguir. Onde canta em ladino, a língua dos judeus sefarditas nos séculos XVI e XVII.



• Atividade artística: projeto teatral (reportagem da TCV), a 8 Out 2023. 1



• Atividade artística: teatro musical. 2
Na foto: com algumas actrizes da Praia preparando um teatro musical "Thapeu di Padja"



• Obra / Publicação:,. 1 Discografia

· Gardénia Benrós, LP, Polygram, EUA I/d, 1986.
· When love is gone/l need you, single, Polygram, EUA I/d, 1987.
· Raizinho di sol, single, MBP, Lisboa, 1988.
· O melhor de Cabo Verde mix, LP, Discossete, Lisboa, 1990.
· É sim!, CD, MBR, Brockton, 1990.
· Gardénia Mix II, CD, MBR, Brockton, 1994.
· Kryola d'encantar, CD, Polygram, EUA I/d, 1995.
· Simplesmente cabo-verdiana, CD, Independent Talent Productions, Boston, 1997.
. Bo kin cre, CD, Independent Talent Productions, Boston, 1999.
. Flor cabo-verdiana, CD, Independent Talent Productions, Boston, 2011.
· Gardénia canta Silvestre Faria e amigos, CD, Brazuca Publishing,Brockton, 2014.



• Foto carnaval: 2025, em Mindelo, (Nossa Srª da Luz) São Vicente, Cabo Verde. 2


imagem

Fontes


1 Site na Internet / Rede social (Facebook ou similar), > informação e/ou fotografia tornada pública por esta pessoa (ou por parente próximo) em site na Internet ou numa rede social. Extraída para esta página, na data que se indica a seguir. Data cit.: 14 Abr 2025. NB: a fotografia extraída da fonte poderá eventualmente ter sido recortada, realçada, retocada e colorida (se a branco e preto ou em tons de sépia) fazendo uso de programas que utilizam inteligência artificial.

2 Testemunho de parente próximo (ou do próprio), consubstanciado por informações e/ou fotos, gentilmente disponibilizadas por (Gardénia BENRÓS) através de meio eletrónico, na data de citação seguinte. Data cit.: 29 Abr 2025. NB: no caso de haver uma fotografia partilhada por esta via, ela poderá, eventualmente, ter sido recortada, realçada, retocada e colorida (se a branco e preto ou em tons de sépia) fazendo uso de programas que utilizam inteligência artificial.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 1 Mai 2025 com Legacy 9.0 de Millennia