seta seta seta
Francisco Terêncio Africano Alves da Costa e SOUZA ®
(1892-1983)
Isabel AVELINO ®
(1890-1968)
Augusto do SACRAMENTO MONTEIRO ®
(1899-1990)
Belmira Morais de Brito LIMA ®
Alfredo Avelino Alves da Costa e SOUZA ®
(1918-2010)
Maria Hortênsia Sampaio de Brito MONTEIRO ®
(1926-2001)

Francisco Augusto Monteiro e SOUZA ®
(1945-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Nivera Maria da Ponte Correia BETTENCOURT ®

Francisco Augusto Monteiro e SOUZA ® 1

  • Nascimento: 27 Jun 1945, Santo Amaro Abade, Tarrafal, Santiago, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Nivera Maria da Ponte Correia BETTENCOURT ® a 25 Mai 1970 em Angola
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto bebé, Abr 1946.



• Foto criança, 24 Dez 1949. 2



• Foto criança, 1951, Empada, , , Guinea-Bissau. Da esq. para a dta. José Rui, Maria Isabel e Francisco Augusto.



• Atividade desportiva: futebol de salão, 1959. Nota de Francisco Monteiro e Souza sobre esta foto, gentilmente partilhada por e-mail em 5/11/2022:

"Foi durante um torneio de futebol de salão,realizado na antiga sede do Sporting Clube de Portugal,algures em Lisboa.A equipa chamava-se Torino Futebol do Areeiro e o patrocinador da mesma foi o senhor que se encontra de pé,à esquerda,chamava-se Valente e era defesa central da equipa sénior do S.C.P. O 3º a contar da esq.e também de pé é o meu irmão José Rui,já falecido.
Eu sou o que está equipado de guarda redes,o 2º a contar da dta.e de pé. Em 1º plano e 1º a contar da esq.está o meu primo Orlando Alberto Cardoso de Medeiros Gomes Barbosa,filho do Dr.César de Medeiros Gomes Barbosa e de sua esposa D.Idalina Cardoso."



• patente militar: 2º Sargento Miliciano, 1971. 2 Controlador de tráfego aéreo na Força Aérea Portuguesa.

• Residência, Depois de 1979, Ponta Delgada, São Miguel, Açores, Portugal.



• Foto idade madura.

• Nota biográfica: pelo próprio. 3 Após uma passagem pela Força Aérea Portuguesa (de Maio de 1965 a Setembro de 1971) entrei para os quadros da TAP como oficial de tráfego e operações. Após o 25 de Abril em Portugal, regressei à metrópole portuguesa tendo sido colocado no aeroporto do Funchal/Madeira onde permaneci até Novembro de 1979, altura em que pedi a transferência para o aeroporto de Ponta Delgada/Açores onde permaneci até me reformar, o que aconteceu há cerca de 18 anos. (2000)


imagem

Francisco casou com Nivera Maria da Ponte Correia BETTENCOURT ®, filha de José Correia de BETTENCOURT e Maria Olívia Soares do Couto PONTE, a 25 Mai 1970 em Angola. (Nivera Maria da Ponte Correia BETTENCOURT ® nasceu a 17 Out 1945 em Faja de Baixo, , Azores, Portugal 4.)


imagem

Fontes


1 Testemunho da própria pessoa, por e-mail. Data cit.: 7 Set 2016.

2 Testemunho da própria pessoa, Data cit.: 17 Ago 2018.

3 Testemunho da própria pessoa.

4 Testemunho (de parente próximo), por correio eletrónico. Data cit.: 4 Out 2018. Francisco Augusto Monteiro e Souza.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia