José Evaristo de ALMEIDA
(Cerca de 1810-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Emília Clementina MARQUES

José Evaristo de ALMEIDA 1

  • Nascimento: Cerca de 1810, Portugal 1
  • Casamento (1): Maria Emília Clementina MARQUES
  • Óbito: Guiné-Bissau 1
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Categoria / função laboral: Escrivão. 1 oficial da Contadoria Geral de Cabo Verde

• Atividade política: nomeado deputado às Cortes pelo círculo de Cabo Verde, 1 Jul 1844. 1



• Atividade literária: escritor.
Leia mais (em língua francesa) aqui
NB: A página indicada faz parte de um "site qui a été réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".



• Cargo: Redator do Boletim Oficial, 12 Dez 1849. 2



• Obra, 1856, Lisboa, , Lisboa, Portugal. 3 Publicou o romance "O Escravo" considerado o mais antigo romance cabo-verdiano.
Várias reedições sendo a de 2016 pela Livraria Pedro Cardoso na Praia, com prefácio da doutora Fátima Fernandes (lançado em 24.3.2016)

• Nota biográfica: constante no site da Academia Cabo-verdiana de Letras. em virtude de ser patrono da 4ª cátedra, das 40 desta Academia

"Nasceu em Portugal, no século XIX e faleceu na Guiné-Bissau no século XX. Poeta e ficcionista, colaborou na imprensa cabo-verdiana no periódico A Voz de Cabo Verde (1911-1919). Viveu em Cabo Verde durante muitos anos, e entre os seus descendentes contam-se os poetas Silvestre Faria e Amiro Faria."


imagem

José casou com Maria Emília Clementina MARQUES. (Maria Emília Clementina MARQUES faleceu cerca de 1856 em Guiné-Bissau.)


imagem

Fontes


1 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 2: pg.234.

2 Boletim Oficial de Cabo Verde, BO nº 215 do Governo Geral de Cabo Verde. Data cit.: 22 Dez 1849. pg. 887.

3 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 2: pg.235.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia