seta seta
Venâncio José de Pina FARIA ®
(1867-Cerca de 1953)
Constância da SILVA ®
(1877-)
Luís José PINHEIRO ®
(1873-1950)
Henriqueta de Azevedo OLIVEIRA
(1879-1961)
Vicente da Silva FARIA ®
(1900-1969)
Cecília da Conceição Azevedo PINHEIRO ®
(1899-1988)

Silvestre Pinheiro de FARIA ®
(1924-1993)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria da Luz Barbosa MARTINS ®

Silvestre Pinheiro de FARIA ®

  • Nascimento: 31 Dez 1924, Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde
  • Casamento (1): Maria da Luz Barbosa MARTINS ® a 4 Mar 1950 na Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde
  • Óbito: 27 Fev 1993, Valrico, Hillsborough, Florida, USA com 68 anos de idade
  • Sepult.: Brandon, Hillsborough, Florida, United States

Símbolo   Silvestre também usou o nome Chibete.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

Silvestre Pinheiro de Faria nasceu a 31 de Dezembro de 1924 na Furna, Ilha Brava, e com 8 anos de idade foi para São Vicente para prosseguir os estudos. Tinha 3 irmãos: Maria do Espírito Santo Faria, professora de Francês no Licéu Gil Eanes; Vicente Pinheiro de Faria, que trabalha no Portuguese Credit Union de Cambridge, Massachusetts; e Amiro Pinheiro de Faria, engenheiro electrotécnico trabalhando para a FAU em Moçambique. Casou em 1950 por procuração com Maria da Luz Martins de Faria e teve 7 filhos: Luiza, Maria Adalgisa, Luis António, João Vicente, Luis José, Silvestre e Manuel António. E 17 netos. Começou a trabalhar como escriturário no Banco Nacional Ultramarino com 21 anos de idade, sendo transferido para a Guiné em Junho de 1953 e, após quatro anos, retornou a Cabo Verde, sempre no BNU, onde despendeu 33 anos da sua vida, muitos dos quais na gerência. Seguiu em 1975 para Lisboa, onde viveu até 25 de Novembro de 1978, altura em que emigrou para os EUA, após ter conseguido a sua reforma. Fixou residência em Brockton e trabalhou para a "Datel Systems" de 1978 a 1988, até à sua reforma aos 62 anos de idade. Mudou-se para Valrico, Florida, onde faleceu a 27 de Fevereiro de 1993. Os primeiros versos, recentemente encontrados pela família, datam dos seus 17 anos. As composições mais conhecidas são "Luz Brando de bo Olhar", "Marlene Lebâ'n co Bó", "Despedida" e "Valsa Matilde"

Símbolo  Notas sobre o funeral / cemitério:

Hillsboro Memorial Cemetery
Brandon
Hillsborough County
Florida, USA

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Local onde nasceu. A ILHA BRAVA



Clip vídeo com morna cantada por Gardénia Benrós




• Foto jovem: entre irmãos. Amiro (mais novo), Vicente (no triciclo), Silvestre (de chapéu), Maria (Biá)



• Foto jovem: estudante.



• Foto jovem.



• Foto em grupo. De cima para baixo e da direita para a esquerda: Nuno Álves de Miranda, Franklin Lisboa Santos, Silvestre Pinheiro de Faria, Tomaz Dantas Martins, Aleixo Miranda, António Firmino, Guilherme Rocheteau, José Martins Fonseca, Filinto Elísio de Menezes, José Mateus Spencer, Eduíno Brito Silva, Mário Lima e José Euclides de Menezes. Fotografia reproduzida no artigo de Mário Lima intitulado "Reflexões" (Artiletra. 24. Praia. Jan.-Jul. 1997)



• Foto idade madura:

• Categoria / função laboral: em 1963 era funcionário do BNU, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.



• Foto de corporação: funcionários do BNU, em 1963, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. No 1º plano (sentados), o primeiro da esquerda para a direita



• Foto casal: meia idade, a 27 Fev 1993.



• Foto casal: terceira idade.



• Descendência: filhos. Foto de 2015



• Sepultura/Campa: epitáfio. Pa Mo Morre Ta Odja Bu Olhar Ma Bu Sorriso E' Dormi Pa Ba' Scorda Mi Cu Bo Na Paraizo
"Chibete"

Find A Grave Memorial # 84587347



• Foi sepultado em Hillsboro Memorial Cemetery em Brandon, Hillsborough, Florida, United States.


imagem

Silvestre casou com Maria da Luz Barbosa MARTINS ®, filha de João Augusto MARTINS ® e Carlota de Medeiros Gomes BARBOSA ®, a 4 Mar 1950 na Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde. (Maria da Luz Barbosa MARTINS ® nasceu a 18 Nov 1925 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde, faleceu a 25 Mar 2013 em Valrico, Hillsborough, Florida, USA e foi sepultada em Brandon, Hillsborough, Florida, United States.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia