seta seta
José de Oliveira PINTO ®
(1873-1932)
Júlia Maria LOPES DA SILVA ®
(1875-1925)
Miguel António MONTEIRO ®
(1868-1946)
Justina Oliveira da SILVA ®
(1875-1953)
José de Sousa PINTO ®
(1906-1976)
Margarida Clara Lima MONTEIRO ®
(1906-2003)

Noel Monteiro de Sousa PINTO ®
(1934-2022)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Carlota Avelino KÖNIG ®

Noel Monteiro de Sousa PINTO ® 1

  • Nascimento: 15 Ago 1934, Praia, Santiago, Cabo Verde 1 2
  • Casamento (1): Maria Carlota Avelino KÖNIG ® a 3 Mar 1962 em Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Óbito: 13 Out 2022, Praia, Santiago, Cabo Verde com 88 anos de idade 2
  • Sepult.: Out 2022, Praia, Santiago, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Cidade da Praia - Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui



• Foto criança: com os irmãos. Em "escada": José Augusto, Noel e Dudu



• Foto jovem: aos vinte anos.



• Foto em grupo: malta da turma do 7º ano, alinea f), do Velho Liceu Gil Eanes, em 1955.
Na fotografia, da nossa esquerda para a direirta:

Fila da frente
: · Eduardo Rocheteau Gomes · António St' Aubyn (Totó) · Daniel Neves (Nhelas Ti Pedro) · Alexandre Monteiro (R. Branco) · Salazar Ferro · José Conceição (Zé Boulanger) · Faria · Osvaldo Morais

Fila de trás: · João Monteiro Silva (Djunga nha Mélia) · José Abrantes Lopes · Vicente Andrade (Tchenta) · Fernando Cláudio Teixeira · Noel Pinto .



• Foto idade madura: 1961.



• Anúncio: autorização administrativa para o casamento, a 17 Fev 1962,.



• Noel casou a 3 Mar 1962 em Praia, Santiago, Cabo Verde: certidão.



• Foto casal.



• Foto idade madura: aos 32 anos, 1966, [Place]. Com alguns colegas do Curso de Administração Pública de 1966, do ex-ISCSPU (UTL),na Junqueira.

Da D/E:Morais Junior, Espirito Santo,Tiago Estrela, Jaime Silva e Noel Pinto



• Foto em grupo: o do meio, em 1973. 1º Congresso Nacional de Previdência Social Portuguesa,realizada em Lisboa em 1973. A ex- Província Ultramarina de Cabo Verde, foi representada por uma delegação de altos funcionários Cabo-verdianos de então: Noel Pinto (pelo Governo e Inspector -Chefe do Trabalho e Previdência Social do ITPAS,) António Moniz,Director dos CTT(pela Caixa de Auxílios dos Correios) e João de Azevedo Camacho,Director aposentado de Fazenda (como Presidente da Caixa Sindical do Comercio Ofícios Correlativos)



• Cargo: Presidente do Instituto do Trabalho Previdência e Acção Social, em 1975, em Praia, Santiago, Cabo Verde. (Cf. ao lado, um extrato do B.O. nº2 de 11.1.1975).



• Foto idade madura: entre irmãos.
Da nossa esq. para a dta: Noel, José e Miguel



• Categoria / função laboral: transição para a Direcção Nacional do Trabalho e Função Pública, a 23 Jul 1975. Em virtude da extinção do Instituto do Trabalho, Previdência e Acção Social

(cf. ao lado um extrato do BO nº 15 de 11 de outubro de 1975)
(é o nº 2 da lista A)



• Foto em grupo: com colegas numa formação, em 1979, em Nice, , Provence-Alpes-Côte d'Azur, France. José Jorge Lisboa Santos, Noel Pinto e Rogério Leitão



• Foto de família: 1983.



• Foto de família: 2012.

• O seu obituário foi publicado no Por "A NAÇÃO" a 13 Out 2022. Faleceu hoje na Praia, aos 88 anos, Noel Pinto, figura conhecida da sociedade cabo-verdiana, e um dos rostos da Administração Pública nacional.

Noel Pinto nasceu a 8 de Agosto de 1934, na Praia, onde residia até hoje.

Antes da Independência, no período colonial, foi inspector '96 chefe do Trabalho do Instituto do Trabalho, Previdência e Acção Social, tendo sido nomeado, depois, a 28 de Novembro de 1974, presidente desse mesmo Instituto.

Com a Independência transitou para a Direcção Nacional do Trabalho e Função Pública, tendo sempre sido um rosto e quadro incontornável da Administracção Pública de Cabo Verde, ao longo dos anos.

Nas redes sociais já há mensagens de pesar numa notícia que apanhou muitos de "surpresa".

O vizinho e amigo Raul Vera Cruz Barbosa escreveu que "perante uma tragédia como esta, fica apenas a perplexidade de perceber que a vida é mesmo um sopro".

"Partiu um amigo e meu coração está destroçado, enquanto se nega a acreditar", acrescentou.

Barbosa descreve ainda Noel Pinto como "um ser humano maravilhoso, amigo do seu amigo, fiel e verdadeiro".

"Não é apenas o mundo que fica mais pobre com sua partida, mas também a vida de todos os que o amavam. Ele vai deixar muitas saudades e nunca será esquecido".



• Foi sepultado em Cemitério da Várzea.



• Sepultura/Campa.


imagem

Noel casou com Maria Carlota Avelino KÖNIG ®, filha de Alberto Ernesto KÖNIG ® e Maria Anita AVELINO ®, a 3 Mar 1962 em Praia, Santiago, Cabo Verde. (Maria Carlota Avelino KÖNIG ® nasceu a 3 Jun 1941 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1.)


imagem

Fontes


1 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

2 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 17 Mai 2024 com Legacy 9.0 de Millennia