seta
Hortênsio Estêvão Lisboa da Câmara e SOUSA ®
(1901-1975)
Olga BARRADAS
Eduardo Barradas da Câmara e SOUSA ®
(1928-)
Maria Manuela Didelet MONTEIRO
(1929-)

Rui Monteiro da Câmara e SOUSA ®
(1953-2012)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria João Ferreira MARTINS ®

Rui Monteiro da Câmara e SOUSA ® 1

  • Nascimento: 14 Mai 1953, Lobito, , Benguela, Angola 1
  • Casamento (1): Maria João Ferreira MARTINS ®
  • Óbito: 27 Ago 2012, Lobito, , Benguela, Angola com 59 anos de idade
imagem

Símbolo  Notas gerais:

"Sou empresário mas licenciei-me em Medicina Veterinária na Universidade Técnica de LIsboa em 1976. Tenho um MBA . Aqui em Angola os meus interesses estão na promoção imobiliária e estou empenhado na construção de "casas de interesse social", um conceito inovador e pioneiro que permite a preços razoáveis, uma habitação condigna. Um desafio. Regressei a Angola depois de viver em Portugal atá 1995 e fixei residância no Lobito desde 2004. Gosto muito de aqui estar e tenho a nacionalidade angolana." 2

Símbolo  Notas sobre o óbito:

Morte de empresário português lança suspeitas sobre oficial angolano

Jornal "Público" em 31.08.2012 - 01:20 Por José Bento Amaro

O empresário luso-angolano Rui Câmara e Sousa, assassinado no Lobito, em Angola, na noite de segunda-feira, terá sido executado à ordem de um rival num negócio ligado ao sector do turismo e do imobiliário. Esta é a principal suspeita da polícia local, que está a investigar mais uma morte de um português naquele país. Um oficial do Exército angolano é um dos suspeitos de ser o mandante do crime.

Rui Câmara e Sousa, de 59 anos, morreu após ser golpeado por diversas vezes na cabeça com um objecto contundente. Quando foi assassinado encontrava-se sozinho em casa, situada numa zona conhecida como Restinga. Um familiar do empresário, que em Portugal chegou a integrar o gabinete do então ministro da Agricultura, Arlindo Cunha, disse ontem ao PÚBLICO que são poucas as informações disponíveis, sendo certo que outros portugueses residentes no Lobito estariam a par de uma tentativa de negócio em que Rui Sousa tinha como principal concorrente um coronel angolano.

"O Rui tinha negócios relacionados com o turismo e o imobiliário. Sei que alugava quartos a turistas americanos que depois levava a pescar no alto mar. E também sei que era uma pessoa bem relacionada com os políticos locais. Há algum tempo, com a ajuda do Governo angolano, chegou mesmo a acompanhar desportistas idosos do país numa deslocação aos Estados Unidos, o que prova que era, de facto, alguém com credibilidade", acrescentou o mesmo familiar.

Enquanto os filhos e a mulher do empresário, que no início da década de 1990 desempenhou o cargo de vice-presidente da Câmara de Comércio de Indústria Portugal/Angola, tratam no Lobito dos pormenores legais para que o corpo possa ser transportado e sepultado em Lisboa, outros familiares e amigos da vítima tentam recolher elementos que possam ter relevância para as averiguações policiais. O PÚBLICO sabe que há pelo menos um cidadão português residente em Angola que já terá dado conta à polícia dos motivos pelos quais é referenciado como suspeito o oficial do Exército.

As primeiras averiguações policiais apontam para o facto de o empresário ter sido deitado na própria cama depois de ser agredido (supostamente no momento em que terá aberto a porta de casa). A descoberta do cadáver foi feita na terça-feira, quando chegou à residência a mulher contratada para fazer as lides domésticas. Apesar de ter sido notado o desaparecimento de uma televisão, de um computador portátil e de um telemóvel, a polícia acha estranho que o móbil do crime tenha sido o roubo, uma vez que no interior da residência terão ficado diversos outros objectos de valor.

Em declarações à Lusa, o comandante provincial de Benguela da Polícia Nacional, António Maria Sita, confirmou que o cadáver do empresário foi encontrado pela empregada doméstica, a qual terá alertado alguns vizinhos que, por sua vez, comunicaram a ocorrência às autoridades.

O homicídio de Rui Sousa, que havia regressado a Angola (onde nasceu) em 2004, está a ser bastante comentado no país, sobretudo em Luanda, onde mantinha contactos com entidades do sector turístico.

Rui Câmara e Sousa, que em Portugal chegou a ser uma das primeiras pessoas apoiadas pelo programa Jovens Empresários de Elevado Potencial, era neto de um antigo governador de Benguela e filho de um ex-administrador dos Caminhos de Ferro daquela antiga província portuguesa.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto casal.

• Morava em Lobito, , Benguela, Angola. 1


imagem

Rui casou com Maria João Ferreira MARTINS ®. (Maria João Ferreira MARTINS ® nasceu a 31 Out 1956 em Benguela, , Benguela, Angola 3.)


imagem

Fontes


1 Testemunho da própria pessoa, por correio electrónico. Data cit.: 23 Mai 2010.

2 Testemunho da própria pessoa, por correio electrónico. Data cit.: 25 Mai 2010.

3 Testemunho (de parente próximo), fornecido via e-mail por. Data cit.: 25 Mai 2010. Rui Monteiro da Camara e Sousa.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia