Francisco Augusto da Fonseca REGALLA ®
(1871-1937)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Elvira Freire MONTEIRO ®

Francisco Augusto da Fonseca REGALLA ®

  • Nascimento: 7 Abr 1871, Aveiro, , Aveiro, Portugal 1
  • Casamento (1): Elvira Freire MONTEIRO ®
  • Óbito: 11 Abr 1937, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde com 66 anos de idade 1
  • Sepult.: Abr 1937, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica:,. Militar. Médico.
Foi novo para Cabo Verde, para exercer as funções de médico, graduado ofical subalterno de Exército. Com a patente de tenente veio a atingir o posto de coronel.

• Artigo na Imprensa / Notícia: na Gazeta do Racionalismo Cristão,,. clique aqui

• Atividade política: Autarca, cerca de 1925. Francisco Regala assumiu também cargos autárquicos na cidade do Mindelo. No dia 6 de agosto de 1925, foi ele, na qualidade de presidente da Câmara Municipal do Mindelo, que assinou o contrato que permitiu a chegada da eletricidade à cidade.



• Condecoração: pelo Governo Português, em Out 1931. Ver ao lado um extrato da nota publicada no nº16 do quinzenário "Notícias de Cabo Verde" de 17.10.1931



• Associação ou club: Caixa de Aposentações, em 1933,.
Ver recorte ao lado extraído do nº 49 do semanário mindelense "Notícias de Cabo Verde" de 17-6-1933



• Atividade cívica e social: subscritor para a construção duma capela em Mato Inglês, em Jan 1933, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.
Ver recorte ao lado extraído do nº 32 do semanário mindelense "Notícias de Cabo Verde" de 28-1-1933
N.B.: Os nomes realçados e assinalados no recorte são de pessoas com páginas próprias neste site genealógico



• Foi sepultado no Cemitério do Mindelo em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa: em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.



• O seu obituário foi publicado no Missa marcada para 30 de Abril a 1 Abr 1938 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.
Ver ao lado um recorte extraído do periódico mindelense "Notícias de Cabo Verde", nº166 de 01-4-1938



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. Os testemunhos e registos existentes dizem que, logo após o funeral, figuras ilustres de Mindelo e alguns populares lançaram a ideia de uma subscrição pública para se fazer algo que perpetuasse a memória do médico-militar-autarca, tendo o Dr. Baltasar "Nhô Balta" Lopes da Silva, assumido a presidência de uma "Comissão Pró-Monumento Dr. Regala" que foi criada no Dia 1º de Maio de 1937, Dia Internacional do Trabalhador...

Construída entre 1940 e 1943, muito perto do Hospital e no sítio onde organizou o célebre comício de compromisso com a população faminta e revoltada, a Praça Dr. Regala com o busto, cujo rosto está voltado para o Monte Cara, tem por detrás factos e pessoas que merecem ser alvo de tertúlias entre alunos, professores e cidadãos, lá mesmo no espaço.

A seguir, nomes de assinantes/contribuintes da subscrição, publicada no "Notícias de Cabo Verde-São Vicente" Nº 153, de 15.09.1937) que têm páginas genealógicas neste site:

Abel Pires Ferreira
António Francisco Oliveira
António Virgílio Leite
Bento Oliveira
Carolina Benoliel
Daniel Carvalhal
Emílio Lobo
Francisco Lélis Évora
Guiomar Lopes da Silva
Hermógenes Martins
João Baptista Rendall
João Carvalho Vera-Cruz
Joaquim Nunes Sousa Lobo
José Jardim
Jules Bonnaffoux
Simão Brito Spencer
Simão Matias dos Santos
Vasco Lopes da Silva


imagem

Francisco casou com Elvira Freire MONTEIRO ®. (Elvira Freire MONTEIRO ® nasceu em 1890 em Praia, Santiago, Cabo Verde e faleceu a 4 Jul 1977 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 15 Jul 2024 com Legacy 9.0 de Millennia