António Daniel PEREIRA
Inês SOUSA
?
Clarisse de Almeida PEREIRA ®
(1916-2001)

Daniel António PEREIRA ®
(1951-)

 

Relações da família

Daniel António PEREIRA ®

  • Nascimento: 28 Mar 1951, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto teenager: com a mãe e irmã Aracy.



• Atividade desportiva: ginástica de aparelhos, 1969-1973. Equipa de Ginástica Especial, que sob orientação do professor Carlinhos Ribeiro, apresentou, ao longo de mais de 5 anos, exibições periódicas no Liceu da Praia, nas modalidades de ginástica de solo, barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, argolas e salto sobre mesa.



• Foto jovem.

• Profissão: diplomata. Entrevista em 26/06/2013, como embaixador de Cabo Verde no Brasil



• Obra: investigador com publicações conceituadas no domínio da História de Cabo Verde. Sobre o autor: Daniel António Pereira é licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa e diplomata de carreira. Autor de nove livros [até 2016] sobre a História de Cabo Verde, tem largas dezenas de artigos publicados em diversos jornais e revistas, nacionais e estrangeiros, tendo, ainda, proferido palestras e conferências em várias universidades em Portugal, Estados Unidos da América, Brasil, Senegal, Angola e Países Baixos.

Livro "Novos Subsídios para a História de Cabo Verde" lançado em 17.12.2016

• Nota biográfica. Daniel António Pereira é licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa e diplomata de carreira. Membro fundador da Associação dos Escritores Cabo-verdianos (AEC) e da Associação dos Diplomatas Cabo-verdianos (ADC), sendo desta seu primeiro presidente. Autor de dez livros sobre a História de Cabo Verde [até 2020], tem largas dezenas de artigos publicados em diversos jornais e revistas, nacionais e estrangeiros, tendo, ainda, proferido palestras e conferências em várias universidades em Portugal, Estados Unidos da América, Brasil, Senegal, Angola e Países Baixos. Foi agraciado com a Medalha do Vulcão (Cabo Verde) e com a Grã Cruz da Ordem do Rio Branco (Brasil).



• Condecoração: com a 1ª classe da Medalha do Vulcão, 6 Jul 2010. Atribuído, pelo Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Verona Rodrigues Pires, em reconhecimento para com as mulheres e os homens de Cultura que têm vindo a contribuir para o prestígio e a projecção externa do país.

Ver ao lado o recorte do Decreto Presidencial nº 21/2010, onde o nome está realçado a amarelo na lista apresentada por ordem alfabética. Os nomes indicados com um ponto vermelho são de pessoas que também têm uma página neste site genealógico.



• Obra: UM MAR DE CONFLITOS – MARCELLINO REZENDE COSTA VS MANOEL ANTONIO MARTINS, 2020. Apresenta uma ampla documentação que fora coligida por Marcelino Rezende Costa, Escrivão Deputado da Junta da Fazenda da Província de Cabo Verde de então, tendo como escopo servir de apoio probatório em sua defesa e, através dela, partir para uma série de acusações contra Manuel António Martins, figura incontornável da história do arquipélago cabo-verdiano, na primeira metade do século XIX.


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia