seta
Manuel José do SACRAMENTO MONTEIRO ®
(1861-1944)
Maria da Conceição FERREIRA
Artur Leal Lobo da COSTA ®
(1882-1963)
Lia da Conceição do SACRAMENTO MONTEIRO ®
(1917-1994)

Maria da Graça Sacramento Monteiro Lobo da COSTA ®
(1939-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Eduardo Fortunato Jaime ANAHORY ®

Maria da Graça Sacramento Monteiro Lobo da COSTA ®

  • Nascimento: 12 Abr 1939, Lisboa, , Lisboa, Portugal
  • Companheiros (1): Eduardo Fortunato Jaime ANAHORY ®
imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Nascida na freguesia da Penha de França, em Lisboa

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui



• Atividade artística: Actriz de Teatro. Graça Lobo de seu nome artístico, e Maria da Graça Monteiro Lobo da Costa como nome de batismo (Penha de França, Lisboa, 12 de abril de 1939) é uma atriz e escritora portuguesa.



• Nota biográfica:,. Nasceu num palácio na Vialonga, propriedade do pai. Passou lá as férias e os fins de semana até aos 18 anos. Depois de ter estudado nos melhores colégios, o pai mandou-a para um convento em Dublin, quando tinha 15 anos até aos 17 anos. Aos 19 anos trabalhou numa companhia aérea de Bogotá como hospedeira e depois na TAP.



• Nota biográfica:,. Começou a sua vida no mundo do espetáculo com a sua estreia na Casa da Comédia com o espetáculo Noites Brancas de de Dostoievsky, sendo encenador Norberto Barroca (nesta altura ainda apenas aluna do Conservatório).

Fez ao longo da vida parte integrante de várias entidades como foi o caso do Teatro Estúdio de Lisboa, do Teatro Experimental de Cascais, do CPC ou também Teatro de Todos os Tempos.

Entre os trabalhos que interpretou encontram-se textos de autores famosos como Pirandello, Giraudoux, Gombrowicz, Genet, Copi, Albee, Feydeau. O seu trabalho foi feito com vários encenadores, encontram-do-se entre eles personagens como Victor Garcia ou Carlos Avilez.

Em 1974 participa na peça "A Pedra no Sapato" no Teatro Monumental.

Corria o ano de 1979, procedeu à fundação da Companhia de Teatro de Lisboa, local onde interpretou vários trabalhos de Harold Pinter, de James Joyce, de Samuel Beckett, de Miguel Esteves Cardoso, de Noel Coward, de Henrik Ibsen, de Alan Ayckbourn, e também a obra, Cartas Portuguesas, obra esta atribuída a Mariana Alcoforado, tendo feito esta interpretação feito carreira em vários teatros portugueses como foi o caso do Teatro Nacional D. Maria II, do São Luiz Teatro Municipal, do La Mamma Experimental Theatre & Etc/New York, do Festival Internacional de São Francisco (1980).

Representou em Ljubliana na Eslovénia, no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Tóquio fazendo neste cado um intercâmbio com atriz de nacionalidade japonesa Kyoko Kishida, que se manteve em Tóquio com o espetáculo a fazer carreira comercial.

Sobre a carreira de Graça Lobo, e dotado de uma entrevista bastante longa feita à atriz, é possível ver-se o filme e documentário intitulado: "Graça Lobo Dois Pontos" da autoria de Frederico Corado, nascido em (Lisboa, 22 de Outubro de 1977), realizador e produtor de cinema e vídeo e também encenador de teatro.

Fonte: ARTISTAS UNIDOS



• Foto - idade avançada: em 2018,.


imagem

Maria teve uma relação com Eduardo Fortunato Jaime ANAHORY ®, filho de Mimon Abohot ANAHORY ® e Maria de la Concepcion Morales e ILLANA. (Eduardo Fortunato Jaime ANAHORY ® nasceu a 18 Dez 1918 em Lisboa, , Lisboa, Portugal 1 e faleceu a 16 Jun 1985 em Lisboa, , Lisboa, Portugal 1.)


imagem

Fontes


1 Genea Portugal, clique aqui.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 28 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia