seta seta seta seta
Manuel de REZENDE [8m]*
(1649-1702)
Ana da COSTA [8m]*
(1670-1726)
Manuel Gonçalves CORREIA [8m]*
(1672-1724)
Maria da Conceição NUNES [8m]*
(1667-1742)
João de REZENDE COSTA [7m]*
(1700-1758)
Helena Maria de Jesus CORREIA [7m]*
(1710-1772)

José de REZENDE COSTA [6m]* ®
(1730-1798)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Anna Álvares PRETO [6m]*

José de REZENDE COSTA [6m]* ®

  • Nascimento: 1730, Prados, Minas Gerais, Brasil
  • Baptizado: 13 Jun 1730, Lagoa Dourada, Minas Gerais, Brasil 1
  • Casamento (1): Anna Álvares PRETO [6m]*
  • Óbito: 1798, Cacheu, , Cacheu, Guinea-Bissau com 68 anos de idade

Símbolo   A causa do óbito de da sua/do seu foi peste.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Artigo na Imprensa / Notícia: reconstituição facial.



• Haveres, bens e propriedades: casa no arraial da Lage: Resende Costa, Minas Gerais, Brasil. Morava em sua fazenda Campos Gerais da Laje, onde possuía engenho, moinho, senzala, 27 escravos, 55 bois e 78 porcos, além de uma vasta biblioteca com obras de Molière, Voltaire, Racine, Homero, Virgílio e Horácio; tinha ainda uma casa no Arraial da Laje e onze serviços de terras minerais; era Capitão do Regimento de Cavalaria Auxiliar da Vila de São José do Rio das Mortes; vivia de suas lavouras. Tinha casa no arraial da Lage, cidade que hoje leva seu nome (Resende Costa/MG).



• Local onde nasceu: situação no mapa ao lado de: Prados, Minas Gerais, Brasil.

• patente militar: Capitão.

• Profissão: Inquiridor: Praia, Santiago, Cabo Verde.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento, 2 Jun 2012, Resende Costa, Minas Gerais, Brasil. Monumento a José de Resende Costa (pai), inaugurado na Praça Cônego Cardoso, em 2 de junho de 2012, por ocasião das comemorações dos 100 anos de emancipação política de Resende Costa (foto: Emanuelle Ribeiro)



• Nota biográfica. Capitão José de Rezende Costa - o Inconfidente pai, foi batizado em 13-07-1730 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Prados, casou-se com a açoriana Anna Alves Pretto e moravam na Fazenda Campos Gerais, em Lages (hoje Resende Costa). Foi condenado a forca sendo comutada a pena pela rainha Maria I para degredo por 10 anos em Guiné Bissau, na África. Foi conduzido para o degredo em 24-06-1792 as bordo da fragata Golfinho juntamente com seu filho Conselheiro Jose de Resende Costa e mais dois companheiros. Faleceu em Guiné com 72 anos. Seus ossos foram transladados para o Brasil a pedido de seus familiares. O Dr. Nelson Massini e Eduardo Daruge participaram da reconstituição dos ossos da face do Inconfidente Capitão José de Rezende Costa o qual tem um vídeo que foi divulgado na Globo Telecomunicações. Deixou 2 filhos



• Sepultura/Campa: O hexaneto Jorge Sousa Brito perante a placa tumular: Ouro Prêto, , Minas Gerais, Brazil. fotografia tirada em 20 de agosto de 2019


imagem

José casou com Anna Álvares PRETO [6m]*, filha de João Álvares PRETO [7m]* e Maria Pedrosa de MORAIS [7m]*. (Anna Álvares PRETO [6m]* nasceu em 1733 em Santa Maria, Açores, Portugal e faleceu cerca de 1833 em São João del Rei, , Minas Gerais, Brasil.)


imagem

Fontes


1 Diocese de São João Del Rei (Prados, Minas Gerais, Brasil), "Registo de baptismo," folha 24, livro 02, caixa 01, estante 01 - Prados.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 14 Ago 2022 com Legacy 9.0 de Millennia