José Francisco de FIGUEIREDO
Amália ???
Francisco de FIGUEIREDO ®
(1869-Antes de 1945)
Antónia da Silva LOPES ®
(1883-1954)

Jaime de FIGUEIREDO ®
(1905-1974)

 

Relações da família

Jaime de FIGUEIREDO ® 1

  • Nascimento: 25 Nov 1905, Praia, Santiago, Cabo Verde 1 2
  • Óbito: 15 Out 1974, Praia, Santiago, Cabo Verde com 68 anos de idade 2
  • Sepult.: Out 1974, Praia, Santiago, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica:,. in Esquina do Tempo

Jaime de Figueiredo foi conservador da Biblioteca Municipal da Praia, ensaísta, crítico, dramaturgo e artista plástico. Organizou a primeira antologia de poesia cabo-verdiana, Modernos Poetas Cabo-Verdianos (Edições Henriquinas, 1961).

Apesar de ter produzido mais de meia dezena de opúsculos e textos diversos, publicados de forma esparsa, e embora o seu nome esteja ligado à génese da revista Claridade (Mindelo, 1936-1960), da qual se afastou nas vésperas da saída do seu primeiro número, destaca-se aqui a vertente menos conhecida de Jaime de Figueiredo, a de artista plástico.

Jaime de Figueiredo (JF) reivindica para si próprio a posição de fundador da Claridade, o que assenta, segundo Arnaldo França (1986), na sua convicção de "uma prioridade na sintonização com os movimentos literários e artísticos do modernismo europeu, mais concretamente o português".

Os finais dos anos vinte, inícios de trinta do século passado, terão sido fundamentais na conjugação de vários factores para o exercício de uma influência estética modernista sobre um grupo de jovens intelectuais residentes na Praia, de que JF era umas das figuras de proa, numa cidade que, em 1930, tinha à volta de 5.000 habitantes - portanto, um meio pequeno - com um convívio estreito e intenso entre os interessados na literatura e nas artes em geral.

As contribuições de Jaime de Figueiredo revelam-se numa miríade de aspectos. O intelectual português Julião Quintinha utilizou, em 1928, desenhos de JF para ilustrar um número especial do Jornal da Europa que organizou, "desenhos [esses] que atestavam já um conhecimento das modernas correntes artísticas" (França, op. cit.). O artista plástico surrealista e homem de teatro António Pedro [da Costa] (Praia, 1909 - 1966) chegou à Praia, em 1929, portador da novidade estética europeia e discute-a com JF, que viria a ser o autor do desenho de capa do seu livro de poesia, Diário (Praia, 1929). É, no ano seguinte, pela mão de António Pedro, que Jaime de Figueiredo viria a apresentar-se no Salão dos Independentes, em Lisboa, com duas pinturas e oito desenhos, seguindo a estética modernista. Pelo estabelecimento de laços de correspondência e de colaboração com a revista coimbrã Presença, a partir de 1929, JF passaria a ser seu delegado em Cabo Verde, tendo-lhe oferecido um dos seus desenhos, de entre os expostos no Salão dos Independentes, que foi usado como capa de um dos números.

Um depoimento de João Lopes feito a um programa da Rádio, em 1953, é o que melhor caracteriza, na nossa perspectiva, Jaime de Figueiredo, enquanto artista plástico:

"Nestas alturas, o Jaime fixa o seu "atelier" nos baixos de prédio da Casa Madeira e pinta febrilmente com pincel e caneta, produzindo obras que surpreendem António Pedro pelo vigor e viveza das suas cores mas, helas! Faz um dia, para rasgar num outro dia, na ânsia de se aperfeiçoar.

Deste choque, do movimento, conversas, passeios e tertúlias resulta o livro de poemas Diário de António Pedro, em que Jaime interveio com as suas sugestões e com uma linda caneta-capa, desenho de uma "badia" dançando o batuque.

A custo e quase que às escondidas do Jaime, o António Pedro consegue levar para Lisboa alguns quadros a óleo daquele, que, expostos em Lisboa, no primeiro Salão dos Independentes, obtiveles estavam honrosas classificações. […].

Os seus assuntos de desenhos caracterizam-se pelas observações vividas nos casos locais, gentes humildes, carregadeiras de ponte e carvoeiros de mãos calejadas, etc. São desenhos-esculturas, em que o volume e os músculos de gente da gleba se faz ressaltar na sua movimentação de um realismo surpreendente" (Lopes Filho, 2007, pág. 110).

Em 1931, é anunciada na Praia a publicação de uma folha de arte e cultura intitulada Atlanta, a ser dirigida por Jaime de Figueiredo, que trataria, especialmente, de poesias, estudos sociais, novelas, inquéritos e desenhos. Entretanto, JF transfere-se para S. Vicente, cuja estadia se prolonga até 1937, e o projecto da revista acaba por não se concretizar, aparecendo, entretanto, a revista Claridade. É assim que, para Jaime de Figueiredo, "a influência estética do grupo 'atlanta' sintonizado com a doutrinação do 'presença', e mais tarde dinamizada por próximos contactos em S. Vicente [...] veio resultar na criação do grupo e fundação da revista Claridade" (Jaime de Figueiredo, 1961:XVII).

A posição proeminente de Jaime de Figueiredo é uma referência da modernidade nas artes plásticas cabo-verdianas [...].

Completa a dimensão artística de Jaime de Figueiredo uma dimensão dramática, expressa na publicação de um argumento de bailado folclórico em quatro quadros, Terra de Sôdade, editado nos anos 40 na Revista Atlântico.



• Assinatura / Rubrica: em documento assinado a 1929.

• Categoria / função laboral: em 1929 era amanuense da Camara Municipal, em Praia, Santiago, Cabo Verde. 1

• Encontrava-se solteiro em 1929 1



• Foto jovem: 1929. 1



• Atividade literária: escritor do movimento Claridade. Foto entre "claridosos"

Legenda - Começando pela nossa esquerda: · Jaime de Figueiredo, · António Aurélio Gonçalves , · Guilherme Chantre,· Manuel Serra , · Jorge Barbosa e · Baltasar Lopes



• Atividade literária: escritor.
Leia mais (em língua francesa) aqui.
NB: A página indicada faz parte de um "site qui est réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".

• Nota biográfica: constante no site da Academia Cabo-verdiana de Letras,,. Em virtude de ser patrono da cátedra nº 19 das 40 desta Academia

"Jaime de Figueiredo nasceu a 25 de Novembro de 1905 na Praia e morreu a 15 de Outubro de 1974. Não se sabe muito sobre sua vida, devido à falta de estudos biográficos desenvolvidos, exceto que ele foi o curador da Biblioteca Municipal da Praia"



• Foi sepultado em Cemitério da Várzea.



• Sepultura/Campa.


imagem

Fontes


1 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031405; registo nº 138, imagens 64 e 65; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 8 Jul 1929; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, Praia, RPSAC-Cx 407, peça 04, 1929 Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

2 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia