seta
Francisco António LOPES DA SILVA
(1830-1882)
Pulquéria Gertrudes CABRAL
(-Antes de 1886)
José Maria Cabral de AZEVEDO ®
(1853-Depois de 1929)
Ana Maria de SOUSA ®

Francisco Martiniano de AZEVEDO ®
(1899-1980)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Augusta GOMES ®

2. Maria São João Martins TEIXEIRA ®

Francisco Martiniano de AZEVEDO ® 2

  • Nascimento: 16 Out 1899, São Nicolau, Cabo Verde 2
  • Partnership (1): Maria Augusta GOMES ®
  • Casamento (2): Maria São João Martins TEIXEIRA ® a 27 Dez 1928 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
  • Óbito: 1980, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 81 anos de idade
  • Sepult.: 1980, Lisboa, , Lisboa, Portugal

Símbolo   Francisco também usou o nome Chico.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Assinatura / Rubrica: em documento assinado em 1929.

• Categoria / função laboral: em 1929 era professor de posto de ensino, em São Jorge, Fogo, Cabo Verde. 2

• Encontrava-se casado em 1929 2



• Foto idade madura: 1929. 2

• Morava em 1929 em São Jorge, Fogo, Cabo Verde. 2



• Atividade lúdica: piquenique na localidade denominada Serrado., cerca de 1951, em Fogo, Cabo Verde. Em homenagem ao médico · Henrique Teixeira de Sousa e esposa · Hermengarda Julieta Barbosa Henriques (Odette); casal ao centro, ele de fato branco e ela de braços cruzados.

Legenda para o grupo de jovens sentados num ponto mais alto situado à nossa direita na fotografia:
Indo da nossa esq/direita: · João Monteiro Silva (djonzinho di nha Ofelia), · Isaac Anahory Silva , · Irlando Fontes, atrás · Agílio Azevedo, · João Baptista Barbosa (João de Muntina),· Manuel Gomes de Pina (Manuel di Tuntun), · João da Cruz Brito, · (?).

Outros convivas (com páginas neste site) identificados nesta fotografia:
· Magda Azevedo - indo da nossa direita para a esquerda, é a primeira jovem agachada olhando em frente.
· Lígia Azevedo - indo da nossa direita para a esquerda, é (após as crianças) a jovem sorridente agachada logo debaixo do senhor de fato branco (o homenageado).
· Napoleão Azevedo - o jovem deitado à direita, de botas castanhas, tendo uma criança colocado um braço sobre o seu peito.
· Chico Azevedo - o senhor de fato cinzento, sentado no chão
· João Modesto - o senhor agachado, de fato branco, ao lado do de cinzento.
· Eduardo Barbosa - o senhor do lado direito, completamente deitado e atrás da planta.
· Joaquim Macedo - indo da nossa direita para a esquerda, é o primeiro senhor agachado.
· Hena Alves - a jovem agachada logo atrás do senhor sentado e de fato cinzento.
· Nice Alves - a jovem de cabelos soltos, agachada logo abaixo da senhora de branco com os braços cruzados
· Ilse Alves - a criancinha de cabelos claros, em 1º plano, atrás da planta e na enfiada da senhora de branco e braços cruzados.
· Irene Silva - a senhora de óculos na fila dos em pé, de blusa cinzenta com botões brancos, de cinto castanho.
· Margarida Monteiro - a senhora em pé ao centro, de vestido cinzento enxadrezado, entre e por detrás das senhoras com braços cruzados.
· Iolanda Barbosa Vicente - indo da nossa direita para a esquerda na fila dos em pé, é a terceira jovem, de vestido cinza claro e de cinto branco,
· Bia de Muntina - indo da nossa direita para a esquerda na fila dos em pé, é a primeira jovem.
· Inês Mira Godinho - na fila dos em pé, é a senhora mesmoao lado do homenageado, de vestido claro e flor preta na lapela.
· José Augusto Barbosa (Zezé di Tchimi) - deitado, só se vendo a cabeça, a qual está encostada à criancinha de cabelos claros.



• Foto de família. Dir/esq Os Pais Francisco e Bia, Ligia, Madga, Agilio, Napoleão, Antonio, Djunga, Zeca, Adriano e Nely.



• Foto em grupo: Cinco amigos no Fogo. 3 Os cinco amigos estão em frente á casa do Senhor Anibal Adolfo Avelino Henriques, mais percisamente em frente à loja dele, que fica no r/c do Sobrado..
Da esquerda para a direita temos Manuel do Sacramento Monteiro,
A seguir temos o Senhor Anibal Adolfo Avelino Henriques, (nhô Anibal) - Homem de sorriso simpático, que escrevia versos e peças de teatro como ninguém. O Dr. Baltazar Lopes da Silva chamou-lhe O Gil Vicente do Fogo. Depois temos o Senhor Alirio João de Matos - Oficial do Exercito portugues, natural de Vila Nova de Ourem, enfermeiro que chegou ao Fogo cerca de 1905 e não mais deixou a terra. Reformou-se como Tenente.Temos então todo sorridente o Senhor Agnelo Adolfo Avelino Henriques - Imponente, homem de fibra desafiou o regime de Portugal. Na ponta direita temos o Senhor Francisco Martimiano de Azevedo, natural de S. Nicolau irmão do Poeta Pedro Corsino de Azevedo. Nhô Chico chegou ao Fogo apaixou-se por uma bela crioula e não mais deixou a ilha.Escrevia belas peças de teatro, belos discursos. Era homem de letras muito inteligente.


imagem

Francisco teve descendência com Maria Augusta GOMES ®. (Maria Augusta GOMES ® faleceu em †.)


imagem

Francisco a seguir casou com Maria São João Martins TEIXEIRA ®, filha de Sebastião Monteiro TEIXEIRA ® e Palmira do Valle MARTINS ®, a 27 Dez 1928 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.4 (Maria São João Martins TEIXEIRA ® nasceu a 24 Jun 1903 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde e faleceu em 1998 em Lisboa, , Lisboa, Portugal.)


imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

2 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031378 registo nº20; imagens 10 e 11; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 17 Jul 1929; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, Fogo, RPSAC-Cx 407, peça 06, 1929-1933. Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

3 Facebook ou similar, comentário de Amélia Sacramento Monteiro em Fotolog.

4 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Jul 2024 com Legacy 9.0 de Millennia