arrow
Sebastião Monteiro TEIXEIRA
(1862-)
Palmira MARTINS
(1864-1960)
João Lúcio de SOUSA
(1892-1956)
Laura Martins TEIXEIRA ®
(1890-)

Henrique Teixeira de SOUSA ®
(1919-2006)

 

Family Links

Spouses/Children:
Hermengarda Julieta Barbosa HENRIQUES ®

Henrique Teixeira de SOUSA ® 1

  • Born: 6 Sep 1919, São Lourenço, Fogo, Cabo Verde
  • Casou-se com: Hermengarda Julieta Barbosa HENRIQUES ®
  • Died: 3 Mar 2006, Oeiras, Estremadura, Portugal at age 86
picture

bullet  Notas gerais

Teixeira de Sousa licenciou-se em Medicina em Lisboa, em 1945, tendo frequentado no ano seguinte o Instituto de Medicina Tropical do Porto. Tirou mais tarde a especialidade de nutricionista, e foi inicialmente colocado como médico em Timor.

Teixeira de Sousa fixou-se no ano seguinte na sua ilha natal do Fogo, onde foi notável a sua acção em prol de estruturas mínimas de saúde pública. Exerceu posteriormente em São Vicente, até se aposentar em vésperas da independência e se fixar em Oeiras, onde viveu até ao fim dos seus dias.

Obras literárias

* Contra mar e vento - livro de contos
* Ilhéu de contenda (primeiro de triologia)
* Capitão de Mar e Terra
* Xaguate (segundo de triologia)
* Djunga
* Na Ribeira de Deus (terceiro de triologia)
* Entre duas Bandeiras
* Oh Mar das Túrbidas Vagas

picture

bullet  Eventos e factos importantes em sua vida

• Profissão: médico.



• Foto do casamento.



• Foto meia idade.



• Foto em família.



• Propriedade: sobrado: São Filipe, Fogo, Cabo Verde. 2 Temos o Sobrado da familia Teixeira de Sousa, hoje PENSÃO BELAVISTA. Nome bem escolhido, do primeiro andar temos uma vista linda sobre a ilha Brava. Sofreu mudanças, não existia a cercadura no patio, nem um pequeno acrescento que vejo no canto direito. Foi bem recuperado. No r/c sempre conheci a loja do nhô Djonzinho Sousa. No primeiro andar a moradia da familia, com grandes salões e uma bela varanda à frente e outra nas traseiras.



• Sepultura/Campa, 2006, Fogo, Cabo Verde. Escultura de Leão Lopes



• Sepultura/Campa: placa no sopé da campa.


picture

Henrique casou-se com Hermengarda Julieta Barbosa HENRIQUES ®, daughter of Aníbal Adolfo Avelino HENRIQUES ® and Aline Julieta Gomes BARBOSA. (Hermengarda Julieta Barbosa HENRIQUES ® was born 20 Jul 1925 in Fogo, Cabo Verde and died 13 Dec 1965 in Mindelo, São Vicente, Cape Verde.)


picture

Sources


1 Pesquisa genealógica, Família Monteiro Rebelo do Fogo. Ramo Monteiro Teixeira. clique aqui.

2 Testemunho de amigo da família, num site internet, em texto colocado por. Amélia Santa Rita do Sacramento MONTEIRO
.

Esclarecimento do administrador deste site genealógico:
Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico que se segue.

A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:

Clique em Home e irá para o Blog pessoal do autor deste site



Home | Table of Contents | Surnames | Name List

This Web Site was Created 30 Aug 2010 with Legacy 7.4 from Millennia