seta seta seta seta
Henrique Lúcio de SOUSA
(-1899)
Maria Pinto de CARVALHO
(1874-)
Sebastião Monteiro TEIXEIRA ®
(1862-1938)
Palmira do Valle MARTINS ®
(1865-1960)
João Lúcio de SOUSA ®
(1892-1958)
Laura Martins TEIXEIRA ®
(1890-1988)

Henrique Teixeira de SOUSA ®
(1919-2006)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Hermengarda Julieta Barbosa HENRIQUES ®

Henrique Teixeira de SOUSA ®

  • Nascimento: 6 Set 1919, São Lourenço, São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Casamento (1): Hermengarda Julieta Barbosa HENRIQUES ®
  • Óbito: 3 Mar 2006, Oeiras, Estremadura, Portugal com 86 anos de idade
  • Sepult.: São Lourenço, São Filipe, Fogo, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Teixeira de Sousa licenciou-se em Medicina em Lisboa, em 1945, tendo frequentado no ano seguinte o Instituto de Medicina Tropical do Porto. Tirou mais tarde a especialidade de nutricionista, e foi inicialmente colocado como médico em Timor.

Teixeira de Sousa fixou-se no ano seguinte na sua ilha natal do Fogo, onde foi notável a sua acção em prol de estruturas mínimas de saúde pública. Exerceu posteriormente em São Vicente, até se aposentar em vésperas da independência e se fixar em Oeiras, onde viveu até ao fim dos seus dias.

Obras literárias

* Contra mar e vento - livro de contos
* Ilhéu de contenda (primeiro de triologia)
* Capitão de Mar e Terra
* Xaguate (segundo de triologia)
* Djunga
* Na Ribeira de Deus (terceiro de triologia)
* Entre duas Bandeiras
* Oh Mar das Túrbidas Vagas

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Quadro de Honra - Liceu Infante D. Henrique, a 15 Nov 1936, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. 5ª Classe 359 pontos



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Quadro de Honra - Liceu Infante D. Henrique, em Jul 1937, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. 6º Ano, com 297 pontos



• Notas: em exame no Liceu Infante D. Henrique (6ª classe), a 23 Jul 1937, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.
Ver ao lado um recorte extraído do periódico mindelense "Notícias de Cabo Verde", nº 150, de 01-08-1937.
N.B.: Os nomes realçados e assinalados no recorte são de pessoas com páginas próprias neste site genealógico.



• Foi transferido ou mudou do Mindelo, em Ago 1938, para Lisboa, , Lisboa, Portugal. A fim de cursar estudos superiores.

Ver ao lado um recorte extraído do periódico mindelense "Notícias de Cabo Verde", nº175 de 01-9-1938.



• Associação ou club: Sócio nº 2 da Casa dos Estudantes do Império, aprovada a sua admissão, em 1943, em Lisboa, , Lisboa, Portugal. 1 Entre outros dados patentes na ficha, constam:

ESTADO CIVIL: Solteiro

PROFISSÃO: Estudante - Medicina

• Trabalhou como médico.



• Foto do casamento:,.



• Atividade lúdica: piquenique na localidade denominada Serrado., cerca de 1951, em Fogo, Cabo Verde. Em homenagem ao médico · Henrique Teixeira de Sousa e esposa · Hermengarda Julieta Barbosa Henriques (Odette); casal ao centro, ele de fato branco e ela de braços cruzados.

Legenda para o grupo de jovens sentados num ponto mais alto situado à nossa direita na fotografia:
Indo da nossa esq/direita: · João Monteiro Silva (djonzinho di nha Ofelia), · Isaac Anahory Silva , · Irlando Fontes, atrás · Agílio Azevedo, · João Baptista Barbosa (João de Muntina),· Manuel Gomes de Pina (Manuel di Tuntun), · João da Cruz Brito, · (?).

Outros convivas (com páginas neste site) identificados nesta fotografia:
· Magda Azevedo - indo da nossa direita para a esquerda, é a primeira jovem agachada olhando em frente.
· Lígia Azevedo - indo da nossa direita para a esquerda, é (após as crianças) a jovem sorridente agachada logo debaixo do senhor de fato branco (o homenageado).
· Napoleão Azevedo - o jovem deitado à direita, de botas castanhas, tendo uma criança colocado um braço sobre o seu peito.
· Chico Azevedo - o senhor de fato cinzento, sentado no chão
· João Modesto - o senhor agachado, de fato branco, ao lado do de cinzento.
· Eduardo Barbosa - o senhor do lado direito, completamente deitado e atrás da planta.
· Joaquim Macedo - indo da nossa direita para a esquerda, é o primeiro senhor agachado.
· Hena Alves - a jovem agachada logo atrás do senhor sentado e de fato cinzento.
· Nice Alves - a jovem de cabelos soltos, agachada logo abaixo da senhora de branco com os braços cruzados
· Ilse Alves - a criancinha de cabelos claros, em 1º plano, atrás da planta e na enfiada da senhora de branco e braços cruzados.
· Irene Silva - a senhora de óculos na fila dos em pé, de blusa cinzenta com botões brancos, de cinto castanho.
· Margarida Monteiro - a senhora em pé ao centro, de vestido cinzento enxadrezado, entre e por detrás das senhoras com braços cruzados.
· Iolanda Barbosa Vicente - indo da nossa direita para a esquerda na fila dos em pé, é a terceira jovem, de vestido cinza claro e de cinto branco,
· Bia de Muntina - indo da nossa direita para a esquerda na fila dos em pé, é a primeira jovem.
· Inês Mira Godinho - na fila dos em pé, é a senhora mesmoao lado do homenageado, de vestido claro e flor preta na lapela.
· José Augusto Barbosa (Zezé di Tchimi) - deitado, só se vendo a cabeça, a qual está encostada à criancinha de cabelos claros.



• Foto de família: 1953.



• Foto meia idade:



• Possuía sobrado em São Filipe, Fogo, Cabo Verde. 2 Temos o Sobrado da familia Teixeira de Sousa, hoje PENSÃO BELAVISTA. Nome bem escolhido, do primeiro andar temos uma vista linda sobre a ilha Brava. Sofreu mudanças, não existia a cercadura no patio, nem um pequeno acrescento que vejo no canto direito. Foi bem recuperado. No r/c sempre conheci a loja do nhô Djonzinho Sousa. No primeiro andar a moradia da familia, com grandes salões e uma bela varanda à frente e outra nas traseiras.



• Foto cerimónia/evento: Inauguração do cais acostável de S. Vicente 1961, a 9 Jul 1961, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. 3 Da nossa direita para a esquerda,Teixeira de Sousa é o 3º de fato escuro na fila de trás.

Notícia no então "Diário Popular" português:

São Vicente de Cabo Verde (do nosso correspondente) - Esta cidade viveu jubilosamente o dia da inauguração das obras acostáveis do seu Porto Grande que constituíam um velho anseio, hoje consumado numa realidade palpável sob a direcção de engenheiros portugueses.
O acto inaugural revestiu-se de singular elevação, com a presença do governador, tenente-coronel Silvino Silvério Marques, que presidiu, ladeado na tribuna, pelo bispo da diocese, que lançou a bênção ao cais, comandante militar e juiz da comarca.
O funcionalismo e a população acorreles estavam ao acto, ovacionando o eloquente discurso do governador e dos oradores que o antecederam.
Ergueram-se vivas ao Presidente do Conselho e ao antigo ministro Sarmento Rodrigues, que mandou firmar o contrato para a execução da grandiosa obra.
O navio de guerra "Lima", festivamente embandeirado em arco, acostou ao cais número quatro, e o navio-motor da Sociedade Geral, "Manuel Alfredo", ao cais número oito, realizando-se a bordo deste último um lauto banquete em que participaram numerosos convidados.



• Cargo: Delegado de Saúde de São Vicente, a 13 Fev 1969. Segundo o anúncio publicado em 13-02-1969 no nº 340 do semanário capitalino "O Arquipélago". (cf recorte ao lado)



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Louvor concedido pelo Governador da Povíncia, o Brigadeiro Lopes dos Santos, aquando da sua cessação de funções, em 1974. Anúncio publicado em 28-02-1974 no nº 603 do semanário capitalino "O Arquipélago". (cf recorte ao lado)

• Nota biográfica: constante no site da Academia Cabo-verdiana de Letras,,. Em virtude de ser patrono da cátedra nº 25 das 40 desta Academia

"Natural da Ilha do Fogo, de uma velha família branca em terra onde predominam os mestiços. Teixeira de Sousa licenciou-se em Medicina em Lisboa, em 1945, tendo frequentado no ano seguinte o Instituto de Medicina Tropical do Porto. Quando estudante de Medicina, movimentou-se nas lides neorrealistas, juntamente com Francisco José Tenreiro, Manuel da Fonseca, Armindo Rodrigues e o seu compatriota António Nunes. Tirou mais tarde a especialidade de nutricionista, e foi inicialmente colocado como médico em Timor. Teixeira de Sousa fixou-se no ano seguinte na sua ilha natal do Fogo, onde foi notável a sua ação em prol de estruturas mínimas de saúde pública. Facultou ao geógrafo Orlando Ribeiro relatórios inéditos sobre o estado de nutrição e sanidade da ilha - tudo aproveitado no livro sobre O Fogo, que Orlando lhe pediu para ler em manuscrito, beneficiando das suas sugestões e correções Exerceu posteriormente em São Vicente, até se aposentar em vésperas da independência e se fixar em Oeiras, onde viveu até ao fim dos seus dias."



• Atividade literária: escritor.
Leia mais (em língua francesa) aqui.
NB: A página indicada faz parte de um "site qui est réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".



• Sepultura/Campa: 2006, em Fogo, Cabo Verde. Escultura de Leão Lopes



• Sepultura/Campa: placa no sopé da campa, em 2006.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Impressão em notas de 200 ECV, em Dez 2014, em Cabo Verde.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: estátua inaugurada, a 29 Abr 2023, em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.


imagem

Henrique casou com Hermengarda Julieta Barbosa HENRIQUES ®, filha de Aníbal Adolfo Avelino HENRIQUES ® e Alina Julieta Gomes BARBOSA. (Hermengarda Julieta Barbosa HENRIQUES ® nasceu a 20 Jul 1925 em Fogo, Cabo Verde e faleceu a 13 Dez 1965 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), ficha nº 968 do registo de fichas abarcando esse ano; Tabela 1; Transcrição exata dos ficheiros existentes na Torre do Tombo

Tabela 1 - Lisboa, com 1086 fichas de associados da Sede;; A documentação que a seguir se publica consiste no levantamento dos ficheiros de associados da Casa de Estudantes do Império (CEI) que se encontram à guarda da Torre do Tombo; A CEI instituída a 3 de Julho de 1944, teve a sua sede em Lisboa, e delegações em Coimbrai e no Porto. A razão de ser de esta documentação se encontrar na Torre do Tombo tem a ver com o facto de a sede da Casa dos Estudantes do Império e a sua delegação de Coimbra terem sido encerradas, com a invasão das suas instalações pela PIDE em setembro de 1965. Os respetivos arquivos foram apreendidos pela polícia política e armazenados em Caxias.

2 Testemunho de amigo da família, num site internet, em texto colocado por. Amélia Santa Rita do Sacramento MONTEIRO
.

3 Imagem, Fotografia publicada no facebook de Jorge Martins constante da sua coleção privada.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 23 Jul 2024 com Legacy 9.0 de Millennia