seta seta seta seta
João Lúcio de SOUSA ®
(1892-1958)
Laura Martins TEIXEIRA ®
(1890-1988)
Aníbal Adolfo Avelino HENRIQUES ®
(1891-1963)
Alina Julieta Gomes BARBOSA
(1900-1993)
Henrique Teixeira de SOUSA ®
(1919-2006)
Hermengarda Julieta Barbosa HENRIQUES ®
(1925-1965)

Henrique de Jesus Henriques Teixeira de SOUSA ®
(1951-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Orieta Frusoni PEREIRA

Henrique de Jesus Henriques Teixeira de SOUSA ®

  • Nascimento: 27 Nov 1951, São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Casamento (1): Orieta Frusoni PEREIRA

Símbolo   Outro nome para Henrique é Djika.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

Apresentação

Nasci em Cabo Verde, e sou actualmente professor do ensino técnico secundário.

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo I.S.T. em 1975, iniciei nesse ano a minha carreira no ensino na ilha da Madeira e realizei um estágio profissional de três meses na Empresa de Electricidade da Madeira (E.E.M.).

Desde 1976 sou membro da Ordem dos Engenheiros, Região Sul, com o n.º 9954, cédula profissional n.º 13520.

Concluí, em 1978, o Estágio Pedagógico e tornei-me professor efectivo em 1979.

Em 1980 acumulei funções docentes com um cargo administrativo na E.E.M., chefe de aprovisionamentos.

Em 1982 fui requisitado pelo Governo Regional da Madeira para liderar o Departamento de Energias Renováveis da Secretaria Regional do Equipamento Social.

Pioneiro nos estudos de anemometria que conduziram a Madeira a líder nacional do aproveitamento da energia eólica, desenvolvi também diversos projectos de instalações eléctricas convencionais e de energias renováveis (fotovoltaica, solar térmica e climatização solar passiva).

De 1987 a 1988 fui bolseiro na Alemanha onde, após uma aprendizagem da língua alemã, fiz um curso de pós-graduação em Gestão de Energia na Universidade Técnica de Berlim e um estágio de três meses numa fábrica de aerogeradores da MBB em Bremen, no âmbito do projecto de um aerogerador com turbina de pá única, o Monópteros 30.

Em 1989 interrompi o vínculo com o Estado Português e fixei residência em Berlim onde me dediquei à consultadoria energética em projectos de cooperação técnica com países do terceiro mundo e para o Senado de Berlim.

Em 1991 fui admitido na Fábrica de Dispositivos de Corte (Schaltwerk) da Siemens em Berlim, onde colaborei na formação e infomação técnica a clientes e pessoal da Siemens.

Regressei a Portugal em 1994, retomando nesse ano o exercício da docência no ensino secundário técnico, exercício que ainda mantenho.

A partir de 2000 iniciei-me na escrita, em diversas vertentes: filosofia natural, contos e sátiras. Não havendo editoras interessadas no que escrevo, publico os meus escritos em sistema POD (print on demand), vide www.lulu.com/tempo.

Sou um entusiasta da Internet que utilizo para vários fins: na actividade profissional, como hobby e como actividade complementar, instalando sites de terceiros e também na actividade literária. 1

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Sao Filipe, Fogo / Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa). clique aqui

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa). clique aqui



• Foto de infância.



• Foto criança, 1958. Estão da esquerda para a direita: Gabi, Landinho, Guiducha, Laura, Jorge, John e Djika



• Foto jovem: equipa de basquet: Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. De pé: Carjinha (Carlos Estevão ), Amilcar S. Lopes (Miquinhas), Nuna Carvalho, Antero Ramos, Dududa, Henrique Sousa, Armindo Figueiredo
Agachados: Zeca Kotchi , Zeca Macedo, Peixe de Dona Tanha, Ti Guste



• Atividade lúdica: música, 1969. pertenceu a um conjunto musical: os West Side



• Foto jovem: aos 18 anos, 1969.

• Profissão: engenheiro electrotécnico.


imagem

Henrique casou com Orieta Frusoni PEREIRA, filha de Orlando Rodrigues PEREIRA e Giosanna FRUSONI ®. (Orieta Frusoni PEREIRA nasceu cerca de 1955 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde e faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 Testemunho da própria pessoa, em site do próprio.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia