seta
Domingos Fernandes da SILVA [8p]*
(1739-)
Maria da Silva BETTENCOURT [8p]*
João GONÇALVES [8p]*
Francisca Teresa de SOUSA [8p]*
Domingos da Silva GUIMARÃES [7p]*
Clara Madalena de Jesus e SOUSA [7p]*
José Lourenço da SILVA [6p]*
(Cerca de 1745-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria do Monte Fortunata da Fonseca Mendes ROSADO [6p]*

José Lourenço da SILVA [6p]* 1

  • Nascimento: Cerca de 1745, Guimarães, , Braga, Portugal
  • Casamento (1): Maria do Monte Fortunata da Fonseca Mendes ROSADO [6p]* a 25 Fev 1787 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Óbito: Fogo, Cabo Verde 2
imagem

Símbolo  Notas de investigação:

Embarcações entradas em 14 do Corrente, (14/3/1822)

Bergantim portuguez Dois Anúsos, mesr. Antonio de Sousa Machado, vem de S. Thiago, em 29 dias,, com urzela encera, pessoas, passageiros, entre elles vem o Coronel José Lourenço da Silva, Deputado ás Cortes, e um,prezo, o Ouvidor de S. Thiago João Cardoso de Almeida Amado.

*******************************************************************

Código(s) de referência
CV AHN/TRP6/B3/A/A/Cx0736/000014

Âmbito e conteúdo
Autuação de uma petição por parte de Leonor de Abreu Barreto contra o Sargento-mor José Lourenço da Silva

Notas
Originais manuscritos

Data(s)
1808/10/27

*******************************************************************

Código(s) de referência
CV AHN/TRP6/B3/A/D/Cx0678/001287

Âmbito e conteúdo
Autos cíveis de artigos de liquidação por avocatória em que é avocante Domingos Soares, e são avocados o coronel José Lourenço da Silva e sua mulher Maria do Monte Furtado

Data(s)
1817/05/16 - 1819/01/12

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Em 1796 tinha a patente militar de Sargento-Mor, depois Capitão-Mor do Fogo 3 em 1798 foi indicado pelo governador para o posto de sargento-mor comandante da ilha do Fogo, funções que já vinha desempenhando desde 1796.

cf igualmente o recorte apresentado nesta página



• Prestou serviço militar na Companhia Regular em Mai 1798 em Cabo Verde. 4 Sargento Mor Comandante da Ilha do Fogo, segundo o decreto de 4 de Maio de 1798 (cf ao lado o recorte da Gazeta de Liboa de 15-12-1798)

• Justificação de Nobreza: 25 Jan 1801. 5 "... foi acordado passar a José Lourenço da Silva a justificação de nobreza requerida para, a partir de então, poder solicitar a sua carta de armas."

N.B.: na sua petição JLS afirmava-se "Legitimo dessendente das Nobres e esclarecidas Famillias dos Silvas, Souzas, Gliz[Gonçalves], e Bitancurts, que neste Reyno são Fidalgos de Linhagem Cotta de Armas, e sollar conhecido"

• Em Cerca de 1816 tinha a patente militar de coronel



• Nota biográfica: no Correio do Porto, a 25 Mar 1822,. 6 CORTES NACIONAES.

Sessâo do dia 20 de Marco.

"Lida pelo Sr. Secretario Soares Asevedo a acta da precedente, que foi approvada , deo conta o Sr. Secretario Felgueiras do expediente, em que se comprehendia bum ?fficio do Governo, pela Secretario de Estado dos Negocios do Reino , com huma informacäo da Junta da Administrado das Vinhass do Alto Douro , á cerca da Academia da Marinha da Cidade do Porto.

O Sr. Rodrigo Ferreira leo o Parecer da Comissao de Poderes , cm que se approvava e legalizara o Diploma do Sr. Deputado pelas illhas de Cabo verde. o Coronel de Milicias José Lourenço da Silva remettcndo-se ao Governo a devassa , a que procedeo o Ouvidor das mesmas illhas, por alguns disturbios occorridos na eleicao.

O Sr. Secretario Freire fez a chamada , e disse se achava presentes 113 Srs. Dep.



• Nota biográfica: a 27 Mar 1822,. Fonte: Maria de Lurdes Caldas, Os Medina e Vasconcelos: História de uma Família, vol. 2. Um vulcão revolucionário, Lisboa, Escritório Editora, 2019, pp. 122 e 10-11 do extratexto
.
José Lourenço da Silva, segundo marido de Maria do Monte Fortunata (da Fonseca Mendes Rosado), foi eleito deputado às Cortes Constituintes pelo círculo de sotavento da província de Cabo Verde. Fez a sua mais importante intervenção na sessão de 27 de Março de 1822, quando, num tom , : . Votou a primeira constituição portuguesa, figurando a sua assinatura ao lado da de Manuel António Martins, o outro deputado eleito pelo arquipélago, e da de alguns dos grandes nomes dos primórdios do liberalismo português.

Figura ao lado: Convento (depois, Paço) das Necessidades (Lisboa), onde se reuniram as Cortes Gerais e Constituintes em 1821 e 1822. Foi aqui que os deputados por Cabo Verde, José Lourenço da Silva e Manuel António Martins, participaram nas sessões de 1822.


imagem

José casou com Maria do Monte Fortunata da Fonseca Mendes ROSADO [6p]*, filha de José Cláudio Mendes ROSADO [7p]* e Isabel Caetana Ferreira da FONSECA [7p]*, a 25 Fev 1787 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde. (Maria do Monte Fortunata da Fonseca Mendes ROSADO [6p]* nasceu em 1749 em Fogo, Cabo Verde e faleceu cerca de 1842 em Fogo, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 Armindo Fontes Barbosa, Genealogia das Famílias: ARAÚJO-BARBOSA-HENRIQUES-MACEDO-MEDINA-MONTEIRO-NOZOLINI-ROIZ-VASCONCELOS (Braga, Portugal: Tipografia Manuel de Oliveira, 1999), p. 106.

2 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 2: pg. 391.

3 Maria de Lurdes CALDAS, Os Medina e Vasconcelos, 3 volumes (Lisboa, Portugal: Escritório Editora, 2019), volume 1: página 217; Trata-se de uma obra de carácter histórico, pela qual se acompanha o percurso de uma Família oriunda da Madeira que se instalou, na ilha do Fogo, na segunda metade do século XVIII e que deu a Cabo Vede e Portugal inúmeras personalidades que se distinguiram em diferentes domínios (político, intelectual, científico e académico)

4 Torre do Tombo, Registo Geral de Mercês de D. Maria I, liv. 30, f. 3v. Carta de nomeação.

5 Maria de Lurdes CALDAS, Os Medina e Vasconcelos, 3 volumes (Lisboa, Portugal: Escritório Editora, 2019), volume 1: página 291 e 292.

6 Apontamentos e extractos, gentilmente fornecidos por Adalberto Barbosa.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia