seta seta
Domingos Joaquim de MENEZES
(1844-)
Maria Augusta da Conceição CORDEIRO
(1858-)
Eugénio António de Sena MARTINS
(1852-1895)
Mariana Victória Vieira Botelho da COSTA
(1858-1939)
José Bonaparte de MENEZES, ®
(1889-1929)
Paulina Botelho da Costa MARTINS, ®
(1894-1985)

Filinto Elísio de MENEZES, ®
(1924-)

 

Relações da família

Filinto Elísio de MENEZES, ®

  • Nascimento: 6 Jun 1924, Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Óbito: †
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Cargo: Diretor do Banco Nacional Ultramarino, antes 1940, Praia, Santiago, Cabo Verde.



• Foto em grupo: com colegas bancários do BNU. De cima para baixo e da direita para a esquerda: Nuno Álves de Miranda, Franklin Lisboa Santos, Silvestre Pinheiro de Faria, Tomaz Dantas Martins, Aleixo Miranda, António Firmino, Guilherme Rocheteau, José Martins Fonseca, Filinto Elísio de Menezes, José Mateus Spencer, Eduíno Brito Silva, Mário Lima e José Euclides de Menezes. Fotografia reproduzida no artigo de Mário Lima intitulado "Reflexões" (Artiletra. 24. Praia. Jan.-Jul. 1997)

• O que se conta desta pessoa. Filinto Elísio de Menezes é um poeta cabo-verdiano que esteve ligado a revista literária Certeza (1944) na qual haviam sido analisados os factores que impeditivos da afirmação da literatura cabo-verdiana, a saber: o apego à arte metropolitana de épocas anteriores pelos intelectuais cabo-verdianos e o desconhecimento dos autores cabo-verdianos empenhados com a formação da literatura cabo-verdiana. Tendo chegado em 1948 em Angola '96 um ano após a criação do Jornal Cultura (I)-, onde viria a permanecer até 1975, o ensaísta constatou uma situação idêntica com a prevalecente em Cabo Verde, e afirmava que, a época, a literatura angolana era desconhecida. De acordo com Filinto Elísio de Menezes (2008:263), a dominação de um povo ocorre no momento em que os seus dirigentes, na sua insignificância, e em número reduzido, não cultivam o gosto pelas belas-artes


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:






Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 13 Dez 2019 com Legacy 9.0 de Millennia