Júlio Manuel André dos SANTOS
(1877-)
Gerarda Lima COELHO
Veríssimo António BETTENCOURT
Cândida Inácia SILVA
Severino SANTOS ®
(1906-)
Inácia Cândida BETTENCOURT ®
(1911-1995)

Humberto Bettencourt SANTOS ®
(1940-2023)

 

Relações da família

Humberto Bettencourt SANTOS ®

  • Nascimento: 17 Fev 1940, Santo André, Porto Novo, Santo Antão, Cabo Verde
  • Óbito: 10 Ago 2023, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde com 83 anos de idade
  • Sepult.: Ago 2023

Símbolo   Humberto também usou o nome Humbertona.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa). clique aqui



• Atividade desportiva: Voleibol, 1960, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. Atletas que tomaram parte num desafio de Volei entre duas Selecções de alunos do Liceu Gil Eanes. Ano lectivo 60/61. As equipas se distinguem pelo equipamento e os seus integrantes se alternam na fotografia.

Da nossa esq.- dta na fotografia

De pé: · Val de Pracinha · Djo Pedro · Val d' Nho Baltas · Julinho Carvalho · João José Vieira · Tony Pereira · Manel Dias · Zó Barbosa · Djo Borja

Agachados: · Humbertona · Beitz · Djibla · Manite · Gui Nobre · Elísio Coleras



• Atividade artística, 1969. Eis um dos melhores álbuns em vinil da discografia cabo-verdiana. Escutem um trecho deste álbum instrumental de Chico Serra e Humbertóna



• Atividade política: deputado da 1ª Assembleia Nacional de Cabo Verde eleito, 30 Jun 1975. Esta Assembleia proclamou a Independência de Cabo Verde a 5 de julho de 1975.

O nome deste deputado consta da lista ao lado, onde os nomes estão por ordem alfabética.
NB: todas as pessoas cujos nomes estão assinalados com um • vermelho, têm igualmente uma página própria nesta árvore genealógica.



• Atividade artística: exímio tocador de guitarra acústica (violão). 1



• Nota biográfica.
Fique a conhecer melhor HUMBERTO BETENCOURT SANTOS através deste artigo publicado em 22 de maio 2014, na revista Nós Genti.

• Cargo, Depois de Mai 2001. 1 Presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde Telecom

• Obituário / Anúncio necrológico / Missa de defunto: Por FRETSON ROCHA, RÁDIO MORABEZA, 10 Ago 2023. Morreu o músico e diplomata Humbertona, uma das maiores referências do violão cabo-verdiano. Humberto Bettencourt Santos faleceu hoje no hospital, em São Vicente, aos 83 anos, vítima de doença prolongada, confirmou fonte próxima da família.

Na história da morna, para sempre ficarão na memória de todos temas como Sodade, Dispidida ou Miss Perfumado. Em nota de pesar, o Presidente da República, José Maria Neves, diz que foi com profunda consternação e pesar que tomou conhecimento do falecimento de Humberto Bettencourt Santos, carinhosamente tratado por todos como Humbertona.

"Uma figura multifacetada, pessoa de fino trato, Combatente da Liberdade da Pátria, que, muito cedo e enquanto membro do coletivo de estudantes universitários na Bélgica, aderiu às causas da liberdade e da independência de Cabo Verde, tendo desempenhado um papel de destaque na mobilização de outros compatriotas, Diplomata e músico exímio, em cuja memória me inclino com respeito", lê-se.

Na mesma nota, o chefe de Estado refere que os solos de violão de Humbertona fazem parte do nosso património musical e constituem um marco na discografia de Cabo Verde.

"Com o desaparecimento físico deste grande cabo-verdiano, a Nação ficou indubitavelmente mais pobre. De Humbertona fica a grata recordação de uma pessoa generosa, humanista, bem-humorada e espirituosa, e que será sempre lembrada pelas suas qualidades humanas epeloenorme legado musical deixado, com vários discos editados e que são apreciados por geraçõesde cabo-verdianos", aponta.

"Neste momento de luto, em meu nome pessoal e na qualidade de Presidente da República, endereço aos Filhos e demais familiares de Humberto Bettencourt Santos os sentimentos de solidariedade e as mais sentidas condolências, compartilhando da dor que nos entristece a todos pela irreparável perda", lamenta.

Também o Governo, através de comunicado, diz que foi com "enorme sentimento de pesar que o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas,

Abraão Vicente, tomou conhecimento do passamento de Humberto Bettencourt, mais conhecido por Humbertona".

"Cabo Verde e a cultura estão de luto. Humbertona, para além de diplomata reconhecido e gestor, também foi uma das maiores referências do violão cabo-verdiano. Um apaixonado pela música tradicional cabo-verdiana, foi rico o contributo que este músico também deu à morna, Património Cultural Imaterial da Humanidade, com a sua maestria, virtuosidade e paixão", realça.

Em reacção à morte de Humbertona, o músico Bau diz-se surpreso e lamenta a perda de "uma figura extraordinária da música tradicional de Cabo Verde".

"A forma como tocava a Morna no violão deixou uma assinatura interessante. É uma grande perda para o país, mas a vida é assim. Tocamos juntos em vários momentos e mesmo em palco, por exemplo, uma vez na Academia de Música Jotamonte, em São Vicente, quando foi homenageado. Era uma pessoa calma, tranquila e extraordinária", lembra, em entrevista à Rádio Morabeza.

A carreira de Humbertona vai para além da música. Foi embaixador, chefe de missão junto das Nações Unidas e membro da delegação responsável pelas negociações com Portugal dos termos e acordos para a Independência Nacional.

Também foi ainda gestor empresarial e presidente do conselho de administração da CV Telecom durante mais de dez anos, cônsul honorário da Holanda e Bélgica, consultor e membro da comissão de honra da candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade. Nasceu em 1940 em Santo Antão, e morreu hoje, aos 83 anos de idade.


imagem

Fontes


1 Facebook ou similar, Informação e/ou fotografia no facebook desta pessoa (ou de parente próximo). Extraído para esta página, na data que se indica a seguir. Data cit.: 24 Dez 2022.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 28 Fev 2024 com Legacy 9.0 de Millennia