seta seta seta seta
Simão José BARBOSA ®
(1873-1934)
Eugénia Vieira da VERA-CRUZ ®
(1881-)
João José Faria PEREIRA ®
(1882-1953)
Laura Maria Monteiro FEIJÓO ®
(1881-1953)
Jorge Vera-Cruz BARBOSA ®
(1902-1971)
Ida Feijóo PEREIRA ®
(1910-2000)

Jorge Eduardo Pereira BARBOSA ®
(1944-2010)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Christianne COURRANT ®

Jorge Eduardo Pereira BARBOSA ®

  • Nascimento: 17 Jul 1944, Santa Maria, Sal, Cabo Verde
  • Casamento (1): Christianne COURRANT ® a 14 Jul 1972 em Diest, , Brabant, Belgium
  • Óbito: 5 Jul 2010 com 65 anos de idade

Símbolo   Jorge também usou o nome Zó.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

Casou com Christianne Courrant, em 14-7-1972, natural de Diest, Belgica. Engenheiro Comercial, formado na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1970.Foi conselheiro da Universidade de Louvain. Fundador/Secretário-Tesoureiro da Federação das Universidades Católicas Europeias.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto em grupo: Zó atrás de todos, enquadrado pela porta, 7 Ago 1959. 1 Dizeres de Adolfinho, no verso da fotografia:

"Uma foto de passagem pelo Aeroporto do Sal dos jogadores "Didi", campeão do mundo pelo Brasil, transferido do Botafogo para o Real Madrid e "Alvaro" que no S. Paulo FC fazia asa com Pelé, tranferido para o Atlètico de Madrid, com um grupo de admiradores"

Os jogadores são os de gravata: Álvaro à esquerda e Didi à direita

Alguns nomes: Adolfo Osório, Celso Estrela, Lidio, Zo Barbosa, Maiuca, Djinga Estrela, Ti Gutanga, Dizim e Beto Nha Mélia.



• Foto em grupo: Zó, Adolfinho e Celso, 7 Ago 1959, Nossa Senhora das Dores, Sal, Cabo Verde. 2 Passagem pelo Aeroporto do Sal do jogador "Didi" (o de gravata à direita), campeão do mundo pelo Brasil.



• Atividade desportiva: Voleibol, 1960, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. Atletas que tomaram parte num desafio de Volei entre duas Selecções de alunos do Liceu Gil Eanes. Ano lectivo 60/61. As equipas se distinguem pelo equipamento e os seus integrantes se alternam na fotografia.

Da nossa esq.- dta na fotografia

De pé: · Val de Pracinha · Djo Pedro · Val d' Nho Baltas · Julinho Carvalho · João José Vieira · Tony Pereira · Manel Dias · Zó Barbosa · Djo Borja

Agachados: · Humbertona · Beitz · Djibla · Manite · Gui Nobre · Elísio Coleras



• Foto em grupo: no PARK MIRA-MAR, 1960, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. • SENTADOS no chão - Chico Serra, Alberto Torres, Adelino Morais.

• 1ª FILA (frente, da esquerda para a direita) - Carla Albuquerque, Violante Martins, Ema Rendall, Celina, Budú Torres, Aniette e Nini Morazzo, Yolanda Morazzo, Lucília Neves, Dila Almeida,Nina Fialho, Milú Miranda Torres,Pitú Mello.

• 2ª FILA (da esquerda para a direita) - Aguinaldo Morais, Zó Barbosa, Edgar Pires Ferreira, Luís Karantonis,Ró Torres,Nuno M. Lima,Alexandre Novais, Maria Aline, Lilicha, Lena Serra,Teresa Rendall,Edmundo StAubyn, Sílvio Torres, Milú Ferro,Gabriela Barbosa.

• 3ª FILA (da esquerda para a direita) - Jopan, Vasco Lorena Santos, Miguel Pinto, Fausto de Almeida,fiho mais velho do sr Xima Melo) , Fernanda Barbosa,Renato Pires Ferreira, Mirita Feijóo, Zézinha Fonseca,Haydeia Avelino Pires, Dulce Pires Ferreira,Maria Alba,amiga da Guiné.

• 4ª FILA (da esquerda para a direita) - Toje Lobo, Zeca Serra, Abel Pires Ferreira,Luís Silva, Agnelo Chantre, Alceu Macedo, Jorge Pedro Barbosa,Zézé Fia, João Manuel,Zézinho Fontes.



• Associação ou club: sócio nº 470 da Casa dos Estudantes do Império, admitido, 5 Nov 1962, Lisboa, , Lisboa, Portugal. 3 Entre outros dados patentes na ficha, constam:

ESTADO CIVIL: Solteiro

PROFISSÃO: Estudante I.S.T.



• Foto idade madura.

• Artigo na Imprensa / Notícia: por ocasião do falecimento, 2010. Morre o combatente Jorge Barbosa
16 Julho 2010
Cabo Verde acaba de perder mais dos seus ilustres filhos. Trata-se do combatente da liberdade da pátria Jorge Barbosa, cuja morte, na Bélgica onde residia, passou quase despercebida.Morre o combatente Jorge Barbosa
Zó, como era conhecido, deixou o mundo dos vivos no passado 5 de Julho, dia da independência nacional para a qual dedicou a maior parte da sua juventude. Jorge Eduardo Pereira Barbosa aderiu à luta de libertação nacional em 1966, tendo exercido funções políticas no quadro da mobilização da diáspora para a independência de Cabo Verde, com elevado espírito de missão e companheirismo.

O Presidente da República, Pedro Pires, considera na sua mensagem, que foi lida na cerimónia fúnebre realizada a 10 deste mês, que Zó era um patriota exemplar.

, realça o mais alto magistrado da nação cabo-verdiana.

Conforme revelou uma testemunha ocular, o velório de Jorge Eduardo Pereira Barbosa . A Embaixadora de Cabo Verde esteve presente e leu a mensagem do Presidente de República. Houve também música de Cabo Verde com artistas vindas da cidade de Roterdão, Holanda. Aqui, na Praia, os cabo-verdianos que estiveram na Bélgica se reuniram, na hora do seu funeral, para juntos honrarem a memória do Zó.

O colectivo de o Asemanaonline apresenta à família enlutada as suas sentidas condolências.


imagem

Jorge casou com Christianne COURRANT ® a 14 Jul 1972 em Diest, , Brabant, Belgium. (Christianne COURRANT ® nasceu em Diest, , Brabant, Belgium.)


imagem

Fontes


1 Facebook ou similar, Foto publicada no facebook de. Victor Adolfo Estrela Ascenção de Pinto Osório
tirada daqui

.

2 Facebook ou similar, Foto publicada no facebook de. Victor Adolfo Estrela Ascenção de Pinto Osório
tirada daqui

.

3 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), página 140 do registo de fichas abrangendo o ano de admissão; Tabela 2; Transcrição exata dos ficheiros existentes na Torre do Tombo

Tabela 2 - Lisboa e Porto, com 793 fichas de associados da Sede e da Delegação do Porto; A documentação que a seguir se publica consiste no levantamento dos ficheiros de associados da Casa de Estudantes do Império (CEI) que se encontram à guarda da Torre do Tombo; A CEI instituída a 3 de Julho de 1944, teve a sua sede em Lisboa, e delegações em Coimbrai e no Porto. A razão de ser de esta documentação se encontrar na Torre do Tombo tem a ver com o facto de a sede da Casa dos Estudantes do Império e a sua delegação de Coimbra terem sido encerradas, com a invasão das suas instalações pela PIDE em setembro de 1965. Os respetivos arquivos foram apreendidos pela polícia política e armazenados em Caxias.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia