seta seta
Pedro Martins de CARVALHO
(1871-)
Thomázia de Sena RODRIGUES
(1876-)
Júlio dos REIS BORGES ®
(1883-1950)
Isabel Augusta CASTELO BRANCO ®
(1884-1972)
Dâmaso de Sena MARTINS ®
(1908-1978)
Elisa Castelo Branco dos REIS BORGES ®
(1923-2006)

Pedro Rolando dos Reis MARTINS ®
(1951-2022)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Verónica Elisa de SOUSA CARVALHO ®

Pedro Rolando dos Reis MARTINS ®

  • Nascimento: 10 Mai 1951, Santa Catarina, Santiago, Cape Verde
  • Casamento (1): Verónica Elisa de SOUSA CARVALHO ® em 1975
  • Óbito: 2 Ago 2022, Praia, Santiago, Cabo Verde com 71 anos de idade
  • Sepult.: 2 Ago 2022, Assomada, Santa Catarina, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   Pedro também usou o nome Pedrinho.

imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Assomada - Santa Catarina - Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Site ou Blog: Página pessoal

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui

• Linked-in: clique aqui



• Trabalhou como arquiteto.



• Atividade lúdica: na adolescência, em 1967, em Praia, Santiago, Cabo Verde. Elemento da seleção de andebol do Liceu Adriano Moreira.

De pé, é o mais alto na fotogarfia



• Foto jovem: entre amigos. Na frente, o 1º a contar da nossa direita, a segurar dois copos



• Atividade política: preso político da PIDE, em Ago 1970, em Cabo Verde. Condenado a 4 anos, foi encarcerado no Campo de Concentração do Tarrafal.

O nº39 da lista aqui ao lado.



• Atividade política: deputado da 1ª Assembleia Nacional de Cabo Verde eleito, a 30 Jun 1975. Esta Assembleia proclamou a Independência de Cabo Verde a 5 de julho de 1975.

O nome deste deputado consta da lista ao lado, onde os nomes estão por ordem alfabética.
NB: todas as pessoas cujos nomes estão assinalados com um • vermelho, têm igualmente uma página própria nesta árvore genealógica.



• Atividade política: Cerca de 1976. Delegação oficial de Cabo Verde, depois do estabelecimento de paz entre os EUA e Vietnam, convidada a visitar esse país. Na foto, estão (da nossa esq. para a dta.) · Olívio Pires · o Ministro Vietnamita · Pedro Martins· Carlos Veiga e · José Tomás Veiga.



• Foto casal.

• O seu obituário foi publicado no no "A Nação" a 2 Ago 2022. Faleceu, esta terça-feira, vítima de doença prolongada, aquele que foi o ex-preso político mais novo do Campo de Concentração do Tarrafal, Pedro Rolando dos Reis Martins. O funeral acontece esta tarde, no cemitério de Santa Catarina.

Natural de Santa Catarina, ilha de Santiago, Pedro Martins tinha 16 anos quando ingressou nas fileiras do PAIGC, tendo sido um dos patriotas da liderança política clandestina do partido.

Foi preso pela PIDE com 19 anos, em Agosto de 1970, sendo o mais jovem preso político no Campo de Concentração do Tarrafal, onde permaneceu por quatro anos.

Foi um dos sete elementos da Direcção da Frente Ampla de Libertação Nacional, criada logo após o 25 de Abril, para dar a conhecer ao povo cabo-verdiano os ideais da Independência Nacional.

De notar que Pedro Martins foi o primeiro Presidente da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC).

O malogrado foi também fundador e presidente da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria e autor do livro "Um testemunho de um combatente".

Foi arquitecto reconhecido, de profissão, área pela qual sempre lutou, também, sendo autor de várias exposições na área.

O funeral acontece hoje, no cemitério de Santa Catarina, com cerimónia fúnebre no Salão Paroquial de Achada Santo António, Praia, a partir das 15h30.


imagem

Pedro casou com Verónica Elisa de SOUSA CARVALHO ®, filha de Ildo de SOUSA CARVALHO ® e Carolina Dias Tavares MASCARENHAS ®, em 1975. O casamento acabou em divórcio. (Verónica Elisa de SOUSA CARVALHO ® nasceu a 21 Ago 1955 em Praia, Santiago, Cabo Verde 1.)


imagem

Fontes


1 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 21 Mai 2024 com Legacy 9.0 de Millennia