|
|
|
|
|
|
Carlos Alberto Whanon de Carvalho VEIGA ® (1949-) |
Carlos Alberto Whanon de Carvalho VEIGA ®
Eventos de relevo na sua vida: • Finalista/Graduação: do Liceu Adriano Moreira, em 1966, em Praia, Santiago, Cabo Verde. Em Advocacia • Atividade lúdica: também jogou futebol em times de amigos. • Foto em grupo: Visita dos alunos de 6º e 7º anos, alineas d), e) e g), discipina de História, do Liceu Adriano Moreira (Praia), em Mar 1966, em Cidade Velha, , , Cabo Verde. Na fila dos agachados, Carlos é o jovem com o caderno dobrado em canudo, 2º da nossa esquerda para a direita. • Cargo: Delegado do Procurador da República, a 21 Jan 1975. (Cf. ao lado, um extrato do B.O. nº7 de 15.2.1975). • Atividade política: Cerca de 1976. Delegação oficial de Cabo Verde, depois do estabelecimento de paz entre os EUA e Vietnam, convidada a visitar esse país. Na foto, estão (da nossa esq. para a dta.) · Olívio Pires · o Ministro Vietnamita · Pedro Martins· Carlos Veiga e · José Tomás Veiga. • Participação em evento / certame: Posse da Comissão Isntaladora do Instituto do Patrocinio e Assistência Judiciários, em 1978,. Pecorrendo a fotografia ao lado, da nossa esquerda para a direita, encontraremos: • Feito: um dos escribas da 1ª Constituição da República de Cabo Verde (aprovada a 5 de setembro), em 1980,. • Cargo: Primeiro-ministro, em 1991-2000 em Cabo Verde Carlos Alberto Wahnon de Carvalho Veiga, nascido em 21 de outubro de 1949 em Mindelo, foi Primeiro-Ministro de Cabo Verde entre 3 de abril de 1991 e 29 de julho de 2000. Foi o primeiro Primeiro-Ministro eleito através de eleições multipartidárias. Do seu mandato como primeiro ministro, foram levantadas dúvidas fundadas, entre outros, sobre o processo de privatizações que promoveu. A maioria absoluta que detinha no parlamento, permitiu-lhe fazer "orelhas moucas" aos pedidos da oposição sobre esclarecimentos de questões vitais para a implantação da democracia em Cabo Verde, como seja, as privatizações a que, de forma pouco transparente, procedeu. O caso da Cabo Verde Telecom, ou da ENACOL, foram talvez os mais gritantes desvios democráticos do seu ministério e ficaram a ensombrar toda a sua acção governativa. As dúvidas levantadas por diversas personalidades cabo-verdianas sobre desvio de verbas referentes a estas privatizações (fala-se em mais de 2 milhões de USdolares só no caso da ENACOL), e que nunca tiveles estavam cabal resposta do governo, deixando sérias dúvidas quanto aos métodos usados e quanto à seriedade das pessoas envolvidas, em última instância, do próprio chefe do governo, Carlos Veiga. Talvez por isso perdeu depois duas eleições presidenciais a favor do histórico Pedro Pires. • Atividade política: Primeiro Governo da II República, em Jan 1991. Primeiro Governo da 2ª República, empossado logo após o escrutínio democrático de 13 de Janeiro de 1991 • Atividade política: Deputado nacional da VIII ligeslatura - MPD - Santiago Sul, em 2011-2016. clique aqui • Nota biográfica: publicada na revista Nós Genti, a 30 Set 2012,. |
Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:
1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).
2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.
3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.
4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.
5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.
6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador
7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:
jorsoubrito@gmail.com.
Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:
Sumário | Apelidos | Lista de nomes
Esta página Web foi criada a 3 Out 2024 com Legacy 9.0 de Millennia