seta seta seta seta
Tadeu José do SACRAMENTO MONTEIRO, ®
(1825-1905)
Leonarda Júlia Gomes BARBOSA
(1825-1893)
João Monteiro de MACEDO, ®
(1852-1925)
Ana Júlia Barbosa Botelho da COSTA, ®
(1854-1927)
João do SACRAMENTO MONTEIRO, ®
(1862-1951)
Maria do Livramento Monteiro MACEDO, ®
(1875-1932)

Manuel do SACRAMENTO MONTEIRO, ®
(1906-1982)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Luísa José BARBOSA, ®

2. Ana Pires CORREIA

Manuel do SACRAMENTO MONTEIRO, ® 1

  • Nascimento: 26 Jul 1906, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Luísa José BARBOSA, ®
  • Partnership (2): Ana Pires CORREIA
  • Óbito: 19 Jan 1982, São Filipe, Fogo, Cabo Verde com 75 anos de idade 1

Símbolo   Manuel também usou o nome Nho Nelinho.

imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Sao Filipe, Fogo / Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto jovem. 1



• Viagens: aoa Estados Unidos da América, em 1930. 1 Viagem a bordo do barco "Barca" de Abilio Monteiro de Macedo saindo do Fogo com destino aos Estados Unidos

"O Senhor da frente, com muito jeito para marinheiro é o meu pai, Manuel do Sacramento Monteiro. Fez a viagem como turista para conhecer os Estados Unidos da América. Não sei quanto tempo ficou por lá, mas foi pouco e voltou no mesmo barco."

Declarações de Amélia Monteiro em Fotolog. Fotografia apresentada no mesmo



• Actividade cívica e social: Sokols de Cabo Verde, a 13 Jan 1930. 1 Da esquerda para a direita: Nilo Henriques, filho de Agnelo Henriques (este, sentado) e, de pé, Manuel do Sacramento Monteiro (pai de ASM). Nilo Henriques, médico já falecido, residiu na Africa do Sul; Agnelo Henriques foi importante cafeicultor do Fogo e administrador de concelho.

Para ver um artigo sobre o assuntoclique aqui



• Actividade lúdica: Caça a "galinhas de mato", pintadas ou galinhas da Guiné, em Nov 1947, em Serrado, , , Cape Verde.
Da esq/dir

de pé: Alvaro Henriques, Joaquim e Teodoro Monteiro de Macedo, Manuel do Sacramento Monteiro.

Fila de baixo pela mesma ordem: Orlando Teixeira de Sousa, Armando Monteiro (filhodo Felix Monteiro) e José Monteiro de Macedo.



• Foto em grupo: Cinco amigos no Fogo. 1 2 Os cinco amigos estão em frente á casa do Senhor Anibal Adolfo Avelino Henriques, mais percisamente em frente à loja dele, que fica no r/c do Sobrado..
Da esquerda para a direita temos Manuel do Sacramento Monteiro,
A seguir temos o Senhor Anibal Adolfo Avelino Henriques, (nhô Anibal) - Homem de sorriso simpático, que escrevia versos e peças de teatro como ninguém. O Dr. Baltazar Lopes da Silva chamou-lhe O Gil Vicente do Fogo. Depois temos o Senhor Alirio João de Matos - Oficial do Exercito portugues, natural de Vila Nova de Ourem, enfermeiro que chegou ao Fogo cerca de 1905 e não mais deixou a terra. Reformou-se como Tenente.Temos então todo sorridente o Senhor Agnelo Adolfo Avelino Henriques - Imponente, homem de fibra desafiou o regime de Portugal. Na ponta direita temos o Senhor Francisco Martimiano de Azevedo, natural de S. Nicolau irmão do Poeta Pedro Corsino de Azevedo. Nhô Chico chegou ao Fogo apaixou-se por uma bela crioula e não mais deixou a ilha.Escrevia belas peças de teatro, belos discursos. Era homem de letras muito inteligente.



• Possuía Sobrado em São Filipe, Fogo, Cabo Verde. 1 Amélia do Sacramento Monteiro disse em 07-04-2008 no seu fotolog:

Sim é o sobrado que foi de João do Sacramento Monteiro. Nesta casa vivi com os meus pais durante a minha infância e Juventude. Depois da morte da minha mãe, (em 2002) com muita pena minha e da minha irmã vendemos o sobrado. O actual dono prometeu respeitar a traça e tem seguido a promessa. Só não colocou ainda as portas com vidraça, que reparando bem fazem falta.Todas as portas tinham á frente portas com vidraças. Fica no alto S. Pedro com uma vista maravilhosa, com a Brava em frente. Vai duma ponta da rua á outra. Existe um café no fundo, pertenceu ao Eduardo Barbosa e hoje não sei quem é o dono. Nos bons tempos do Fogo esta parte era a garage dos carros da época, isto é era uma grande cavalariça onde se guardavam os cavalos.

• Descendência. 1 para ver demais descendência em outro site, clique aqui



• Sepultura/Campa. NB: a senhora da foto é a viúva, D. Luísa Barbosa


imagem

Manuel casou com Luísa José BARBOSA, ®, filha de Alfredo José BARBOSA, ® e Luísa Botelho Monteiro de MACEDO, ®. (Luísa José BARBOSA, ® nasceu a 22 Jul 1911 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde 3 e faleceu a 21 Mar 2002 em Lisboa, , Lisboa, Portugal 3.)


imagem

Manuel teve descendência com Ana Pires CORREIA. (Ana Pires CORREIA nasceu em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 Dizeres de lápide tumular.

2 "Sites sociais" (Facebook,hi5, MySpace, etc), comentário de Amélia Sacramento Monteiro em Fotolog.

3 Pesquisa genealógica, Família Barbosa do Fogo; Ramo Macedo Barbosa. clique aqui.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Out 2017 com Legacy 9.0 de Millennia