seta seta
Manuel Augusto de MIRA GODINHO
Inês Augusto GONÇALVES
Sebastião Monteiro TEIXEIRA ®
(1862-1938)
Palmira do Valle MARTINS ®
(1865-1960)
Mário Júlio Gonçalves de MIRA GODINHO ®
(1896-1986)
Matilde Martins TEIXEIRA ®
(1900-1969)

Clarinda Manuela Teixeira de MIRA GODINHO ®
(1929-2025)

 

Relações da família

Clarinda Manuela Teixeira de MIRA GODINHO ®

  • Nascimento: 25 Mai 1929, São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Óbito: 4 Abr 2025, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 95 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto jovem: entre flores. 1



• Foto jovem. 1



• Atividade lúdica: Piquenique - convívio, em 1952, em Fogo, Cabo Verde.
Na foto ao lado, as pessoas fotografadas estão identificadas por um círculo amarelo com um número a vermelho (ver os respectivos nomes na lista que se segue, sendo que os nomes com link são os das pessoas que têm uma página própria neste site):
1 - Mário Mira Godinho
2 - Gil Sacramento Monteiro
3 - ainda por identificar
4 - Aníbal Henriques
5 - Nha Quinhota
6 - Maria Augusta Rodrigues Barbosa (Zinha)
7 - Armando Félix Monteiro
8 - Matilde Martins Teixeira (Tilinha)
9 - ainda por identificar
10 - Esther Castro Freiria
11 - Bia Rendall
12 - Eugénia Ferreira Vieira Fontes (Fimá)
13 - Inês Mira Godinho
14 - Clarinda Mira Godinho
15 - Marta Maria do Sacramento Monteiro (Mazi)
16 - Lucília Augusta Mira Godinho
17 - Lígia Zenaida Teixeira de Azevedo
18 - Herminalda Magda Teixeira de Azevedo (Magda)
19 - Irene Oliveira Silva (Irene Anahory)
20 - Nha Bina
21 - Nha Marina
22 - Elisabeth Lopes Fermino (Belinha)
23 - Margarida Fermino de Sousa (Guigui)
24 - Margarida Clara Lima Monteiro (Guida Pinto)
25 - Hermengarda Henriques (Odette)
26 - Olga Monteiro
27 - Henrique Teixeira de Sousa
28 - Álvaro Barbosa Henriques (Vivico nhu Aniba)
29 - Fátima Azevedo
30 - Hormezinda Rodrigues Barbosa Zinda
31 - Cóia Mira Godinho
32 - ainda por identificar
33 - Teté Rendall
24 - Irlando Fontes Barbosa



• Categoria / função laboral: a 10 Dez 1974 era Aspirante do arquivo provincial do Registo Criminal e Policial da Comarca de Sotavento, na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde. (Cf. ao lado, um extrato do B.O. nº5 de 1.2.1975).

• Foi transferido ou mudou de Cabo Verde em 1975, para Lisboa, , Lisboa, Portugal.



• O seu obituário foi publicado a 4 Abr 2025. Por Cláudio Veiga, no facebook do próprio.

Faleceu hoje, 4 de Abril de 2025, em Lisboa, aonde foi residir desde 1975, Clarinda Manuela Teixeira de Mira Godinho, (tia Clarinda), a musa que inspirou uma das mais belas mornas de Cabo Verde, a Feiticeira de cor morena.
Nativa da ilha do Fogo, aonde nasceu em 25 de Maio de 1929 e cresceu até maioridade, era a quarta (4ª) de oito irmãs, todas elas tão lindas que contribuíram para a fama da ilha do Fogo como "terra di mudjeres bonitas".
Aquando de uma das minhas férias por Lisboa em 2021, eu e a minha mulher Elisa, sobrinha e afilhada da tia Clarinda, tivemos o privilégio de privar com ela para vasculhar o baú aonde guardava os seus segredos íntimos e, fotografar os originais destas duas mornas, relíquias, de entre outras…, cujo interesse histórico e impacto cultural em Cabo Verde considero de importância relevante para não as publicar e partilhar com todos agora. Aliás, a própria tia Clarinda, um amor de mulher até o último sopro da sua vida, já me o tinha autorizado.
A primeira relíquia, a morna "Feticera di cor morena" foi escrita por Armando Monteiro em São Filipe no dia 1 de Junho de 1947 dedicada - "à Clarinda" e, depois, oferecida, pelo mesmo, nos seguintes termos:
"A ti Clarinda - minha feticéra di cor morena '96 ofereço esta morna.
A ti foi dedicada.
Por ti foi inspirada.
Em troca do meu eterno amor, só te peço conservar esta letra e que quando a morna cantares te lembres dum caboverdeano anónimo que talvez o destino leve para longe, mas que, apesar da distância, amar-te-á sempre e sempre…":
São Filipe, 26 de Abril de 1948
A segunda relíquia, a morna "Diante di mar", foi também escrita por Armando Monteiro em S Filipe, Fogo, no dia 4 de Abril de 1948. e foi oferecida à Clarinda nos seguintes termos:
"CLARINDA
Mais uma morna oferecida à tua ingratidão. Durante parte de dois anos te ofereci o mais puro e sincero dos amores; não o quiseste aceitar. Aceita, ao menos, mais esta morna que é a minha despedida desta terra onde te conheci e amei; desta terra onde sofri por te amar e que amaldiçoo porque a ela pertences. Adeus, CLARINDA! Adeus. -Que todos me perdõe. Não devia, nesta altura, proceder desta forma, mas devo ser digno de perdão, porque amo e… o amor não conhece leis.
Sam Filipe, 4/4/48"
Curioso que a morna "Diante di mar" tenha sido escrita, dedicada e oferecida à CLARINDA no dia 4 de Abril do ano de 1948 e ela tenha falecido hoje, dia 4 de Abril do ano de 2025. Coisas do amor…??? Um amor desencontrado, mas que de forma indelével marcou diversas gerações, as serenatas, as tocatinas, o sentimento e a cultura de Cabo Verde. Por isso partilho o falecimento da tia Clarinda nesses termos e rogo a todos os amantes da cultura cabo-verdiana, da serenata, da tocatina, à radio e tv de Cabo Verde para neste dia e durante o mês de abril cantarem/porem no ar "feticera de cor morena" em homenagem à Clarinda, ao amor, à morna, e à cultura cabo-verdiana.
Descanso em paz, tia Clarinda.
Cláudio


imagem

Fontes


1 Site na Internet / Rede social (Facebook ou similar), > informação e/ou fotografia tornada pública por esta pessoa (ou por parente próximo) em site na Internet ou numa rede social. Extraída para esta página, na data que se indica a seguir. Data cit.: 5 Abr 2025. NB: a fotografia extraída da fonte poderá eventualmente ter sido recortada, realçada, retocada e colorida (se a branco e preto ou em tons de sépia) fazendo uso de programas que utilizam inteligência artificial.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 1 Mai 2025 com Legacy 9.0 de Millennia