seta seta seta
Alfredo RIBEIRO
(1861-1906)
Teresa de Jesus VIEIRA
(1871-)
João Cabral AVELINO
(1854-1915)
Luísa Amélia QUARESMA
Joaquim Vieira RIBEIRO
(-1914)
Ida Cabral AVELINO
(1887-)

Joaquim Avelino RIBEIRO ®
(1913-1992)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Adelaide de Sena Soares de BRITO

2. Maria Isabel Vieira MARTINS ®
3. Maria Gertrudes Alexandrina Rendall FERREIRA ®
4. Gracinda de Oliveira ANTÓNIO ®

Joaquim Avelino RIBEIRO ®

  • Nascimento: 3 Out 1913, Bolama, Guiné-Bissau 1
  • Casamento (1): Adelaide de Sena Soares de BRITO
  • Partnership (2): Maria Isabel Vieira MARTINS ®
  • Casamento (3): Maria Gertrudes Alexandrina Rendall FERREIRA ® em 1944
  • Partnership (4): Gracinda de Oliveira ANTÓNIO ®
  • Óbito: 10 Mai 1992, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 78 anos de idade 1 2
  • Sepult.: 1992, Praia, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   Joaquim também usou o nome Quinquim RIBEIRO.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Local onde nasceu: Bolama, Guiné-Bissau.

• O que se conta desta pessoa. "JOAQUIM AVELINO RIBEIRO, filho de Joaquim Ribeiro, foi um homem muito estimado na cidade da Praia, desportista afincado, promoveu desporto de futebol, voleibol, box (onde foi também um bom pugilista) e outras modalidades, homem muito útil e serviçal frente àqueles que com ele lidava, pessoa de decisão rápida, foi Administrador do Concelho de Santa Catarina, Director da "Saga" Sociedade Anónima de Géneros Alimentícios, foi dos primeiros Director e fundador dos Transportes Aéreos de Cabo Verde, desde o tempo do Aeroclube, Secretário Municipal da Câmara de S. Vicente, um dos gerentes da Casa Serbam, na Praia."

Daniel Vieira, in registo genealógico de sua família.



• Foto jovem.



• Atividade lúdica: carros desportivos. Entre amigos.
O da esquerda.



• Foto do casamento, 1944.



• Foto casal, 27 Out 1944.



• Foto idade madura.



• Atividade desportiva: futebol - Micá do Mindelo, Cerca de 1950, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. O 1º de pé, da dta.- esq.



• Atividade desportiva: voleibol: Praia, Santiago, Cabo Verde. A foto retrata um encontro amistoso no início dos anos 50 (sec. XX) entre as equipas dos CTT e da Companhia Portuguesa Rádio Marconi.

Percorrendo a fotografia da nossa direita para a esqerda, Joaquim Ribeiro é, na fila de pé, o .



• Associação ou club: um dos fundadores do Club de Golfe da Praia, 1965, Praia, Santiago, Cabo Verde. Da esq.- dta. da foto: o 7º dos de pé



• Foto em grupo: numa festa de "gente fina" da Praia. Percorrendo a fotografia da nossa esquerda para a direita:

Sr. Santana, José St' Aubyn Mascarenhas ; Aníbal Fonseca (atrás) ; Raimundo Joaquim Silva ; Carlos Ribeiro ; Aníbal Serra ; Joaquim Ribeiro ; Raúl Barbosa e Humberto José Barbosa .



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Nome dado ao Auditório da Federação Cabo-verdiana de Futebol, 26 Jul 2011, Praia, Santiago, Cabo Verde.



• Cemitério: Cemitério da Várzea: Praia, Santiago, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa: Praia, Santiago, Cabo Verde.


imagem

Joaquim casou com Adelaide de Sena Soares de BRITO, filha de José Soares de BRITO ® e Ana de Carvalho SENA. (Adelaide de Sena Soares de BRITO nasceu em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde e faleceu a 15 Dez 1941 em Janela, , , Cape Verde.). A causa do óbito dela foi complicações de parto.


imagem

Joaquim had a relationship with Maria Isabel Vieira MARTINS ®, filha de Hermógenes Vera-Cruz MARTINS ® e Margarida Pires VIEIRA. (Maria Isabel Vieira MARTINS ® nasceu a 2 Abr 1924 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde e faleceu em †.)


imagem

Joaquim a seguir casou com Maria Gertrudes Alexandrina Rendall FERREIRA ®, filha de Lúcio Guerreiro Rodrigues FERREIRA ® e Ofélia Rendall MONTEIRO ®, em 1944. O casamento acabou em divórcio. (Maria Gertrudes Alexandrina Rendall FERREIRA ® nasceu a 27 Mar 1926 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 3 e faleceu em †.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

divorciaram

imagem

Joaquim had a relationship with Gracinda de Oliveira ANTÓNIO ®. (Gracinda de Oliveira ANTÓNIO ® nasceu a 29 Jul 1937 em Leiria, , Leiria, Portugal 4.)


imagem

Fontes


1 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

2 Testemunho (de parente próximo), fornecido via correio electrónico por:. Data cit.: 28 Ago 2013. Marisa Ribeiro.

3 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031381; registo 3271; imagens 48 e 49; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 23 Jul 1956; clique aqui

"Cabo Verde,Bilhetes de identidade, Praia, ACP-Lv 359, 1956. Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

4 Testemunho (de parente próximo), fornecido via correio electrónico por:. Data cit.: 13 Ago 2013. Marisa Ribeiro.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia