seta seta
José Maria Loff da FONSECA
(1880-)
Tereza Augusta Brazão de ALMEIDA
(1887-1909)
João de BARROS
Romana FONSECA
Mário Ivo de Almeida FONSECA ®
(1906-1985)
Andreza de BARROS
(1919-)

Mário Alberto de Almeida FONSECA ®
(1939-2009)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Regina Natália Duarte Leite Arteaga SOUTO MAIOR ®

Mário Alberto de Almeida FONSECA ®

  • Nascimento: 12 Nov 1939, Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Partnership (1): Regina Natália Duarte Leite Arteaga SOUTO MAIOR ®
  • Óbito: 25 Set 2009, Praia, Santiago, Cabo Verde com 69 anos de idade
  • Sepult.: 27 Set 2009, Praia, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   A causa do óbito de da sua/do seu foi AVC.

imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Nasceu às 21h (Assento de nascimento nº1036-D)

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto jovem: com Regina Soto Maior.

• Nota biográfica: constante no site da Academia Cabo-verdiana de Letras. em virtude de ser patrono da cátedra nº 36 das 40 desta Academia

"Mário Alberto de Almeida Fonseca nasceu em 8 de novembro de 1939 na Praia e morreu em 25 de setembro de 2009, na mesma cidade, aos 69 anos de idade. Filho de Andreza de Barros e Mário Ivo de Almeida Fonseca (1906-1985), casou-se com Régina Natália Duarte Leite Arteaga Souto Maior (1942-), com quem teve dois filhos: Jandira e Mário Osvaldo. Líder do círculo literário da nova geração, foi também militante anticolonialista e membro do PAICV. Exilado político, licenciado em Filologia românica pela Universidade de Dakar, Mario Fonseca fala francês e inglês fluentemente e já trabalhou em África em diversas funções: professor de francês no Senegal, administrador e tradutor na Mauritânia e na Turquia. De regresso a Cabo Verde após a Independência, tornou-se, entre outras coisas, o primeiro Diretor Executivo do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) entre 1999 e 2001, um curto período devido a problemas de saúde, bem como Presidente do Instituto Nacional da Cultura (INAC)."



• Atividade política: foi preso político da PIDE, Abr 1960, Praia, Santiago, Cabo Verde. Por 2 meses a 1 ano na Cadeia Civil da Praia.

O nº11 da lista aqui ao lado



• Atividade literária: escritor.
Leia mais (em língua francesa) aqui.
NB: A página indicada faz parte de um "site qui est réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".



• Condolências, agradecimentos. Morreu o poeta e ensaísta Mário Fonseca 26 Setembro 2009

Faleceu ontem, sexta-feira, 25, na Praia, o poeta e ensaísta cabo-verdiano Mário Fonseca, vítima de um AVC. Fonseca foi levado para os cuidados intensivos do Hospital Agostinho Neto, mas não resistiu.Morreu o poeta e ensaísta Mário Fonseca O corpo do malogrado Mário Fonseca, que foi combatente da Pátria, vai ser velado a partir das 13h30 na Assembleia Nacional, na Praia, e o funeral será logo de seguida. Mário Alberto de Almeida Fonseca nasceu a 12 de Novembro de 1939, na Praia. Foi professor de Francês no Senegal e administrador e tradutor na Mauritânia e Turquia.

Tem poemas dispersos em revistas, jornais e antologias - Boletim de Cabo Verde, Seló (que fundou junto com o poeta cabo-verdiano Arménio Vieira), África, Internacional, Solidarité, Afrique, África, Raízes, Poésie du monde Noir (Presence Africaine d´Expression Portuguese). Das suas obras constam "O Mar e as Rosas", que foi confiscado em Lisboa, em 1964, aquando do encerramento forçado da então Associação Portuguesa de Escritores, pela Polícia Política.

Sob o título"Mon Pays est une Musique" publicou os livros de poesia: Près de la mer, Mom Pays est une Musique e Poissons. Participou das actividades da Associação de Escritores Afro-Asiáticos (Pequim, 1966), no Simpósio Literário Internacional contra o Apartheid (Brazaville, 1987) e nos Estados Gerais do Livro Francófono (Paris 1989).

O poeta foi colaborador e re-writer do Jornal A Semana por longos anos e, recentemente vinha colaborando com alguma regularidade o jornal Expresso das Ilhas. O funeral de Mário Fonseca realiza-se na tarde de hoje, sábado, na Praia. O colectivo de A Semana augura paz eterna a sua alma e apresenta sentidas condolências à família.



• Cemitério: Cemitério da Várzea: Praia, Santiago, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa, 27 Set 2009, Praia, Santiago, Cabo Verde.


imagem

Mário had a relationship with Regina Natália Duarte Leite Arteaga SOUTO MAIOR ®, filha de Valdemiro Leite Arteaga SOUTO MAIOR ® e Hermínia da Costa DUARTE ®. (Regina Natália Duarte Leite Arteaga SOUTO MAIOR ® nasceu a 24 Dez 1942 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1.)


imagem

Fontes


1 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia