António Gualberto do ROSÁRIO ®
Eventos de relevo na sua vida: • O que se conta desta pessoa. Como aluno interno dos Salesianos estudou na Escola Técnica da ilha de S. Vicente (Curso Geral do Comércio) e lic. em Economia em Portugal (ISEL), tendo ainda frequentado cursos de especialização em S. Paulo, Brasil. Foi secretário da câmara municipal e professor do ciclo preparatório de 1971 a 1979; chefe dos Serviços Financeiros do Instituto de Seguros e Previdência Social (1979/80); Director Financeiro da EMPROFAC (1980/81); Técnico Superior do Banco de Cabo Verde (1986/89); Director Financeiro da Shell de Cabo Verde (1989/90). Depois de um apoio inicial acabou por entrar em ruptura com o regime do PAIGC/CV tendo participado na luta pela democratização da sua terra natal e, após a abertura política decidida por Pedro Pires e com a vitória eleitoral do MpD de Carlos Veiga, é convidado por este para integrar os seus governos na área da economia tendo sido Ministro das Pescas, Agricultura e Animação Rural (1991/93), Ministro Coordenador do CILSS (1992/93), lider do grupo parlamentar do MpD (1993/94), Ministro da Coordenação Económica (1995/98), e, a partir de 1999, vice-primeiro-ministro de Cabo Verde e, por último, primeiro-ministro de 29 de Julho de 2000 a 01 de Fevereiro de 2001 (primeiro provisóriamente, depois efectivo a partir de 05 de Outubro de 2000). Assumiu então a liderança do MpD e apresentou-se como candidato a primeiro-ministro nas legislativas de 2001 que perdeu a favor do PAICV liderado por José Maria das Neves. Tem artigos de carácter económico e político dispersos por vários periódicos. Também dedicou-se às letras tendo publicado: Hora Minguada, romance lançado na sua vila natal em 06/Dez/2002, 177 p.; A Ilha Imaculada, • Atividade política. António Gualberto do Rosário, Natural da ilha de São Nicolau, Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, Portugal. Empresário (GDP) e Presidente da Câmara de Turismo de Cabo Verde. Foi Primeiro-Ministro de Cabo Verde entre 2000 e 2001; Ministro da Coordenação Económica de 1995 a 2000. Foi líder parlamentar do Movimento para Democracia (MpD) entre 1993 e 1995 e antes tinha sido Ministro da Agricultura, de 1991 a 1993. • Atividade política: Primeiro Governo da II República, em Jan 1991. Primeiro Governo da 2ª República, empossado logo após o escrutínio democrático de 13 de Janeiro de 1991 • Atividade política: Ministro da Agricultura, Pescas e Animação Rural do 1º governo constitucional (MpD) da II República, a 3 Abr 1991, em Cabo Verde. É o 3º a contar da nossa esquerda para a direita, na fila de trás • Atividade política: Ministro das Pescas, Agricultura e Animação Rural, antes de 2000, em Cabo Verde. De um dos Governos do MPD da 2ª República (após 1991) |
Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:
1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).
2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.
3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.
4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.
5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.
6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador
7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:
jorsoubrito@gmail.com.
Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:
Sumário | Apelidos | Lista de nomes
Esta página Web foi criada a 10 Dez 2024 com Legacy 9.0 de Millennia