seta seta seta
José Maria Loff da FONSECA
(1880-)
Tereza Augusta Brazão de ALMEIDA
(1887-1909)
Eliseu Baptista NEVES ®
(1880-1963)
Maria Gomes dos SANTOS
(1884-1976)
Mário Ivo de Almeida FONSECA ®
(1906-1985)
Albertina Maria NEVES ®
(1926-2022)

Jorge Carlos de Almeida FONSECA ®
(1950-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Dulce Valadares DUPRET ®
2. Lígia Arcângela Lubrino DIAS ®

Jorge Carlos de Almeida FONSECA ®

  • Nascimento: 20 Out 1950, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
  • Casamento (1): Dulce Valadares DUPRET ® a 21 Mai 1977 em Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Casamento (2): Lígia Arcângela Lubrino DIAS ® a 26 Mar 1989 em Lisboa, , Lisboa, Portugal
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): pessoal. clique aqui

• Nota biográfica. Nascido no Mindelo, 20 de outubro de 1950. é um político, jurista e professor universitário cabo-verdiano, presidente da República de Cabo Verde, candidato vencedor das eleições presidenciais de 2011, apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD).

Jorge Fonseca efetuou a sua formação académica primária e secundária entre Praia e Mindelo, e depois, a sua formação académica superior em Lisboa. Licenciou-se em Direito e é Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi Diretor-Geral da Emigração de Cabo Verde entre 1975 e 1977 e Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde entre 1977 e 1979. Foi professor assistente graduado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa entre 1982 e 1990, professor convidado de Direito Penal no Instituto de Medicina Legal de Lisboa em 1987 e diretor residente e professor associado convidado do Curso de Direito e Administração Pública, na Universidade da Ásia Oriental, em Macau, nos anos de 1989 e 1990. Entre 1991 e 1993 foi Ministro dos Negócios Estrangeiros no primeiro Governo da II República. Foi professor auxiliar e presidente do conselho diretivo do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais de Cabo Verde. É também fundador e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Direito e Justiça, fundador e diretor da revista Direito e Cidadania, colaborador da Revista Portuguesa de Ciência Criminal, e membro do conselho editorial da Revista de Economia e Direito, da Universidade Autónoma de Lisboa. É ainda autor de vários livros e de mais de meia centena de trabalhos científicos e técnicos no domínio do direito, e conta com dois livros de poesia publicados. Condecorado várias vezes pelo Estado de Cabo Verde, é também titular do Estatuto de Combatente da Liberdade da Pátria.

Foi candidato a Presidente da República nas eleições de 2001, concorrendo contra Pedro Pires. Foi novamente candidato nas eleições de 7 de agosto de 2011, desta vez apoiado pelo MpD, vencendo-as na 1.ª volta (com 38% dos votos) e na 2.ª disputada volta (com 54,16%) contra o candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Manuel Inocêncio Sousa, tornando-se assim o 4.º presidente da História de Cabo Verde independente3 , e o segundo não pertencente ao PAICV.

Recebeu o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal a 11 de Junho de 2012 e a Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa que lhe foi pessoalmente entregue por D. Duarte, Duque de Bragança, em 12 de Novembro de 2012.



• Foto bebé, 1950.



• Foto carnaval: com a irmã Hédi, 1955, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.



• Foto jovem.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Quadro de Honra do Liceu Adriano Moreira, 1964, Praia, Santiago, Cabo Verde.
4º Ano "B"



• Foto em grupo: Visita dos alunos de 6º e 7º anos, alineas d), e) e g), discipina de História, do Liceu Adriano Moreira (Praia), Mar 1966, Cidade Velha, , , Cabo Verde. Na fila dos agachados, Jorge Carlos é o que está sentado, de perfil, sendo o da nossa esquerda para a direita.



• Foto do casamento: Jorge & Lígia, 26 Mar 1989.



• Atividade política: Ministro dos Negócios Estrangeiros no 1º governo (MpD) da II República de Cabo Verde, 3 Abr 1991. É o 3º da direita na fila de trás



• Condecoração: com a 1ª classe da Medalha do Vulcão, 6 Jul 2010. Atribuído, pelo Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Verona Rodrigues Pires, em reconhecimento para com as mulheres e os homens de Cultura que têm vindo a contribuir para o prestígio e a projecção externa do país.

Ver ao lado o recorte do Decreto Presidencial nº 21/2010, onde o nome está realçado a amarelo na lista apresentada por ordem alfabética. Os nomes indicados com um ponto vermelho são de pessoas que também têm uma página neste site genealógico.



• Cargo: PRESIDENTE DA REPÚBLICA, 2011, Cabo Verde.

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): como PRCV. clique aqui



• Foto em grupo: intelectuais das letras e das artes, 2012. Da esq.- dta. na foto: José Luís Hopffer Almada; José Eduardo Cunha; Jorge Carlos Fonseca; Fernando Hamilton Barbosa Elias.



• Associação ou club: membro fundador da ACL Academia Cabo-verdiana de Letras, 23 Set 2013. Na fila da frente, o 3º a contar da nossa esquerda.



• Atividade literária: escritor.
Leia mais (em língua francesa) aqui.
NB: A página indicada faz parte de um "site qui est réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Honoris Causa, 23 Nov 2017, Lisboa, , Lisboa, Portugal. Pela Universidade de Lisboa

ver a cerimónia completa aqui:

• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Nota apresentada no seu mural do facebook, 6 Jul 2021. " A CEUB - Centro Universitário de Brasília, acaba de me honrar e privilegiar com a atribuição do grau e do título de Doutor Honoris Causa. Título e grau que se juntam a idênticas honrarias já concedidas pela Universidade de Lisboa (2017), Universidade Federal do Ouro Preto - Brasil(2019), Universidade Cheikh Anta Diop- Senegal (2019, Universidade Portucalense (Porto, 2021) e a Medalhas Reitoral de Honra (Universidade Hradec Králové - República Checa, 2016), Medalha Ius et Iustitia (Facultade de Direito de Huelva - Espanha, 2020) e a Medalha de Honra e Mérito (Universidade Colinas de Boé- Guiné-Bissau, 2021). "


imagem

Jorge casou com Dulce Valadares DUPRET ®, filha de Francisco José Henriques DUPRET ® e Sunamites Leonilde Oliveira VALADARES ®, a 21 Mai 1977 em Praia, Santiago, Cabo Verde. O casamento acabou em divórcio. (Dulce Valadares DUPRET ® nasceu a 6 Out 1949 em Nova Deli, Timor 1.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

• Na conservatória dos Registos de Sotavento

• Divórcio decretado por sentença de 31-8-1987 proferida pelo Tribunal Judicial da Comarca da Praia.

imagem

Jorge a seguir casou com Lígia Arcângela Lubrino DIAS ®, filha de Máximo Diogo José DIAS ® e Canda LUBRINO ®, a 26 Mar 1989 em Lisboa, , Lisboa, Portugal. (Lígia Arcângela Lubrino DIAS ® nasceu a 24 Ago 1963 em Beira, , Sofala, Moçambique.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

Casamento católico na Igreja Paroquial da Freguesia de São João de Brito

imagem

Fontes


1 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia