seta
Francisco António LOPES DA SILVA
(1830-1882)
Pulquéria Gertrudes CABRAL
(-Antes de 1886)
José Maria Cabral de AZEVEDO ®
(1853-Depois de 1929)
Ana Maria de SOUSA ®

Pedro Corsino de AZEVEDO ®
(1905-1942)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Ana Zara Avelino CARDOSO

Pedro Corsino de AZEVEDO ® 1

  • Nascimento: 4 Fev 1905, Praia Branca, São Nicolau, Cabe Verde 2 3
  • Casamento (1): Ana Zara Avelino CARDOSO a 29 Jun 1929
  • Óbito: 24 Set 1942, Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde com 37 anos de idade 2
  • Sepult.: Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde

Símbolo   Pedro também usou o nome Nhô Pedrinho.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Altura: 1,80m. 3



• Foto criança.



• Assinatura / Rubrica, 1939.

• Categoria / função laboral: professor de posto de ensino, 1939, São Nicolau, Cabo Verde. 3

• Estado civil: casado, 1939. 3

• Sinalética, 1939. 3 Altura: 1,80m
Olhos: castanhos



• Atividade literária: escritor e poeta.
Leia mais (em língua francesa) aqui.
NB: A página indicada faz parte de um "site qui est réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".

• Nota biográfica: por José J. Cabral (no seu facebook). De seus escritos, apenas sobraram uma dezena que na curta vida que pôde publicar na Claridade. Primo irmão de Baltasar Lopes com quem partilhou as páginas de Claridade e que lhe teceu elogios. Professor em Tarrafal, poeta, escritor, comerciante, pro-sindicalista. Deixou 5 filhos, dos quais o combatente, igualmente, poeta, escultor... Osvaldo Aranda

• Nota biográfica: constante no site da Academia Cabo-verdiana de Letras. em virtude de ser patrono da cátedra nº 17A das 40 desta Academia

"Nasceu a 4 de Fevereiro de 1905 na Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau, e morreu a 24 de Setembro de 1942. Filho de Maria de Sousa e José Cabral de Azevedo, teve pelo menos um filho, Osvaldo de Azevedo, Major das Forças Armadas e poeta. Foi aluno do Seminário-Seminário de São Nicolau, que não terminou, e tornou-se funcionário de um banco em São Vicente. A sofrer de tuberculose, foi enviado para um sanatório em Portugal para tratamento, sem sucesso. Seu nome foi dado no Tarrafal, na ilha de São Nicolau, à novíssima Escola Secundária Polivalente Pedro Corsino Azevedo em homenagem, e foi realizada uma celebração em sua homenagem e a de seu filho Osvaldo por ocasião do Dia do município da Ribeira Brava, em dezembro de 2016."

• O que se conta desta pessoa: por: José J. CABRAL, 4 Fev 2013. "Da linhagem dos Lopes da Silva, ostenta o apelido Azevedo, resultado de uma longa peripécia familiar, aliás contada pelo filho Osvaldo no jornal Art & Letra.

Nasceu em Praia Branca no dia 4 de Fevereiro de 1905 (Completaria 108 anos), filho de José Maria Cabral d'Azevedo, que foi professor na Praia Branca, sob cuja responsabilidade funcionou uma escola régia, nos anos letivos de 1884/85 a 1886/1887.

Seus três anos de frequência do seminário, terão propiciado-lhe embasamento intelectual e académico para suporte de sua sensibilidade inata, de poeta mítico e perspicaz, que nos legou poemas, (infelizmente poucas conhecidas), dominadas pela tensão entre o presente e o ausente, com traços de onirismo e evasão.Dedicou-se à atividade comercial, no exercício da qual visitou a ilha do Fogo, onde enamorou-se da jovem Ana Zazá, com quem esposou e teve cinco filhos, entre os quais o major, escritor, poeta Osvaldo Aranta Azevedo (Também ele ignorado), não obstante tratar-se de figura notória que, ao lado de Amílcar Cabral, combateu nas matas da Guiné, pela independência de Cabo Verde.
Quis a sorte que seus últimos anos da atribulada vida fossem vividos em seu torrão, onde entre outras tarefas, dedicou-se ao ensino. Em Tarrafal, lecionou no ano letivo 1938/39, uma turma de 15 alunos, dos quais, Djódja Fina, que aos 86 anos, viva e lúcida recorda o "professor - Nhô Pedrinho", hóspede de Nhô Djilipse, e ensinava-lhes numa casa que se situava onde é hoje a alfândega, junto ao porto de Tarrafal.

Em estudo publicado, Manuel Ferreira afirma que foi ele, quem modificou a poesia Cabo-verdiana, no conteúdo e na forma. Por isso, atribuiu-lhe o estatuto de pai da moderna poesia Cabo-verdiana. Porém, não sendo minha seara, não me atrevo a escrever. António (Toy) Silva Roque, e outros estudiosos da matéria terão elementos, e incito-os a responderem ao desafio lançado por Mário Fonseca, ou seja a colaborarem no resgate desta figura grande da literatura Cabo-verdiana, que descobriu e legou-nos códigos de decifragem da nossa identidade, circunstância que por si só, fazem-no merecedor de outro tratamento, que não aquele que lhe demos até agora.

No mínimo injusto, diga-se de passagem, para com quem, em tão curta estada na terra, deu tanto, em circunstância difícil, acometido por doença grava e em plena ditadura Salazarista.

Se calhar não será demais referir que na cidade do Mindelo, sujeito à censura e perseguição do regime, ousou empenhar-se na criação de um sindicato para defender os interesses da classe dos comerciantes.

Viveu seus últimos dias na passagem - Vila da Ribeira Brava, na casa assinalada na foto ao lado, de onde partiu no dia 24/09/1942 para o cemitério de Tabuga, deixando esposa e cinco filhos desamparados, que em meio a dificuldades, viram-se forçados a regressarem à ilha do fogo, à exceção do filho Osvaldo, que foi morar, primeiro com a tia Maria dos Anjos em Pico-Agudo - (Vale de Fajã), depois com os tios Nhô Rudolfo e Nhána Dadóia em Manel Anton - (Rª Brava)."

Tarrafal de São Nicolau, 4 de Fevereiro de 2013

José J. CABRAL



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento, 5 Dez 2016, Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde. Nas celebrações do dia do município da Ribeira Brava na ilha de São Nicolau, o poeta Pedro Corsino de Azevedo foi homenageado a título póstumo pela câmara municipal.


Pedro Corsino de Azevedo, poeta sanicolauense, morreu numa casa na vila Ribeira Brava, ao lado da residência dos pais de Baltasar Lopes da Silva. Essa casa, hoje propriedade de outra família, recebeu por ocasião das festas do município que se celebram amanhã dia 6, uma placa de homenagem ao poeta que revolucionou a escrita poética cabo-verdiana, e ao filho ainda vivo, também poeta, o major reformado das forças armadas, Osvaldo de Azevedo.

Na ocasião, o Presidente da câmara da Ribeira Brava salientou o facto de se pretender devolver à ilha de São Nicolau, as figuras da sua história.

O poeta Pedro Corsino de Azevedo, morreu ainda muito novo com 37 anos. A sua poesia está publicada na revista Claridade, e hoje, o liceu do Tarrafal, tem o seu nome. A cerimónia do descerramento da placa foi vista pelo investigador José Cabral como o resgatar da história da ilha de São Nicolau.

Ainda ontem ao fim do dia, foi exibido o documentário O VELHO CAMINHEIRO, da autoria de Jean Gomes, com Osvaldo de Azevedo, filho do poeta Pedro Corsino de Azevedo.


MCSA - RCV



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Busto.


imagem

Pedro casou com Ana Zara Avelino CARDOSO, filha de Guilherme Monteiro CARDOSO e Ana do Carmo AVELINO, a 29 Jun 1929. (Ana Zara Avelino CARDOSO nasceu a 1 Jul 1911 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 4, baptizado a 1 Out 1913 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 4 e faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

2 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013.

3 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031416; registo nº 115, imagens 20 e 21; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 21 Abr 1939; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, São Nicolau, RPSAC-Cx 408, peça 10, 1931-1940.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

4 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 1: pg. 211.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia