seta seta
Clemente José do Carvalhal da Silveira Telles de BETTENCOURT
(1805-1856)
Ana Emília da Piedade TEIXEIRA
João da Silva PEREIRA
(-Antes de 1873)
Margarida dos Reis d' Afonseca BORGES
(1826-1889)
Frederico Augusto do Carvalhal da Silveira Telles BETTENCOURT ®
(1837-1915)
Ana da Luz Borges da Silva PEREIRA ®
(1854-1903)

Francisco Carvalhal da Silveira Telles BETTENCOURT ®
(1874-Antes de 1960)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Guilhermina da Cunha GUEDES

Francisco Carvalhal da Silveira Telles BETTENCOURT ®

  • Nascimento: 1 Jun 1874, Praia, Santiago, Cabo Verde 1
  • Baptizado: 20 Ago 1874, Ns. Senhora da Graça, Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Casamento (1): Maria Guilhermina da Cunha GUEDES
  • Óbito: Antes de 1960, Portugal com 86 anos de idade
  • Sepult.: Portugal
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Formação: entrou para o curso de Direito, em Out 1895, em Coimbra, , Coimbra, Portugal. Ver recorte do nº 138 do "Resistência : orgão do Partido Republicano de Coimbra" de 14 de Junho 1896

• Cargo: administrador do concelho, em 1900, in São Nicolau, Cabo Verde. 2 No período das eleições legislativas de 1900, o governador Arnaldo de Novais Rebelo (devido às reivindicações pela eleição de deputados naturais de Cabo Verde) militarizou a província pondo militares na chefia dos concelhos com a finalidade de controlar as eleições. Foram nomeados: Pedro Rogério Leite , Guilherme Morbey , António Faustino de Sá Nogueira , Sérvulo de Paula Medina e Vasconcelos , Manuel do Sacramento Monteiro (cujo neto, Leão do Sacramento Monteiro, seria, anos mais tarde, 1926-70, governador de Cabo Verde), Henrique de Almeida Leite , Manuel Augusto de Mira Godinho , João Leite Arteaga Souto Maior , António Torquato de Borja Araújo , Cristiano de Sena Barcelos , Viriato Gomes da Fonseca, Caetano Barreiros Arrobas , Joaquim Duarte Silva , entre outros, todos eles cabo-verdianos e oficiais das forças armadas - e alguns ligados aos jornais - juntamente com alguns oficiais metropolitanos já reformados e radicados em Cabo Verde como Francisco Tavares de Almeida e Francisco Carvalhal (da Silveira Telles Bettencourt) este na ilha de Santiago e o primeiro na Boa Vista, revezaram-se à frente das várias ilhas até muito depois da proclamação da República em Portugal.



• Assinatura / Rubrica: em documento assinado em 1929.

• Categoria / função laboral: em 1929 era recebedor do concelho (de 1ª classe), em São Vicente, Cape Verde. 1

• Francisco tinha em 1929 a seguite descrição 1 Altura: 1,65m

Rosto: oval

Nariz: regular

Boca: regular

Cabelo:

Cor: branca



• Viagem: Mai 1933, em Lisboa, , Lisboa, Portugal. Publicado no nº 48 do periódico "Notícias de Cabo Verde" de 10-06-1933



• Colocado tinha a patente militar de Major do Quadro Ocidental


imagem

Francisco casou com Maria Guilhermina da Cunha GUEDES. (Maria Guilhermina da Cunha GUEDES nasceu em 1878 em Chaves, , Vila Real, Portugal, faleceu a 4 Jan 1960 em Lisboa, , Lisboa, Portugal e foi sepultada em 1960 em Lisboa, , Lisboa, Portugal.)


imagem

Fontes


1 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031410; registo nº 28, imagens 10 e 13; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 22 Jul 1929; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, São Vicente, RPSAC-Cx 408, peça 04, 1929-1937.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

2 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Jul 2024 com Legacy 9.0 de Millennia