seta seta
Francisco José de SENA
(1783-1867)
Mariana de Áustria d' AFONSECA ®
(1781-1883)
Francisco BARCELOS
Maria José de SENA
(1823-1962)

Cristiano José de Sena BARCELOS ®
(1853-1915)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Ana Pereira de SÁ NOGUEIRA

Cristiano José de Sena BARCELOS ®

  • Nascimento: 27 Ago 1853, Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde
  • Baptizado: 15 Set 1853, São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde
  • Casamento (1): Ana Pereira de SÁ NOGUEIRA a 27 Jun 1888 na Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Óbito: 24 Ago 1915, Portugal com 61 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica:,. Oficial da Armada, historiador e publicista.
Capitão-de-fragata. Condecorado com a Ordem da Torre-e-Espada por serviço de campanha, como comandante da canhoneira , na ocupação e pacificação da Guiné Portuguesa.
Publicou em 1892 o "Roteiro do Arquipélago de Cabo Verde", onde foi capitão dos portos, tendo ali procedido também a numerosos levantamentos e reconhecimentos hidrográficos, entre 1889 e 1903. Reformou-se em 1904.

Fonte: Teixeira da Silva, Reis Arenga, Silva Ribeiro, Santos Serafim, Alburquerque e Silva e Melo e Sousa. "A Marinha na Investigação do Mar. 1800-1999". Instituto Hidrográfico, Lisboa 2001.

• Nota biográfica:,. 1 Nasceu na Ilha Brava. Oficial da armada portuguesa e historiador fez quase to -
da a carreira em Cabo Verde. Foi capitão dos portos de Cabo Verde (1896-98)
e presidente da Câmara Municipal de Mindelo (1896-98). Desenvolveu uma in -
ten sa atividade jornalística e de investigação histórica nos arquivos em Cabo
Ver de e em Portugal. Colaborou com vários jornais, nomeadamente no Boletim
Co lonial
(1888-93) onde defendeu a fundação de uma escola náutica no ar qui -
pé lago) e no jornal O Independente (1877-79). A sua obra maior é Subsídios
pa ra a História de Cabo Verde e Guiné: Memória apresentada à Academia das
Ciên cias de Lisboa
, publicada pela Imprensa Nacional (1899/1912), Imprensa
da Uni versidade de Coimbra (vol. VII, 1913) e, em 2003, pelo Instituto da Bi -
blio te ca Nacional.



• Atividade literária: escritor e historiador.
Leia mais (em língua francesa) aqui.
NB: A página indicada faz parte de um "site qui est réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".

• Cargo: administrador do concelho, em 1900 em São Nicolau, Cabo Verde 2 No período das eleições legislativas de 1900, o governador Arnaldo de Novais Rebelo (devido às reivindicações pela eleição de deputados naturais de Cabo Verde) militarizou a província pondo militares na chefia dos concelhos com a finalidade de controlar as eleições. Foram nomeados: Pedro Rogério Leite , Guilherme Morbey , António Faustino de Sá Nogueira , Sérvulo de Paula Medina e Vasconcelos , Manuel do Sacramento Monteiro (cujo neto, Leão do Sacramento Monteiro, seria, anos mais tarde, 1926-70, governador de Cabo Verde), Henrique de Almeida Leite , Manuel Augusto de Mira Godinho , João Leite Arteaga Souto Maior , António Torquato de Borja Araújo , Cristiano de Sena Barcelos , Viriato Gomes da Fonseca, Caetano Barreiros Arrobas , Joaquim Duarte Silva , entre outros, todos eles cabo-verdianos e oficiais das forças armadas - e alguns ligados aos jornais - juntamente com alguns oficiais metropolitanos já reformados e radicados em Cabo Verde como Francisco Tavares de Almeida e Francisco Carvalhal (da Silveira Telles Bettencourt) este na ilha de Santiago e o primeiro na Boa Vista, revezaram-se à frente das várias ilhas até muito depois da proclamação da República em Portugal.



• Viagem: a bordo do paquete Zaire chegou, a 14 Abr 1912. À cidade da Praia, acompanhado pela mulher.

Ver recorte ao lado, extraído do nº 8 da folha quinzenária republicana "O Independente" publicada na Praia, a 27.4.1912


imagem

Cristiano casou com Ana Pereira de SÁ NOGUEIRA, filha de Rodrigo de SÁ NOGUEIRA e Maria Teresa de Campos PEREIRA, a 27 Jun 1888 na Praia, Santiago, Cabo Verde. (Ana Pereira de SÁ NOGUEIRA nasceu a 6 Mar 1866 na Praia, Santiago, Cabo Verde, baptizado a 3 Mar 1867 na Praia, Santiago, Cabo Verde, faleceu a 12 Set 1929 na Praia, Santiago, Cabo Verde 3 4 e foi sepultada em 1929 na Praia, Santiago, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X), pp. 699/700.

2 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X).

3 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme:007031399; imagens 47 a 51; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 30 Set 1929; clique aqui

"Cabo Verde, Registro de testamentos, ACP-Lv 382, 1925-1929.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

4 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 2: pg. 310.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 6 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia