seta seta
Francisco de Paula de Medina e VASCONCELOS
(1768-1824)
Margarida Júlia BRAZÃO
(Cerca de 1794-)
Luís António de ARAÚJO
(1790-)
Matilde Cândida de Medina FONSECA
(1801-1882)
José Maria de Medina e VASCONCELOS
(1821-1874)
Amália Luísa de ARAÚJO
(1828-1921)
Sérvulo de Paula Medina e VASCONCELOS
(1858-1944)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Isabel Nunes LESSA

2. Maria Júlia de ARAÚJO

Sérvulo de Paula Medina e VASCONCELOS

  • Nascimento: 6 Fev 1858, Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Baptizado: 16 Ago 1858, Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Casamento (1): Isabel Nunes LESSA a 2 Set 1896 em Cabo Verde
  • Companheiros (2): Maria Júlia de ARAÚJO
  • Óbito: 1944, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 86 anos de idade
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Por ocasião do baptizado do seu sobrinho Ruy, em 1892, Sérvulo era solteiro e tinha o posto de capitão do Exército de África Ocidental. Ainda como capitão do exército de África Ocidental, foi em 1894, padrinho do seu sobrinho Salvador, representado no batizado deste por seu cunhado César Augusto Pereira de Sá Nogueira. Já viúvo, aquando do casamento da filha Maria do Carmo em fevereiro de 1906, tinha a patente de Major. Terminou a sua carreira militar no posto de General. 1

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Ocupação: estudante, a 11 Dez 1871, em Praia, Santiago, Cabo Verde. Fonte: passaportes, registo nº 424, em 11 de dezembro de 1871; página 31 de 410 do microfilme 008089876 AHN em Family Search

• Viagem: 11 Dez 1871. Autorizado nesta data a se deslocar ao Maio.

Fonte: passaportes, registo nº 424, em 11 de dezembro de 1871; página 31 de 410 do microfilme 008089876 AHN em Family Search



• Assinatura / Rubrica: em documento assinado a 21 Nov 1891.

• Cargo: administrador do concelho, em 1900, in São Nicolau, Cabo Verde. 2 No período das eleições legislativas de 1900, o governador Arnaldo de Novais Rebelo (devido às reivindicações pela eleição de deputados naturais de Cabo Verde) militarizou a província pondo militares na chefia dos concelhos com a finalidade de controlar as eleições. Foram nomeados: Pedro Rogério Leite , Guilherme Morbey , António Faustino de Sá Nogueira , Sérvulo de Paula Medina e Vasconcelos , Manuel do Sacramento Monteiro (cujo neto, Leão do Sacramento Monteiro, seria, anos mais tarde, 1926-70, governador de Cabo Verde), Henrique de Almeida Leite , Manuel Augusto de Mira Godinho , João Leite Arteaga Souto Maior , António Torquato de Borja Araújo , Cristiano de Sena Barcelos , Viriato Gomes da Fonseca, Caetano Barreiros Arrobas , Joaquim Duarte Silva , entre outros, todos eles cabo-verdianos e oficiais das forças armadas - e alguns ligados aos jornais - juntamente com alguns oficiais metropolitanos já reformados e radicados em Cabo Verde como Francisco Tavares de Almeida e Francisco Carvalhal (da Silveira Telles Bettencourt) este na ilha de Santiago e o primeiro na Boa Vista, revezaram-se à frente das várias ilhas até muito depois da proclamação da República em Portugal.

• Em 1925 tinha a patente militar de general 3 (reformado)


imagem

Sérvulo casou com Isabel Nunes LESSA, filha de José Nunes LESSA e Emília Rosa NUNES, a 2 Set 1896 em Cabo Verde. (Isabel Nunes LESSA nasceu em Ilha Brava, Cabo Verde e faleceu a 31 Mai 1900 em São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde.)


imagem

Sérvulo teve uma relação com Maria Júlia de ARAÚJO, filha de Desconhecido e Maria de ARAÚJO. (Maria Júlia de ARAÚJO nasceu em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde e faleceu cerca de 20 Abr 1882 em Praia, Santiago, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

2 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X).

3 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme:007031399; imagens 21 a 27; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 30 Set 1925; clique aqui

"Cabo Verde, Registro de testamentos, ACP-Lv 382, 1925-1929.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia; Testemunha no testamento de César Sá Nogueira.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia